Zaha Hadid é admiradora daquele tipo de design dinâmico, cheio de formas orgânicas. A arquiteta iraniana transita muito bem entre diferentes universos: já desenhou modelito de sandália para a Melissa, botas para a Lacoste, o London Acquatics Centre (parque aquático usado na Olimpíada de Londres) e até uma mesa de “gelo líquido”. Agora, seu mais novo desafio é projetar seis super iates que mostram como um barco pode ser muito mais do que uma casa no oceano. A série foi apelidada de “Unique Circles”.
Aproveitando materiais da construção de barcos, Hadid criou seis exemplares únicos que buscam a influência das formações marinhas. O iate-mãe desta frota dos sonhos mede 128 metros e serviu de inspiração para os outros cinco (chamados de Jazz), com 90 metros cada, plenamente adaptados às necessidades dos proprietários. Segundo o site da arquiteta, o projeto é formado pela “dinâmica dos fluídos e os ecossistemas submarinos, com a pesquisa hidrodinâmica moldando o desenho do casco.” Nossa! Jacques Cousteau deve estar sacolejando de furor na tumba e Lawrence Whaba vai acabar alimentando manatees com jujubas de tanta emoção.
“A estrutura do exoesqueleto no piso superior é uma rede entrelaçada de suportes que variam de espessura e geram uma estética natural para a aparência externa do iate, evocando os sistemas estruturais orgânicos de formações naturais marinhas e conectando os vários níveis e decks perfeitamente via linhas expressivas.” Partindo do desenho tradicional de iates, o exoesqueleto do protótipo “cria uma conexão intensa entre as várias plataformas e elementos do projeto.”, conta Zaha.
O trabalho foi feito em colaboração com o escritório alemão Blohm + Voss, unindo fluidez e biologia, e o barco principal é capaz deixar qualquer mulher rica de queixo caído. Os resultados são os que você confere abaixo:
Fotos: divulgação
*Por Rafael Moura
Artigos relacionados