Cantor fictício de “Vai na Fé”, Lui Lorenzo, vivido por José Loreto, já é mais streamado que cantores da vida real


Cantor de músicas chiclete como “Joaninha” e “Se eu Fosse Casado”, Lui Lorenzo surpreende. O artista fictício da novela “Vai na Fé”, interpretado por José Loreto, tem uma grande audiência no Spotify, mais popular aplicativo de música da Internet. Os índices de Lorenzo não param de subir. No momento da pesquisa que orientou esta matéria, o número mensal de ouvintes do cantor-personagem era de 128.329. Na redação final deste texto, o número já havia subido para 129.290. Trata-se de uma audiência expressiva, pois supera o de cantores famosos e de carreira estabelecida, como Rosana, Deborah Blando, e até mesmo o do vencedor do BBB 22, Arthur Aguiar

*por Vítor Antunes

O sucesso de “Vai na Fé” é incontestável. A trama de Rosane Svartman vem atingindo índices exitosos no horário das 19h, elevando a média de “Cara e Coragem“, que passou em brancas nuvens quanto à repercussão. A atual trama das 7 apresenta números muito próximos ao da novela de maior audiência da casa “Travessia”. Enquanto a protagonizada por Lucy Alves e Jade Picon registra 26,9 pontos, a que tem Sharon Menezzes no papel principal consolidou 25. O sucesso da trama no entanto, faz revelar um novo cantor: Lui Lorenzo. O personagem de José Loreto ultrapassou a fama ficcional e é um dos cantores mais streamados no Spotify, um dos mais populares aplicativos de música na Internet. Em pesquisa realizada no fim de abril, e restringindo-se apenas aos índices mensais de plays, Lui Lorenzo assinalou 128.329 ouvintes mensais. Índice maior que o de cantores com anos de carreira estabelecidos, como Arthur Aguiar, Rosana e Neguinho da Beija-Flor. O maior sucesso de Lorenzo é “Se Eu Fosse Casado“, que beira 530 mil streams. A música menos reproduzida do cantor fictício é “Hoje a Bagunça é Lá em Casa“, com quase 93 mil execuções. A canção possui ao menos quatro vezes mais reproduções que a média mensal do cantor Tatau, ex- AraKetu. Veja:

Um Sucesso! Cantor de “Joaninha” e “Pool Party do Lui” ultrapassa cantores famosos no Spotify (Foto: Divulgação/TV Globo)

Arthur Aguiar: 126.679 plays

O campeão do BBB 22 Arthur Aguiar iniciou a carreira musical quando compôs o elenco da novela musical “Rebelde”, da RecordTV. Ao fim do reality global, o ator lançou o hit “Fora da Casinha“. Sua música mais reproduzida não é esta última, mas a que foi lançada ainda durante o confinamento, “Casa Revirada“, um feat com  a dupla Matheus e Kauan. Por mais que a canção tenha atingido quase 14 milhões de reproduções, a média mensal de Aguiar é de um pouco mais de 126.000 streams, abaixo do cantor da novela das 19h.

Fora da Casinha? No último mês Arthur Aguiar foi menos ouvido que Lui Lorenzo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Neguinho da Beija-Flor: 119.041 plays

O intérprete da Beija-Flor de Nilópolis assinalou um número de quase 120 mil ouvintes mensais na última visita ao Spotify. Sua música mais ouvida é o samba de 2023 da agremiação nilopolitana. A canção tema do desfile do ano corrente atingiu quase 736 mil reproduções.  Com uma carreira solidamente constituída, afinal desde 1976 Neguinho é o cantor da Soberana de Nilópolis, o artista teve 10 mil ouvintes a menos que o personagem de “Vai na Fé“. Considerando exclusivamente o número de seguidores no Spotify, Neguinho tem 7.577 seguidores, ante 10.285 de Lui.

Neguinho da Beija Flor foi menos ouvido que Lui Lorenzo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Rosana: 118.553

Detentora de todos os recordes de vendagem e das paradas de sucesso nos Anos 1980, Rosana afamou-se sobretudo por dois hits: “O amor e o poder (Como uma deusa)“, tema de Mandala (1987) e “Nem Um Toque“, da novela “Roda de Fogo” (1986). A cantora, no último mês, atingiu um pouco mais de 118 mil ouvintes na plataforma musical. Quase dez mil ouvintes a menos de Lorenzo.

“Como uma deusa” é o maior sucesso da carreira de Rosana (Foto: Reprodução/Globoplay)

Tati Quebra Barraco: 115.178

Disruptiva cantora de funk, Tati Quebra Barraco canta desde 1997 e polemizou por dar protagonismo aos desejos à sexualidade feminina. Canções polêmicas como “Dako é Bom” e incisivas “Boladona”, que inclusive compôs a trilha da novela “América”, em 2005, ilustram a carreira da artista, que também é compositora. Em 2021 a ex-moradora da Cidade de Deus esteve no reality “A Fazenda” e foi a 6ª eliminada.

A cantora de Boladona pontuou menos que o cantor de Joaninha (Foto: Divulgação)

Deborah Blando: 108.102

A cantora pop italo-brasileira que fez muito sucesso na década de 1990, especialmente por emplacar músicas em trilhas sonoras da Globo. A música “Unicamente”, tema de Helena (Adriana Esteves) em “A Indomada”, além de haver se tornado uma gay-icon, foi alçada a tema de abertura da novela de 1997, quando de sua reprise no “Vale a Pena Ver do Novo“, no ano seguinte. Outras duas músicas de abertura cantadas por Blando foram “Somente o Sol“, de “Corpo Dourado” (1998) e “Chocolate com Pimenta“, da novela homônima, atualmente em reprise na faixa de Edições Especiais da Globo.

Deborah Blando. Cantora italo-brasileira foi menos ouvida que o filho de Wilma Campos (Renata Sorrah)

Tatau (ex-AraKetu): 25.138

Tatau, nome artístico de Gilson Menezes dos Santos Dorea, foi, por anos o cantor titular da banda AraKetu, ícone do axé durante os Anos 1990 e a primeira década dos Anos 2000. Com a sua voz, alguns sucessos do Ara se imortalizaram, como “Araketu é Bom Demais“, “Pipoca” e “Mal Acostumada“. Em 2008, o cantor deixou o grupo, retornando, porém, em 2012. Em 2015 saiu do conjunto e desde então segue carreira solo. Surpreendentemente, o artista baiano de 34 anos de carreira fez quase cinco vezes menos plays menos que o namorado de Sol (Sharon Menezzes) da trama de Rosane Svartman.

Tatau, ex Araketu, fez algo próximo a 26 mil streams no último mês (Foto: Divulgação)