Gabriel, o Pensador conta que recebe mensagens de fãs dizendo que suas músicas inspiram e salvam vidas, literalmente: “Maior prêmio para um artista”


Sobre o momento de crise no Brasil, o compositor destacou que não são só os políticos que não seguem a lei. Segundo ele, para uma mudança geral, é necessário transcender a atmosfera das reclamações verbais. “Eu acho que a gente reclama muito da falta de caráter dos governantes de várias esferas e partidos, mas sabemos que no nosso dia-a-dia também existem muitas atitudes erradas”

Músico, poeta e artista inspirador há mais de 20 anos, Gabriel, o Pensador segue com a sua carreira de sucesso e boas histórias. Recentemente, o artista lançou mais uma música que faz o público pensar, reagir e motivar. E isso de fato acontece. Como nos contou em entrevista, “Fé na Luta”, que também tem participação da cantora Tais Alvarenga nos vocais, já foi incorporada como mantra para parte do seu público. Desde o final de junho, quando lançou o single que ainda tem um trecho de “Dias de Luta, Dias de Glória” de Charlie Brown Jr., Gabriel Pensador acumula mensagens recompensadoras. “Tem algumas histórias curiosas de pessoas que se emocionaram com essa música e usam como trilha sonora da vida mesmo. É como se fosse um hino que motiva a galera a lutar no dia-a-dia. É muito legal saber que a minha letra toca as pessoas porque ela tem, de fato, esse espírito incentivador”, afirmou.

No entanto, entre tantos feedbacks positivos, um se destacou. Emocionado, o compositor relembrou um caso que prova que a arte tem força para mudar e transformar vidas. “De todas as mensagens que eu recebo, uma me tocou muito. Um dia, recebi uma mensagem de uma fã que me escreveu dizendo que, literalmente, essa música salvou a vida dela. Ela disse que tinha depressão desde os 13 anos e ouvia as minhas letras para se acalmar e se motivar. No entanto, ela já estava se cansando da vida. No dia que ela ouviu essa minha nova música pela primeira vez, ela já estava decidida a se suicidar. Só que a letra serviu de inspiração e ela mudou de ideia. Quando eu soube disso e escutei a música novamente, eu percebi o poder que aquela mensagem tinha. É óbvio que o mérito é todo dela por ter desistido daquela ideia, mas eu me sinto feliz por ela ter compreendido a minha mensagem”, comemorou Gabriel, que ainda se impressiona com a força que suas letras exercem na vida das pessoas. “Eu me surpreendo até hoje. É sempre bom e eu continuo me emocionando com essas histórias. Eu acho que esses tipos de relatos são os maiores prêmios que um artista pode receber”, avaliou. Quanta gratificação!

Gabriel, o Pensador (Foto: Reprodução)

Gabriel, o Pensador (Foto: Reprodução)

Mas não é só nas novas canções de Gabriel, o Pensador que seu público pode buscar energia para encarar as dificuldades do cotidiano. Segundo o compositor, as suas redes sociais também são plataformas para a divulgação de poemas, idéias e incentivos. Afinal, todo lugar pode ser palco de uma boa arte. “Eu me entrego muito em cada postagem. Mesmo às vezes sendo publicações curtas, as pessoas comentam que sabem que é muito de coração. Tem dia que eu paro e escrevo um poema só para a galera das redes mesmo. E as pessoas identificam isso ali. É uma relação muito pessoal e próxima que eu tenho com a internet e com os meus seguidores”, explicou.

Prova disso, é que as novas tecnologias influenciaram a forma de Gabriel, o Pensador trabalhar. Hoje, o músico acredita que as novas canções podem ser lançadas pontualmente nas redes, sem que seja obrigatório esperar meses pelo lançamento de um novo CD. “Hoje em dia eu acho que não existe mais a necessidade de fazer o disco antes de lançar as novidades. Ou seja, depois do meu último trabalho, eu já lancei três músicas na internet. Com o retorno positivo que eu tive, eu comecei a gostar bastante dessa nova experiência e estou repetindo frequentemente”, disse.

E, de fato, a relação de Gabriel, o Pensador e a internet como ferramenta de propagação de boas idéias está se fortalecendo cada vez mais. Há cerca de dois meses, nos emocionamos com a notícia de que o músico havia doado R$ 10 mil reais a um catador de lixo que devolveu U$ 1,4 mil ao dono. Sobre o ato que reacendeu em muitas pessoas a chama da esperança, Gabriel Pensador disse que foi tudo muito rápido. “Quando eu li a matéria eu já pensei em retribuir o cara de alguma forma. Foi então que eu tive a ideia de procurar alguns amigos que eu sei que também gostariam de enaltecer aquele ato. E aí, no dia seguinte, já entregamos o dinheiro para ele. Eu não pensei muito na visibilidade que aquilo teria pra mim e, sim, na importância das pessoas saberem”, relembrou o compositor que comemorou a repercussão. “Várias pessoas me pararam na rua para parabenizar pelo gesto. A nossa intenção era chamar atenção para aquela notícia boa e atitude positiva. Então, a partir desta oportunidade, eu vi que existem pessoas que ainda enxergam o que é correto e merece aplausos”, contou.

Leia a matéria completa: Gabriel, o Pensador doa R$10 mil a catador de lixo que devolveu a quantia de U$1,4 mil ao dono: “As pessoas se surpreendem quando um cara faz o certo”

Gabriel, o Pensador e o catador João Rodrigues Cerqueira (Foto: Reprodução)

Gabriel, o Pensador e o catador João Rodrigues Cerqueira (Foto: Reprodução)

Em uma mistura de boas notícias camufladas em uma crise geral que assombra o país e até o mundo, Gabriel, o Pensador revelou que tudo pode servir de inspiração para suas canções. Porém, o artista ressaltou que existem assuntos que não podem ser deixados de lado na nossa atual sociedade. “Eu acho que a inspiração pode vir dos momentos bons também, não é só de problema. Eu que gosto de escrever e não vejo mais ou menos facilidade em falar de assuntos ruins e polêmicos durante as crises. No entanto, tem temas que a sociedade gostaria de eliminar da nossa realidade, como o racismo. A gente sabe que tem assuntos que o Brasil precisa superar e evoluir muito em matéria de ética, corrupção e cidadania. Porém, eu acho que a gente reclama muito da falta de caráter dos governantes de várias esferas e partidos, mas sabemos que no nosso dia-a-dia também existem muitas atitudes erradas. Então, para mim, cabe a nós, em cada atitude, melhorar esse panorama”, argumentou o músico Gabriel, o Pensador.