Iza, no single ‘Fé’, conjuga os verbos acreditar, resistir e transformar como superação de momentos de vida difíceis


A cantora lança o single, ‘Fé’, o segundo do seu novo disco, que está sendo altamente esperado pelos fãs. Iza, eleita em 2021 pela revista americana Time como uma das ‘Líderes da Próxima Geração’ por sua luta e representatividade nas pautas racial e social na América Latina, comenta sobrre o single: “Essa é a música mais intensa que eu já fiz. Nunca tinha cantado sobre algo que fizesse parte da minha vida tão fortemente. Quero muito que as pessoas se sintam tocadas por essa música, assim como eu fiquei”

A cantora Iza lança seu novo single ‘Fé’ que é um mergulho ao autoconhecimento (Foto: Guilherme Nabhan)

*Por Rafah Moura

‘Hoje eu só vim agradecer/ Por tudo que Deus me fez/ Quem me conhece sabe/ O que vivi e o que passei’, diz o primeiro trecho de ‘Fé’, novo single da cantora Iza. A faixa inédita faz parte do segundo álbum da cantora e compositora, que traz uma autoralidade muito forte. “Eu cresci na Igreja Católica, onde, aos 14 anos, a música começou a ficar mais séria na minha vida. Costumo dizer que minha carreira é um milagre e que meu empresário é Deus. Antes de tomar qualquer decisão, rezo e pergunto a Ele”, comenta.

A capa do novo single da cantora Iza, ‘Fé’.

Iza traz a sensualidade e o empoderamento do corpo preto como um ponto de destaque ao longo desses cinco anos de carreira. E sempre pontuou que é dona do seu corpo e nunca feriu ninguém com o fato de ser sensual. A cantora foi eleita em 2021 pela revista americana Time como uma das ‘Líderes da Próxima Geração’ por sua luta e representatividade nas pautas racial e social na América Latina. “Eu posso e consigo dizer muito através da música. O nosso microfone é uma arma e precisa ser usado”, disse à revista.

Esse match entre fé/religião e as artes tem sempre um ponto muito delicado. Em entrevista ao David Letterman , a grande Whoopi Goldberg contou que um dos maiores desafios de sua carreira foi dar vida a Deloris Van Cartier, uma corista que ‘virava’ freira. Pois a história tinha tudo para ser clichê e flopar geral, mas, trinta anos depois, ‘Mudança de Hábito’ continua sendo uma referência e foi um importante processo de autoconhecimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como para Iza que acredita que, no single, os sentimentos estão muito aflorados trazendo os verbos como acreditar, resistir e transformar como uma linha mestra dessa construção e evolução coletiva. A letra narra a trajetória da cantora desde a infância, as batalhas que travou e a gratidão por tudo o que conquistou. “Essa é a música mais intensa que eu já fiz. Nunca tinha cantado sobre algo que fizesse parte da minha vida tão fortemente. Quero muito que as pessoas se sintam tocadas por essa música, assim como eu fiquei”, pontua.

Iza começou sua carreira musical aos 14 anos, na igreja, e agora canta a sua Fé’ (Foto: Guilherme Nabhan)

A faixa que vem acompanhada de um clipe com roteiro e direção de Felipe Sassi traz esse espírito de exaltação para um filme que convocou 50 bailarinos formados em dança contemporânea. “Em minha conversa com Felipe Sassi, percebemos a importância e a oportunidade de mostrar a força que a dança contemporânea tem em transformar de forma mais fiel os sentimentos e a fé de cada um em músicas como da Iza”, conta Jaime Molinho, coreógrafo. E completa. “Essa música reflete muita força para mim, é inspiradora, então quando surgiu a oportunidade de criar uma coreografia que falasse de fé, me veio a ideia de que cada ser humano tem uma força dentro de si. Quis trazer a intenção do movimento, quebrar a quarta parede e trazer uma coisa mais teatral”.

O balé traz em sua interpretação um mergulho nas dificuldades vividas pela cantora durante sua trajetória de vida, os obstáculos, os haters e os caminhos complexos para alcançar seus objetivos. Além disso, o elenco também ensaiou para cantar ao lado do coral de seis pessoas, que já se apresentam com artista, além de quatro integrantes da sua banda, fazendo referência aos grandes corais pretos americanos. “O clipe é bem diferente de tudo o que eu já gravei e mostra um lado meu que não tinha mostrado ainda. Além disso, aciona exatamente o meu sentindo neste momento. Me sinto muito feliz e realizada em poder fazer esse trabalho acontecer”, completa.

Este slideshow necessita de JavaScript.