SICC: Todos os holofotes para o material humano nas empresas, a partir da análise da economista Fernanda Lemes


Economista focada em pessoas, especialista em negócios e RH Estratégico, Fernanda esteve nos painéis ‘Desbloqueando o Potencial Intraempreendedor’, e também ao lado Mariana Ostjen, Gerente de Marketing da Merkator Feiras e Eventos, empresa responsável pela realização do Salão Internacional do Couro e Calçado, em ‘Dossiê das gerações: comportamentos, conflitos e comunicação na prática’, às 14h do mesmo dia. “O cenário atual requer atitude, coragem e ousadia. Nossas empresas precisam ativar o poder interno que possuem, ou seja, o intraempreendedorismo. Mas o que é isso? São pessoas com habilidades de empreendedores que atuam dentro das empresas. Esses profissionais são os mais desejados porque buscam solução para os desafios diários”, orienta

Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

“Economista focada em pessoas. Números são consequência!”. Assim começa a descrição da bio da economista e fundadora da Fluir Talentos Humanos, Fernanda Lemes, que participou de dois talks da 30ª edição do Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC),  no Centro de Eventos do Serra Park, na belíssima cidade de Gramado (RS). Em total sinergia com os propósitos do salão, que reconhece a importância das pessoas e conexões que possibilitam bons negócios e resultados, Fernanda abordou o tema ‘Desbloqueando o potencial intraempreendedor’, no auditório do eMerkator Talks. “O cenário atual requer atitude, coragem e ousadia. Nossas empresas precisam ativar o poder interno que possuem, ou seja, o intraempreendedorismo. Mas o que é isso? São pessoas com habilidades de empreendedores que atuam dentro das empresas, esses profissionais são os mais desejados porque buscam solução para os desafios diários. Trabalhei mais de 26 anos atuando como intraempreendedora e quero inspirar os lojistas e a indústria para juntos criarmos esse movimento que fará grande diferença nos resultados”, diz a especialista, que também esteve no talkDossiê das gerações: comportamentos, conflitos e comunicação na prática’, ao lado Mariana Ostjen, gerente de marketing da Merkator.

Leia mais: SICC 2023: Apaixonada pela Merkator e o setor calçadista, Mariana Ostjen é exemplo de empoderamento e empatia

A economista Fernanda Lemes participou de dois talks do SICC (Foto: Dinaci Borges)

Para Fernanda, é importante identificar que as empresas estão intrinsecamente relacionadas  à natureza das pessoas. O material humano é responsável por grande parte dos resultados e do sucesso de um negócio, dito isto, ela destaca a relevância de falar do assunto no evento. “Participo do SICC desde 2016, e trago temas que contribuem de forma prática com os resultados das lojas. Conhecimento, experiências e muita estratégia para inspirar o lojista a acreditar no seu propósito e no poder da sua equipe. O SICC é um evento que reúne o ecossistema calçadista, além da curadoria que a indústria faz para levar todas as tendências e produtos must have para facilitar as compras dos lojistas. Conhecimento é poder. E a Merkator está de olho em todos os conteúdos relevantes para compartilhar com os lojistas através de seus palestrantes especialistas. O lojista retorna para sua cidade com riqueza de informações, uma compra mais assertiva e uma energia surreal para colocar a mão na massa e transformar seus resultados”, detalha, sobre o evento de conteúdo do salão.

Mariana Ostjen e Fernanda Lemes no tal “Dossiê das Gerações: Comportamento, conflitos e comunicação” (Foto: Dinaci Borges)

Especialista em negócios e RH Estratégico, com mais de duas décadas colecionando experiências no varejo através de grandes empresas como Pernambucanas, Setadigital | Linx, Wealth Systems | TOTVS, e fundadora da FLUIR Talentos Humanos, que tem como propósito incentivar as pessoas a pensar e agir com atitude de dono, a palestrante também comenta o talk que faz em parceria com Mariana Ostjen, ‘Dossiê das gerações: comportamentos, conflitos e comunicação na prática’: “Ela é uma grande parceira, admiro muito sua trajetória profissional, e esse tema vem despertar um olhar de que as gerações são diferentes e usam diferentes canais, conteúdos e linguagem, e nós para tornarmos nossas empresas relevantes, precisamos ouvir, entender e interagir com nosso público”.

A economista Fernanda Lemes é especialista em negócios e RH Estratégico (Foto: Dinaci Borges)

Ela também pontua sobre que tipo de atitude facilitaria a busca por soluções, caminhos para superar as dificuldades no trajeto dos empreendedores nas suas ‘dores’. “Existem vários desafios, temos que entender onde está a causa. Acredito que as equipes não estejam fortemente engajadas com o propósito e valores das empresas. Dessa forma, precisamos urgentemente resgatar a atitude do dono, ou seja, o intraempreendedorismo , ele vai mudar esse jogo. Para superar as dificuldades precisamos ser otimistas e criar as oportunidades. Ficar parado ou reclamando não mudará os resultados”, frisa.

Paixão pelo varejo calçadista

Fernanda tem uma vida dedicada ao estudo e construção de propósitos. “Comecei a trabalhar aos 13 anos e de lá pra cá tenho evoluído muito. Como disse anteriormente, são mais de 26 anos atuando como intraempreendedora em grandes empresas do nosso país. E o varejo calçadista virou minha paixão, porque atuei na Gestão da primeira Loja Laboratório do Brasil – a Sapati. Uma loja com foco em entender a experiência de compra do cliente, melhoria contínua dos processos e desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o dia a dia de uma loja de calçados. Foi uma experiência única e hoje eu compartilho conhecimento e experiências que vivi. E como esse segmento é muito dinâmico não podemos parar de estudar. Desenvolvi o Método Fluir, que consiste em Ativar a Mentalidade Intraempreendedora + 6 Pilares Estratégicos que geram resultados ‘fora da caixa’. Fora da Caixa porque, ninguém cresce ‘dentro da caixa’, não é mesmo?”, provoca.

Em uma época cuja velocidade da informação e tecnologia é de alta potência como alinhavar sonhos e torná-los realidade? “O primeiro passo é clareza, entender onde estamos e onde queremos chegar. Olhando para o segmento calçadista, precisamos inspirar as pessoas a buscar conhecimento, criatividade e ousadia. A profissão de vendedor é nobre e merece todo reconhecimento. Cada pessoa tem um caminho único e, embora a velocidade da informação e tecnologia possa acelerar o processo, o sucesso também depende do esforço pessoal e do comprometimento. Busque o autoconhecimento e seja protagonista”, orienta.