Ativista ambiental Fe Cortez lança podcast que propõe novo olhar sobre as crises da humanidade


Fe Cortez, idealizadora do movimento Menos 1 Lixo, acaba de lançar mais um projeto: é o podcast “Copo ½ Cheio”, em que convida as pessoas a olharem de uma outra forma para tudo que temos enfrentado, como coronavírus, fogo no Pantanal e Amazônia: “O Copo ½ Cheio é um olhar para o mundo com outra lente. Precisamos de outros olhares, paradigmas e histórias para guiar a humanidade para uma nova história possível e desejável, que faça jus à essa nova era”

A ativista ambiental Fe Cortez, palestrante, idealizadora do movimento Menos 1 Lixo e pensadora da Nova Era, acaba de lançar o podcast “Copo ½ Cheio”, disponível no Spotify, Deezer, Apple, Google Podcast ou no seu aplicativo de preferência. “A humanidade enfrenta problemas e desafios complexos que não podem ser resumidos a um post no Instagram, um vídeo curto no YouTube e muito menos a um tweet. Estava mais do que na hora de criar um podcast”, explica. O nome do podcast é uma alusão ao ditado que diz que quando um copo está com água pela metade, você pode enxergá-lo como meio cheio ou meio vazio. O “copo ½ cheio” é uma visão de mundo propositiva, positiva e abundante. A proposta do podcast é uma jornada de regeneração de pessoas e do planeta a partir de um novo olhar para as diversas crises que a humanidade enfrenta.

“O Copo ½ Cheio é um olhar para o mundo com outra lente. Precisamos de outros olhares, paradigmas e histórias para guiar a humanidade para uma nova história possível e desejável, que faça jus à essa nova era” (Divulgação)

André Carvalhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade, faz dupla com a ativista e, é o comentarista especial desta primeira temporada. A cada programa, eles terão a companhia de convidados especiais. O programa de estreia da primeira temporada contou com a psicóloga e colunista Vera Iaconelli e o economista, professor e especialista em novas economias, Felipe Cunha. O bate papo permeia o conceito de Paradigma de Escassez, essa ideia de copo meio vazio que guia as decisões das pessoas e como passar a olhar o copo meio cheio mesmo diante de tanta destruição. Os episódios vão ao ar sempre às terças feiras, e a primeira temporada terá a duração de 13 episódios.

Com temáticas ambientais e sociais urgentes e necessárias, Fe convida as pessoas a não se sentirem impotentes, nem ficarem paradas frente a tantas notícias ruins sobre clima, meio ambiente, e agora Coronavírus, queimadas, Pantanal e Amazônia. “O Copo ½ Cheio é um olhar para o mundo com outra lente. Precisamos de outros olhares, paradigmas e histórias para guiar a humanidade para uma nova história possível e desejável, que faça jus à essa nova era”, completa. Lançando mão da astrologia, essa “nova era” significa a saída de Peixes e a chegada em Aquário que, segundo estudiosos, traz uma oportunidade de recomeço a partir da visão do coletivo.