SICC 2023: Apaixonada pela Merkator e o setor calçadista, Mariana Ostjen é exemplo de empoderamento e empatia


A gerente de marketing da Merkator Feira e Eventos, promotora do SICC, em Gramado, que ao lado da economista Fernanda Lemes vai estar no eMerkator Talks falando sobre “Dossiê das gerações: comportamentos, conflitos e comunicação na prática’, no dia 24, às 14h, na 30ª edição da feira calçadista, nos conta sobre o setor calçadista, a importância da comunicação tanto nos negócios como nas trocas, e relembra sua trajetória: “É um orgulho muito grande saber que a Merkator este ano completa 20 anos e que 10 destes eu pude fazer parte. Hoje quando olhamos para trás, vemos projetos que eram sementinhas lá no início se tornando projetos muito grandes. Ser uma gerente de marketing em uma empresa de eventos é um desafio constante. Acredito em uma comunicação mais humana e capaz de transformar não só negócios, mas pessoas. Me sinto uma profissional com sede e aberta a absorver todo tipo de conhecimento”

SICC: Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

Uma postura decisiva na trajetória de uma profissional bem-sucedida é realmente gostar do que faz. Alguns especialistas acreditam que talento pode ser aprendido, mas a paixão é algo muito mais profundo. Ocupando cada vez mais espaços – por mérito e competência – antes predominantemente masculinos, as mulheres foram desbravando seus caminhos aliando potência e fazendo dos desafios oportunidades. E como mulheres inspiram outras mulheres, trazemos hoje a história de Mariana Ostjen, que tem uma trajetória linda na empresa Merkator Feiras e Eventos, que promove o Salão Internacional e do Couro e do Calçado (SICC), que comemora sua 30ª edição em um dos maiores polos turísticos brasileiros, Gramado, na Serra Gaúcha, entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, fomentando as negociações entre os players das indústrias, o varejo nacional e importadores de cerca de 30 países, de quatro continentes. Amamos história e Mariana também. “Eu me apaixonei pelo setor calçadista não só pela potência que ele tem, mas pelas histórias de diversas indústrias e que são emocionantes. Histórias de superação, sabe?”, indaga a gerente de marketing da Merkator, que, ao lado da economista e fundadora da Fluir Talentos Humanos, Fernanda Lemes, vai comandar o talkDossiê das gerações: comportamentos, conflitos e comunicação na prática’.

Mariana Ostjen, uma apaixonada pelo setor calçadista à frente do marketing da Merkator Feiras e Eventos (Foto: Reprodução/Instagram)

Peça fundamental nas edições das feiras organizadas pela Merkator em um dos destinos turísticos mais incensados, como Gramado, na Serra Gaúcha, Mariana tem uma história de 15 anos de mercado e observa o caminho que está seguindo o setor calçadista. “Nós teremos um crescimento do setor em termos de mercado interno, devido ao cenário global. Muitas pesquisas mostram um crescimento tímido, mas ainda assim, um crescimento, o que é bom. Vejo um caminho positivo em termos de produção e consumo, mas também vejo um desafio imenso para a indústria calçadista e o varejo como um todo, de adaptar as tendências mundiais aos seus negócios. A sustentabilidade, por exemplo, é um assunto extremamente apontado, e por mais que as marcas já estejam trabalhando com este assunto, ainda existe um caminho muito longo pela frente, e isso envolve todas as pontas no processo de produção até a venda. Serão próximos anos desafiadores, mas acredito que o Brasil colherá um resultado positivo”, analisa.

A 30ª edição do SICC acontece em um dos maiores polos turísticos brasileiros, Gramado, na Serra Gaúcha, entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

A 30ª edição do SICC é realizada em Gramado, na Serra Gaúcha, aliando business e turismo (Foto: Dinarci Borges)

E acrescenta: “Hoje eu vejo um setor dando passos à frente. Entendendo da necessidade sobre se unir pelo calçado brasileiro. O nosso calçado tem moda, tem design, tem valor. Acredito que hoje as marcas têm compreendido isso, que não é só uma questão de competitividade de preço, mas uma competitividade de diferenciação, e isso o Brasil tem de sobra. Em termos da marketing, vejo o setor calçadista brasileiro em uma constante evolução. As indústrias têm buscado ficar cada vez mais próximas do varejo para potencializar as vendas ao consumidor, lá na ponta final, e isso tem contribuído muito para o bom andamento dos negócios do setor. Acredito também que a expansão da presença digital de muitas marcas, que ainda não estavam inseridas com tanta profundidade, foi e está sendo uma revolução no setor”, completa.

Mariana Ostjen é gerente de marketing da Merkator Feiras e Eventos e tem 15 anos de mercado (Foto: Acervo pessoal)

Compartilhando conteúdo de valor

Apapaixonada e completamente envolvida pelo que faz, Mariana fala sobre o bate-papo, que acontece no dia 24, às 14h, eMerkator Talks. “Eu e a Fernanda temos uma relação de muito tempo também. A Fê vem de uma empresa que é parceira há anos da Merkator no setor de tecnologia e nós já quebramos muito a cabeça planejando, fazendo, testando e adaptando muitos projetos para o varejo calçadista. Quem é profissional da área da comunicação sabe: comunicação eficaz é mensagem compreendida e não recebida. Então, o que vamos apresentar no talk são as características de gerações em termos comportamentais mesmo, para que as pessoas saibam lidar com essas diferenças não só ao olhar o consumidor, mas dentro da sua própria empresa, com a sua equipe. Muitas vezes, pessoas com talentos gigantescos, com experiências incríveis, independente da idade, não têm todo seu potencial desenvolvido porqu,e existe um conflito causado pelo simples fato de não entendermos uns aos outros. Agora, se eu tomo conhecimento, aprendo e faço com que a minha mensagem seja compreendida pelo outro, e mais do que isso, aprendo com o outro e também ensino… aí não tem para ninguém!”.

Os estandes de venda ficam lotados de compradores em busca de novidades na SICC: ótima oportunidade de negócios e de troca (Foto: Dinarci Borges - FlashTOP)

Os estandes de venda ficam lotados de compradores em busca de novidades na SICC: ótima oportunidade de negócios e de troca (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

História que se mistura à Merkator

“Eu sempre fui inquieta, tentando ver o mundo de outra forma e acho que isso me aproximou da área da comunicação. Com 18 anos, comecei a trabalhar com meu irmão em uma agência de publicidade que ele tem em Santa Catarina. Lá eu fiquei três anos e o que era para só atender telefone virou uma paixão e envolvimento em todas as áreas. Em 2011, retornei ao Rio Grande do Sul, onde trabalhei por três anos em uma agência, e, agora, tenho quase 10 anos já de atuação na Merkator”, celebra a gaúcha, graduada em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing Estratégico e em Marketing Digital.

Acredito em uma comunicação mais humana e capaz de transformar não só negócios, mas pessoas. Me sinto uma profissional com sede e aberta a absorver todo tipo de conhecimento. Entender o ser humano, a sociedade, formação de valores, sempre foi uma grande paixão tanto que hoje curso uma nova graduação: Teologia e amo! – Mariana Ostjen

Acho que na minha trajetória profissional, entre tantos desafios já vividos e projetos colocados na rua, eu destacaria dois que têm todo o meu coração: a realização da primeira feira virtual do setor de calçados em meio a pandemia em 2020 e a do eMerkator Talks. E quando decidimos fazer as primeiras palestras, ainda fora da feira, reuníamos poucas pessoas e hoje ao ver as palestras lotadas, o público na expectativa, os lojistas aprendendo e aplicando em suas lojas e muitas marcas com interesse de estar entre os speakers, é realmente um orgulho imenso. Esse time trabalhou muito para que isso acontecesse”, comemora Mariana.

Mariana Ostjen relembra os desafios da realização da primeira feira virtual do setor de calçados em meio a pandemia em 2020 (Acervo)

Mariana Ostjen relembra os desafios da realização da primeira feira virtual do setor de calçados em meio a pandemia em 2020 (Acervo)

E acrescenta, sobre o trabalho na ‘família Merkator’:  “É um orgulho muito grande saber que a Merkator este ano completa 20 anos e que 10 destes eu pude fazer parte. Hoje quando olhamos para trás, vemos projetos que eram sementinhas lá no início se tornando projetos muito grandes. Ser uma gerente de marketing em uma empresa de eventos é um desafio constante. Sabe aquela história que nenhum profissional gostaria de se acomodar? O evento te proporciona isso, confesso que nunca me senti assim. Então imagina, o desafio constante: como fazer algo e ao mesmo tempo ser tão diferente? Basicamente meu dia a dia como marketing é trabalhar fortemente as marcas da Merkator, mas buscando o que há de mais inovador, não só dentro do nosso setor de feiras e eventos, mas dentro de todos os setores que atuamos (coureiro-calçadista, varejo, moda, tecnologia). Há algum tempo atrás assumimos nosso conceito de potencializar negócios, e para isso acontecer é necessário se colocar em aprendizado constante e com o perdão do termo, ‘botar a cara a tapa’ para testar, tentar e ver o que funciona e o que não funciona”.

“A Merkator este ano completa 20 anos e orgulho de em 10 destes eu pude fazer parte” (Foto: Dinarci Borges)

Quais as dores e delícias de continuar se dedicando à promoção de uma feira de suma importância? “As dores são as dos pés depois que uma feira termina (risos). Mas brincadeiras à parte, acho que trabalhar com feira é sentir todas as emoções em uma única vez. Eu costumo dizer que a gente sente felicidade, empolgação, expectativa, frustração, tudo junto e em questão de segundos. Muitas vezes, nós abrimos mão de muita coisa para uma imersão e dedicação contínua na realização de um projeto, mas acredito que quando, como empresa, nos propomos a fazer com excelência, não existe outro caminho, se não o de muito trabalho”.

Eu trouxe muito dos aprendizados dos eventos para a minha vida pessoal. Sempre sofria muito se tivesse que mudar algo que estava super programado, e realizar feiras nos exige ter planos que vão do A ao Z e nem sempre o plano A funciona. E está tudo bem ter que mudar a rota algumas vezes. Acho que o que mais me inspira é essa busca constante por fazer diferente , ser inovador. Isso está muito no DNA das feiras, sabe? E isso inspira a gente diariamente a entregar o que temos de melhor também dentro de cada um – Mariana Ostjen

Mariana Ostjen: sorriso, gentileza e carinho com todos que a conhecem profissionalmente e na vida pessoal (Foto: Arquivo Pessoal)