São 400 expositores, 1.800 marcas, mais de 18 mil lojistas de todos os estados de Norte a Sul do Brasil e cerca de 500 do exterior, de mais de 50 países, ocupando 77 hotéis em Gramado (RS), além de 14.300 m² de área comercializada no Serra Park e 70% de sapatos e acessórios para Primavera-Verão lançados em primeira mão. Os números de uma das principais plataformas de negociação e fomentação do setor de couro e calçados, o SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado, a ser realizado nos dias 20 e 22, são, definitivamente, impressionantes. Em um ano em que o país começa a se reerguer de uma grande crise e de uma economia estagnada, a previsão de crescimento de 15% em relação a edição de 2018 é prova concreta de que o Salão, promovido pela Merkator Feiras e Eventos, caminha em passos de gigante e faz a roda da economia girar.
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“Estamos muito otimistas para essa nova edição. Começamos lá atrás, em 2007, mas, com muito esforço, perseverança e força de vontade, nos tornamos a maior feira de calçados e acessórios Primavera-Verão do Brasil. Nem acreditava que poderia falar isso um dia. Meu pai, Frederico Pletsch, é o diretor e acreditou muito nessa plataforma de negócios desde sempre. Quando ele idealizou o SICC foi com a proposta também de gerar turismo de negócios e parcerias. E foram essas parcerias, também, que nos ajudaram a decolar”, analisa Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos. “Por isso somos muito fiéis a quem nos deu valor. Temos enorme carinho por quem sempre acreditou em nós”, ressalta.
A importância do SICC para o setor calçadista e as exportações brasileiras é tácita. “Nosso produto é muito apreciado pelo design, conforto e tecnologia. O importador consome os produtos made in Brasil especialmente para o Verão em todos os continentes. Fazem encomendas exclusivas para marcas internacionais, isso se chama private label. Temos sofisticação, arrojamento, leveza… eu identifico”, conta. “A vinda dos lojistas e representantes de tantos países é fundamental. As empresas sabem do poder de a moda se reinventar, então é necessário que todos estejam alinhados com o que o consumir deseja”, analisa.
A 28ª edição do SICC será realizada entre os dias 20 e 22 de maio, no Serra Park, com o charme da Serra Gaúcha como protagonista e conta com novidades que prometem conquistar o público. A Estação 3, sucesso no ano passado, atraiu diversos lojistas para conferir de perto um local inspirado nas ruas de Londres, na Inglaterra, com direito até a show de uma banda cover do Beatles. Agora, o espaço promove um verdadeiro mergulho pela cosmopolita, dinâmica e moderna Nova York. “A Estação 3 é um pavilhão que, ano passado foi repaginado. Totalmente temático. E esse ano trouxemos vários elementos nova-iorquinos como réplicas do Empire State, da Broadway, além de muitas atrações para inovar”, adianta Roberta. “Antes de ser idealizado, muitos expositores só pensavam nos pavilhões 1 e 2. Agora, tem até fila de espera por uma vitrine no 3″, revela.
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Outra atração que gera muita procura é o ConecTech. Novidade de 2018 e ampliado para 2019, o espaço, localizado no Módulo 4, parceria entre a Merkator Feiras e Eventos, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, IBTeC, e a SetaDigital, foi criado pensando totalmente no varejo, reunindo diferentes representantes do segmento e, através destas conexões, destacando ideias, ferramentas e tecnologias que apontam o futuro do varejo. Afinal, a informação é o combustível para prosperar qualquer negócio. Com isso em mente, a organização do evento promove uma ampla programação pensada para qualificar os lojistas e melhorar as vendas. “A ConecTech conecta o varejo ao presente e futuro, e é fruto de parcerias com IBTeC e SetaDigital – que traz, nessa edição, a M Store, uma loja voltada para o futuro, com todas as tecnologias possíveis”, adianta Roberta. A ideia da Loja Inteligente é mostrar, na prática, tudo que pode facilitar o dia a dia dos lojistas, ajudando a conhecer mais o consumidor e seus hábitos através de softwares de controle. “Os lojistas vão estar bem conectados ao varejo do futuro. Hoje em dia acreditamos que as feiras, obviamente, têm que gerar negócios, mas também estreitar relacionamentos. Lojistas e visitantes querem cada vez mais informações com conteúdo”, diz. Por isso, novas tecnologias, ferramentas e conexões são geradas no espaço.
Além da M Store, a ConecTech tem uma programação com 13 palestras divididas entre os três dias de evento, debates sobre o varejo, apresentação de novas soluções e tecnologias, cases de sucesso de vendas. “Criamos um auditório e as palestras terão conteúdo para o lojista aplicar em seu próprio negócio. O Walter Rodrigues, por exemplo, abre dois dos três dias de palestras e fala sobre varejo e inspirações. O lojista adora, porque ele basicamente dá o guia de compras”, conta, referindo-se ao coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que utiliza a Metodologia da Pirâmide – que já explicamos aqui – para antecipar o que será inspiração no mercado.
Falando em tendências, Roberta nos adiantou, em primeira mão, o que tem visto nos bastidores. “Pelo que eu venho acompanhando dos expositores, a transparência vai continuar em alta. Vi vários materiais transparentes. Tem cetim também, que é uma inovação de material para elementos em calçados. Solados volumosos e flatforms provam que a moda continua nessa pegada confortável e versátil. É tudo voltado para o conforto. O que eu tenho adorado é o animal print: serpentes, onças e leopardos, elementos que costumamos ver no inverno, agora vêm no verão combinados com materiais como palha e juta”.
O Papo Legal, no domingo que antecede o Salão Internacional, no dia 19 de maio, às 18h30, na Sala Rubi do Hotel Serra Azul, reunirá o designer Walter Rodrigues e as jornalistas Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, AsPatrícias, para uma análise sobre o tema “Perennials: As consumidoras do agora. A relação da mulher sem idade com o mercado de moda”. “AsPatrícias e Walter Rodrigues conversam sobre essas mulheres com mais de 40, que exibem um potencial enorme como compradoras. Eles irão refletir sobre como o varejo tem que se preparar para a nova demanda”, frisa Roberta.
Com os números que iniciam esse texto, palestras, eventos paralelos, lojistas, compradores, pavilhões, como é organizar o SICC? “É adrenalina pura, mas muito prazer”, confessa Roberta. “Às vezes, eu mando e-mail para mim mesma para lembrar o que tenho que fazer. O importante é sempre tentamos fazer checklist antecipado e saber lidar com as demandas de última hora”, explica, acrescentando: “Posso sentir bastante otimismo, principalmente falando com as indústrias. Daqui pra frente tudo vai melhorar”.
PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.
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