Após o golpe sofrido pela mãe no final do último mês, Carol Trentini mobiliza ação em prol da população idosa em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no próximo dia 16. Na ocasião, será feita a assinatura simbólica do termo de cooperação técnica para lançamento e implantação do “Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência”, no Estado de Santa Catarina. Também integra a cerimônia a médica geriatra Karla Cristina Giacomin, consultora da OMS para Políticas Públicas e Envelhecimento e vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC Brazil).
Na ocasião, Carol ficou abalada e fez um alerta sobre o esquema que vitimou sua mãe, a aposentada Lourdes Trentini: “Bandidos. Se aproveitam da vulnerabilidade. Levaram economias de uma vida inteira”, disse. O golpe, que é feito pelo WhatsApp, tem o seguinte modus operandi: O criminoso duplica a conta dos usuários, mas sem clonar. O mesmo nome e foto são usados, mas o contato é trocado e a conta temporariamente espelhada no número do aparelho usado para aplicar o golpe. Tudo o que é falado nas conversas privadas fica à disposição dos golpistas, que então procuram contatos de pessoas próximas, geralmente amigos íntimos e familiares, e inventam algum motivo para justificar a troca de número e pedem depósitos de altas quantias.
Durante a participação no programa matinal ‘Mais Você’, no último dia 27, a artista disse à apresentadora Ana Maria Braga que a experiência ‘foi cruel’ e explica a sequência dos eventos: “[O golpe] lida com amor de uma mãe pelos filhos e destrói não só um patrimônio, como o emocional da vítima. O que mais me choca é o profissionalismo dos criminosos. Minha mãe fez dois empréstimos e está endividada”. A transmissão da cerimônia será exibida pela conta do YouTube do Ministério Público de Santa Catarina.
Artigos relacionados