Orlando Morais transforma jardim de casa em palco e canta com as filhas


Show de lançamento de plataforma exclusiva para lives, da qual Orlando é sócio, também teve Eri Johnson como mestre de cerimônias e a participação de Margareth Menezes e Seu Jorge. “Meu pai estava tão feliz, é tão bom vê-lo assim”, disse Antonia, que usou o próprio Instagram para falar da apresentação.

*Por Simone Gondim

Foi uma noite de música na beira do Lago Paranoá, em Brasília. O cantor e compositor Orlando Morais transformou em palco o jardim da casa onde vive com a mulher, a atriz Gloria Pires, para marcar o lançamento do ShowIn, plataforma de transmissões ao vivo – as famosas lives, que vêm dominando esses meses de isolamento social, uma vez que a pandemia causada pelo novo coronavírus fechou teatros, casas de show e outros espaços voltados para atividades culturais. A apresentação, apesar de alguns problemas técnicos – saiu do ar mais de uma vez -, durou cerca de duas horas e meia, tendo como destaque os momentos em que o artista dividiu o microfone com as três filhas: Ana Morais, Cleo Pires e Antonia Morais.

O evento ainda teve o ator Eri Johnson como mestre-de-cerimônias, bem como as luxuosas participações de Margareth Menezes e Seu Jorge. Os convidados se apresentaram separadamente e cantaram sucessos das respectivas carreiras, como “Faraó divindade do Egito (natureza egípcia)” e “Felicidade”. Margareth e Seu Jorge também soltaram a voz com o dono da casa e voltaram para a última música, “Cruzando raios”, tema de abertura do remake da novela “Anjo mau”, da TV Globo.

Ana, Cleo, Orlando Morais, Antonia, Margareth Menezes e Seu Jorge encerraram o show cantando “Cruzando raios” (Foto: Divulgação)

Após o show, Antonia Morais, que acabou de lançar o segundo álbum da carreira, “Luzia 20.20”, usou seu perfil no Instagram para fazer um balanço da noite. “Sempre é muito emocionante cantar com meu pai, é uma coisa que eu faço desde pequena. No todo, achei que o show foi tão lindo, estava todo mundo tão feliz. Meu pai estava tão feliz, é tão bom vê-lo assim”, derreteu-se ela.

A satisfação de Orlando também passava pelo lado empreendedor: ele e o empresário Dio Trotta são sócios no ShowIn. A plataforma permite aos artistas cobrarem quanto quiserem pelos ingressos – o público acessa o site ou baixa o aplicativo, faz um cadastro, compra créditos e troca pelo programa escolhido, recebendo um tíquete eletrônico válido para o dia e horário do espetáculo. “Vivemos um momento histórico, que vai definir os hábitos de consumo não só durante esse período, mas, a partir de agora, no mundo todo. As inovações tecnológicas vêm para ficar e se apresentam como formas complementares de entretenimento”, afirmou o cantor e compositor goiano.

Orlando Morais e Margareth Menezes (Foto: Divulgação)

Dio Trotta concordou com o sócio. Para o empresário, a tendência do chamado “novo normal” é que surjam diferentes plataformas de streaming no Brasil e em outros países, botando um fim nas fronteiras de intercâmbio cultural. “Mesmo quando voltarem os grandes concertos, o público vai continuar querendo assistir ao vivo a shows que estão acontecendo em outras cidades, outros países, em uma experiência que vai se aprimorar tecnicamente cada vez mais”, explicou.

Uma das vantagens do ShowIn é acabar com a publicidade ostensiva típica da maior parte das lives, mantendo a tela limpa de marcas de patrocinadores e QR Codes. Mas isso não significa que o caráter beneficente esteja excluído dos eventos. No caso da apresentação de Orlando Morais, por exemplo, toda a receita foi destinada à campanha “Show de solidariedade”, criada para auxiliar músicos, técnicos e profissionais do universo artístico em dificuldades financeiras por conta do impacto da Covid-19 sobre a área cultural.

(Foto: Reprodução Instagram)