Rita Lee foi trilha de telefilme musical. Lembre músicas da cantora que fizeram sucesso na TV na voz de outros


Uma das maiores recordistas de musicas em trilhas sonoras de novelas, foram nove, Rita emplacou também muitas outras canções como tema de personagens com relevância nos folhetins, especialmente da TV Globo. Nesta lista em homenagem à ela, traremos dez músicas famosas da cantora que tornaram-se famosas na voz de outros artistas, bem como falaremos sobre um especial da Globo que teve quase todas as músicas com a autoria da cantora. Em 1985, a trilha sonora de “Cida a Gata Roqueira”, especial protagonizado por Cláudia Raia, teve Rita com um papel de destaque. No programa, o primeiro sucesso de Rita, coincidentemente chamado “Sucesso aí Vou eu”, teve as vozes de Bia Sion e Regina Restelli. Veja outras obras de teledramaturgia em que Daniela Mercury, Barão Vermelho e Lulu “dos” Santos (ainda não assinava Lulu Santos) gravaram músicas da icônica artista

*por Vítor Antunes

Dona dos maiores adjetivos possíveis diante de seu inigualável talento, Rita Lee é eterna e uma das maiores recordistas de músicas em trilhas sonoras de novelas, foram nove. Músicas tema de personagem, mais de 49 and counting. No telefilme “Cida a Gata Roqueira”, quase todas as músicas eram de sua autoria e ainda trabalhou como atriz, co-protagonizando o programa junto à Cláudia Raia. E, nesta lista em homenagem à Santa Rita de Sampa traremos músicas escritas por ela e que tornaram-se famosas na voz de outros artistas nas novelas de televisão. Canções – e novelas – que, tão disruptivas como ela, enfrentaram a ditadura, o mainstream e a crítica especializada.

A mesma música em duas novelas e cantada por duas pessoas? Temos. A ousadia de Rita Lee e Gilberto Gil furou os censores de modo que uma versão de “Get Back” dos Beatles era entoada diariamente numa novela das oito sem sofrer sanção e cantada por um tal Lulu “dos” Santos. Na época, Lulu ainda não assinava o seu nome em seu formato mais conhecido. Veja outros momentos históricos das músicas de Rita nas novelas, onde, generosamente, ela não era a voz, mas ainda assim, a protagonista da ação. Em todas as tramas citadas, há um toque único, uma primazia, uma transgressão, uma estreia importante. Ou quando tudo isto está ausente, há apenas o sonho, ou melhor, os sonhos. De quem, estando no Céu, talvez possa, finalmente e por amor, roubar os anéis de Saturno pedindo desculpas pelo auê. Aliás, canção esta incidentalmente citada, seria mais uma canção de Rita, gravada por outra pessoa, Luiza Possi, e que compôs a trilha da novela “Rebelde”. Mais uma vez a rebeldia “ritalina” se faz presente: Uma lista com dez novelas e que cita onze. É, a vida seguirá, na medida do impossível. Outras novelas virão, mas dias melhores?… Quem sabe? Ela própria já dizia sobre como é estranho ser humano nessas horas de partida…

 

 

Rita Lee foi rainha de trilhas sonoras na Globo: Mais de 49 músicas em novelas e nova canções em temas de abertura (Foto: Marcus Mazini/Globo)

“Bandido Corazón”, Ney Matogrosso – (Espelho Mágico/Coquetel de Amor)

A novela dentro da novela. Em 1977 , “Espelho Mágico“, de Lauro César Muniz, tinha como tema central, justamente, a televisão e os atores. Diante desta metalinguagem, dentro daquela trama era exibida outra novela, chamada “Coquetel de Amor“. “Espelho Mágico” foi a primeira novela de Vera Fischer e o trabalho de estreia de Tony Ramos na Globo. “Bandido Corazón“, música de Rita Lee, era cantada por Ney Matogrosso e tema de abertura do folhetim fictício. Curiosamente, “Bandido” seria a canção principal de uma novela chamada “Despedida de Casado”, proibida pela Censura por falar sobre “divórcio” e “amor livre”, temas proibitivos numa sociedade que ainda se pautava nos valores conservadores impostos pelo regime estabelecido. A música não foi gravada oficialmente por Rita de modo que só há uma gravação na Internet, de forma não oficial, da cantora interpretando-a num show, possivelmente no “Babilônia”, de 1978.

Tarcísio Meira e Glória Menezes eram os protagonistas de “Espelho Mágico” e de “Coquetel de Amor”, a novela de dentro da novela (Foto: Nelson di Rago/Globo)

“De Leve”, Lulu Santos (Brilhante) 

Uma das primeiras músicas do cantor a estar em trilha de novela, “De Leve” tem uma curiosidade: É creditada como sendo cantada por Lulu DOS Santos. Antes desta música, Lulu esteve na trilha de “Plumas e Paetês” e também foi creditado com outro nome, este o seu de batismo, Luiz Maurício. Na novela de Gilberto Braga (1945-2021), “De Leve” foi tema de Fred (Caíque Ferreira)  [1954-1994]. A música, uma adaptação de Rita Lee e Gilberto Gil para o clássico Get Back, dos Beatles, esteve no disco Refestança, de ambos, e no primeiro disco de Lulu, chamado “Tempos Modernos“. “Brilhante” , ainda que não tenha sido um grande sucesso, tem a seu favor o fato de ter sido uma das primeiras novelas a falar- ou a tentar falar – abertamente sobre a homossexualidade, isso em plena Ditadura Militar. A trama penou com a Censura, que via subversão em toda a cena, obrigando seu autor a reescrevê-la. Tanto as cenas de Inácio Newman (Dennis Carvalho), como as de sua mãe (Fernanda Montenegro), como as do núcleo jovem, como o que Fred (Caíque Ferreira) estava. A Censura não percebeu que o tema escrito por Lee e Gil e cantado por Lulu Santos falava sobre contravenção e narcotráfico.

Caíque Ferreira era Fred em “Brilhante” (1981). Seu tema era uma versão para “Get Back” dos Beatles, adaptada por Rita Lee e Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Globo)

“Jardins da Babilônia”: Barão Vermelho em “Vira Lata” e Kid Abelha em “Araguaia”

Malsucedida trama das 19h, a novela de Carlos Lombardi, “Vira Lata” contou com o tema “Jardins da Babilônia“, gravado pelo Barão Vermelho em sua trilha sonora. Novela marcada por reclamações de todas as partes, como a de Glória Menezes, que inclusive deixou a novela pela metade, e Andréa Beltrão, a protagonista, “Vira Lata” foi cercada de problemas e por baixa audiência. Dentre outras razões, era vista como excessivamente sexual. A música que esteve em sua trilha esteve no disco “Álbum”, de 1996, do Barão Vermelho. Outra novela contou com a mesma música em sua trilha sonora. Trata-se de “Araguaia”, trama das 18h exibida em 2010, gravada pelo Kid Abelha. “Araguaia” tem a marca de ter sido a primeira novela das 18h gravada e exibida em HD. A versão original de “Jardins da Babilônia” , cantada por sua autora e presente no disco “Babilônia”, nunca figurou em nenhuma novela.

Gloria Menezes. Atriz não adaptou-se ao texto anárquico de Carlos Lombardi (Foto: Memória Globo)

“Mutante”, Daniela Mercury (Desejos de Mulher) 

“Mutante” foi o tema do núcleo das modelos de “Desejos de Mulher” e de Gabriela (Mel Lisboa). Na trama de Euclydes Marinho havia uma agência de moda e a música de Rita Lee servia também para aclimatar as cenas das modelos. A gravação de Daniela Mercury realizada em 2001 foi parte do seu disco “Sou de Qualquer Lugar“. A música compôs o disco “Saúde”, de 1981, cantada pela própria autora. Das coincidências inexplicáveis, “Desejos de Mulher” era a primeira novela de Mel Lisboa após o sucesso “Presença de Anita“. Anos mais tarde, a atriz daria vida à própria Rita Lee no musical “Rita Lee Mora ao Lado“, em 2014, que a homenageava. A caracterização de mel Lisboa era tão íntima à cantora que Lee chancelou-a como sua intérprete oficial. A peça fez mais de uma temporada e atriz viveria a icônica cantora em outras ocasiões, inclusive numa live comemorativa realizada durante a pandemia.

Mel Lisboa, Daniel Del Sarto e Regiane Alves em “Desejos de Mulher” (Foto: Divulgação)

 

“Sucesso, aí vou eu”, Regina Restelli e Bia Sion (Cida, a Gata Roqueira)

Cida, a Gata Roqueira” foi um especial exibido pela Globo em 1985. Co-protagonizado pela própria Rita Lee, o programa tinha a personagem principal, Cida, interpretada por Cláudia Raia. A cantora era a Fada Madrinha, do especial, uma adaptação da Gata Borralheira. Importante é que quase toda a trilha sonora do show era composta por músicas da própria Rita Lee. A direção musical do programa coube a Sérgio de Carvalho. Uma das canções do projeto, “Sucesso aí Vou eu“, esteve presente no primeiro disco da artista, “Build Up“, lançado em 1970. No programa, a música foi cantada por Bia Sion e Regina Restelli. O texto, foi escrito por Nelson Motta, Patricya Travassos, e Cristine Nazareth, sob argumento de Paulo César Coutinho e roteiro final de Euclydes Marinho e Luiz Gleiser. Bia Sion, sobre haver estado com Rita no programa, disse haver dado “muitas risadas com ela durante a produção”. Bia, ainda que seja cantora, não gravou esta música em nenhum álbum de sua discografia. Regina Restelli é hoje terapeuta holística e não gravou nenhum disco profissionalmente. “Sucesso aí vou eu” também foi a primeira música de Rita Lee a entrar para uma trilha sonora. Esteve em “A Próxima Atração“, de 1970.

O Brasil fica mais pobre com a partida de Rita Lee”, – Bia Sion, atriz e cantora

Bia Sion e Regina Restelli em “Cida a Gata Roqueira”, de 1985 (foto: Reprodução/TV Globo)

Rita Lee como a Fada Madrinha do telefilme “Cida a Gata Roqueira”. Lee foi cantora, atriz e suas músicas foram, majoritariamente, a trilha do programa (Foto: Nelson di Rago/Globo)

.

“Baila Comigo”, Robson Jorge e Lincoln Olivetti (Baila Comigo)

Um tema instrumental num arranjo com a cara dos anos 1980! Este foi o tema de abertura da novela “Baila Comigo“, cujo tema da vinheta de apresentação da trama contava com uma versão dançante da música de Rita Lee, feita por Robson Jorge (1954 -1992) e Lincoln Olivetti (1954 – 2015).  A música de Rita foi definitiva no batismo da trama, que teve alguns nomes provisórios até que este fosse definido. Na novela que possuía num de seus principais cenários uma academia de dança, a abertura revelava, justamente, um grupo de bailarinos de jazz dance, entre eles, o icônico Lennie Dale (1934 –1994). “Baila Comigo” trata-se da estreia de Manoel Carlos no horário das 20h e  afamou-se por, também, ser a da primeira Helena, vivida por Lílian Lemmertz (1937 – 1986).

Betty Faria em “Baila Comigo”. Atriz foi Joana na novela de Manoel Carlos (Foto: Divulgação/TV Globo)

“Alô, Alô Marciano”, Elis Regina (Cobras e Lagartos) 

A primeira novela de Lázaro Ramos e a segunda solo de João Emanuel Carneiro. “Cobras e Lagartos” trazia, já em sua abertura,  uma crítica social bem humorada tendo como trilha sonora “Alô alô Marciano“, música de Rita Lee, cantada por Elis Regina (1945 –1982). A canção esteve num dos últimos discos de Elis, “Saudade do Brasil“, gravado em 1980. A novela foi exibida em 2006. Rita gravou-a no álbum “Rita Lee em Bossa ‘n’ Roll“, de 1991. Ambas as icônicas artistas tinham uma profunda relação de amizade. Elis defendeu Rita quando esta fora presa ainda grávida, durante o regime militar. Lee escreveu uma música para a cantora falecida em 1982 que talvez seja a que mais traduza a sua essência: “Doce de Pimenta“. Esta última, inclusive, não consta em nenhum disco oficial das cantoras. A única versão gravada é a compõe um especial produzido pela TV Bandeirantes.

Lázaro Ramos e Taís Araujo em cena de “Cobras e Lagartos”, novela de 2006. Música de Rita Lee foi o tema de abertura (Foto: Divulgação/Globo)

“Tititi” (Metrô) – Tititi

Feita sob encomenda para a novela de 1985, a música “Tititi”, foi o tema de abertura do folhetim homônimo. Cantado pela banda Metrô, simbólico conjunto da década de 1980 liderado pela cantora Virginie, a música ilustrava a moderna vinheta que apresentava a trama de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993). Somente no remake da novela, em 2010, Rita entoou a própria música, que não entrou na sua discografia oficial. Quebrando, inclusive uma promessa feita por si, de que jamais tornaria a gravar uma música de abertura. Depois que gravou o tema principal de “Zazá” (1997), cuja música fez mais sucesso que a novela, Lee afirmou que as aberturas esgotam rapidamente as músicas que a compõem. 

Luís Gustavo e Reginaldo faria em “Tititi” (1985). tema de abertura foi gravado pela banda Metrô, mas foi escrito por Rita Lee (Foto: Bazilio Calazans/Globo)

Agora só Falta Você (Pitty) – Malhação Sonhos

A música “Agora Só Falta Você” contou com a participação da cantora Pitty e foi gravada para a temporada de 2014, da “Malhação”.  Este era o tema de abertura da novelinha vespertina que ficou marcada pela estreia do ator Rafael Vitti na televisão, num papel de relevância. Além dele, outra a receber destaque foi a atriz Isabella Santoni. “Agora Só falta Você” foi gravado por Rita Lee em 1975, no disco “Fruto Proibido“. Anos mais tarde, a mesma canção comporia o álbum de estreia da cantora Maria Rita, filha de Elis Regina.

Elenco de “Malhação Sonhos”. Canção de Rita Lee foi tema de abertura (Foto: Divulgação/Globo)

“Ovelha Negra”, Os Fantasmas – “Mulheres de Areia”

Ovelha Negra” foi tema de Malu (Vivianne Pasmanter) em “Mulheres de Areia” (1993). A canção foi gravada por Rita Lee em 1975, e na trama noventista ganhou uma nova roupagem com a banda “Os Fantasmas“, atualmente inativa. O grupo foi formado por André Gatti, Gito Sales, Karina Hoffter, Marcus Rey e Emerson Mardhine. O CD do conjunto foi lançado em 1990 e eles receberam o 6° Prêmio Sharp, como destaques na categoria “Melhor grupo de música popular”. Possivelmente, a gravação da música de Rita foi o one-hit-wonder da banda.

Vivianne Pasmanter em “Mulheres de Areia”. Ovelha Negra foi o seu tema (Foto: Acervo/Globo)