*Por João Ker
A 15ª edição do Cinema Petrobras em Movimento teve início essa semana e chega hoje (16/04) à capital fluminense. Com o intuito de levar o acesso à sétima arte para lugares que não têm salas de cinema, o circuito percorre periferias, escolas de ensino público e cidades do interior da Bahia e do Rio de Janeiro. Entre os 152 municípios que serão visitados até maio, estão Guapimirim (RJ), Itaboraí (RJ), Maragogipe (BA) e Itabuna (BA).
Na curadoria, foram escolhidos filmes nacionais que têm alguma relevância histórica e que atingem todas as faixas etárias, com foco na infantil: “Colegas” (de Marcelo Galvão, 2012) a aventura bem-humorada e premiada de um grupo de amigos com Síndrome de Down que embarcam numa viagem de auto descobrimento pelo país afora; “Brichos 2 – A Floresta É Nossa” (de Paulo Munhoz, 2012), uma animação que trata de forma metafórica o interesse exterior na Floresta Amazônica; e “Uma História de Amor e Fúria” (de Luiz Bolognesi, 2013), animação de ficção científica um pouco adulta, mas que mostra a história do país através de um romance secular vivido por Camila Pitanga e Selton Mello.
O projeto, apesar de relativamente pequeno por conter apenas três título, mas abrangente quando se trata de espaço – um sítio particular em Itaboraí servirá como sala de exibição – é um motor de incentivação necessário para o cinema nacional. Para uma geração que está mais acostumada a ver TV ou ficar no computador, só encontrando estímulo no cinema através dos blockbusters hollywoodianos, um pouco da própria cultura audiovisual só pode fazer bem.
Para maiores informações sobre o circuito, acesse o site oficial.
Trailer oficial de “Colegas”
Trailer oficial de “Brichos 2 – A Floresta É Nossa”
Trailer oficial de “Uma História de Amor e Fúria”
Artigos relacionados