*Por Jeff Lessa
O ano que chega ao fim foi generoso com Billy Porter. Em setembro, o ator ganhou o Emmy de melhor ator por sua atuação como o desbocado MC Pray Tell na muito bem-sucedida série dramática “Pose”. Por conta disso, fez história, tornando-se o primeiro homem negro abertamente gay a vencer nesta categoria do prêmio. Antes, na festa do Oscar, já havia deslumbrado meio mundo (bom, o mundo fashion ficou de queixo caído) com sua combinação de smoking com saia rodada assinada por Christian Siriano. No look, vários tons de preto se misturavam, deixando os detalhes que fazem a diferença para o tecido aveludado da saia, as mangas rendadas da camisa branca e um imenso anel de brilhantes. Fabulous! Na entrega dos Globos de Ouro, em janeiro, a que compareceu indicado a melhor ator por “Pose”, levou drama e glamour para o tapete vermelho com um terno bordado e uma capa pink de Randi Rahm. Muito pink. O modelito, que levou seis meses para ficar pronto, iluminou a cena e ofuscou os holofotes.
O mais importante, porém, é que o ator, que completou 50 anos em setembro, retomou sua carreira na música e conseguiu o papel da Fada-Madrinha na versão da Sony de “Cinderela”. Para celebrar décadas de sucesso e muita dedicação à arte, amigos e colaboradores de Porter se uniram e gravaram um lip sync (uma espécie de dublagem) de seu novo sucesso, o single “Love Yourself”, verdadeiro hino à autoaceitação (“Open your eyes, it’s time you realize / Now is the time to shine”, em tradução livre, “Abra seus olhos / “Agora é a hora de brilhar”). O clipe foi lançado no dia 20 de dezembro e reúne inúmeras celebridades, algumas mais conhecidas nos Estados Unidos. Não importa: a energia da música e o entusiasmo com que a turma “canta” uma canção que fala sobre amar a si mesmo fazem valer a pena o view.
O vídeo abre com a atriz e apresentadora de TV Kelly Ripa anunciando “E a categoria é… ‘Love Yourself’!”. A partir daí começa o desfile de amigos de Porter sincronizando seus lábios com a voz dele na canção. Estão lá a cantora e compositora Cyndi Lauper; a atriz Debra Messing (de “Will & Grace”); o ator, rapper e compositor Lin-Manuel Miranda, vencedor dos prêmios Pulitzer, Grammy, Emmy e Tony; e o estilista Christian Siriano, entre muitos outros. Colaboradores frequentes de Porter também aparecem, incluindo parte do elenco de “Pose”, como os atores MJ Rodriguez, Ryan Jamal Swain, Dyllón Burnside, Jeremy McClain e Jason A. Rodriguez. O elenco e a equipe do mega-sucesso da Broadway “Kinky Boots”, com canções escritas por Cindy Lauper e libreto de Harvey Fierstein, que encerrou sua carreira de sete anos em abril de 2019, também homenageia o astro. Ufa!
Em uma declaração lançada junto com o vídeo, Billy Porter agradeceu aos amigos por surpreendê-lo com um trabalho tão sweet: “Uau, meu coração pulou uma batida”, disse. “Que presente é ser celebrado pelos meus colegas e ganhar esse momento para refletir. Não tenho muito tempo para isso… Como eu me sinto abençoado por ter vivido o bastante para ver esse dia. Obrigado a todos! Obrigado por ouvirem! A categoria é… AMOR!”.
Assista o vídeo em homenagem a Billy Porter sincronizado por seus amigos
Quer fazer o seu próprio lip sync de Billy Porter? Eis a letra de “Love Yourself”:
LOVE YOURSELF
Always remember who you are
If you wanna be in the picture
Well, you gotta meet
Open your eyes, it’s time you realize
Now is the time to shine
Baby, you’re and everybody knows
You got it and it comes from your soul
Sugar, you’re a star even with your flaws
You’re unstoppable
Can’t nobody bring you down when you’re hot
All you’ve got to do is love yourself
And if you just believe
that you’re really all you need
You won’t need nobody else
Oh, love yourself, love yourself, love yourself
From sea to shining sea, we all can come together
Make the world much better, uh-huh
Get up on your feet, we’re dancing in the street
Celebrating liberty
Yeah, we’ve come this far, we’ve got so far to go
Hold on, baby, don’t let go
If you feel alone, just ease into this song
Love…
Artigos relacionados