Designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior se preparam para participar do Inspiramais 2020_II, Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. E quando mergulham nesse múltiplo universo de inspiração, eles têm a chance de conhecer o projeto Iconografia Local, capaz de inspirar com antecedência a produção diversificada de produtos para moda e design.
Leia aqui – Inspiramais 2020_II: Norteado pelo tema “Zen”, um olhar sobre vínculo, tempo e relação humana
O evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias da América Latina e será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo.
O Projeto Iconografia Local é um dos mais importantes para a moda e o design made in Brasil e como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras. Para você, leitor, ter uma ideia, a tônica do projeto é a seguinte e está disponível nas plataformas digitais do Inspiramais: instiga-se a busca de novos caminhos para a moda e o design através de uma pesquisa que funciona como fonte de referências, para que pequenos e médios negócios concorram no mercado com diferenciação e agregação de valor. Neste sentido, a pesquisa é uma fonte de diferenciação que permitirá, por exemplo, aos pequenos negócios concorrerem a partir de outros atributos, como diferenciação e agregação de valor. Caminhos esses, que mostram a identidade local, tornando-a um valor reconhecido pelos consumidores.
A proposta é muito bacana, pois “com esse olhar apurado, nos faz encontrar nesta economia globalizada – de produções massificadas e padronizadas – uma forma de atender ao consumidor atual, que busca além da satisfação de suas necessidades um significado para aquilo que compra”.
Neste meu preview do que vamos ver no Inspiramais, posso contar a você que as empresas já estão a pleno vapor em criações inspiradas nas pesquisas realizadas no Nordeste da Bahia apresentadas na edição passada do evento. E, agora, todos aqueles que estiverem no Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina poderão conferir o resultado de uma viagem à histórica cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, tendo à frente do projeto o estilista e designer Walter Rodrigues, um dos maiores nomes da moda brasileira e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.
“Petrópolis nos permite aplicar suas cores, suas texturas e suas formas em ações que se tornarão roupas, calçados, joias, moveis e objetos. Essa narrativa histórica única dará espaço a uma memória afetiva. Ela permanecerá presente nos produtos e será para sempre contada no futuro”, explica Walter Rodrigues. Veremos então, in loco, a sincronização da história do passado, presente e futuro de um país inspirando as criações de moda e design.
Para traçar esse raio X de Petrópolis e decodificar a região para o Projeto Iconografia Local, Walter Rodrigues fez um trabalho minucioso e presencial a partir de quatro vertentes: Natureza, Realeza, Arquitetura, África – e que a partir destes eixos serão desenvolvidos protótipos e uma cartela de cor específicos.
As raízes de Petrópolis que poderão ser transformadas em moda brasileira serviram de inspiração para este projeto realizado pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). As pesquisas foram realizadas em fevereiro de 2019 e todo coordenado pelo próprio Walter, que contou com fotografia de Zé Roberto Muniz e vídeo de Marx Franzen.
Como escrevi acima, a equipe de estudo em campo preparou uma apresentação de cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa que servirão de referências para o processo criativo de estilistas, estudantes, designers e artistas que buscam por inspirações. O projeto se tornará um poderoso material em vídeo, que consiste na decodificação de imagens de Petrópolis, para transformá-las em inspirações para produtos, onde instiga-se a busca de novos caminhos para a moda brasileira, que mostram a identidade local, tornando-a um valor reconhecido pelos consumidores.
“Identificação em atributos que nos são corriqueiros e passam despercebidos no dia a dia, mas que podem ser fonte de inspiração para criação de produtos com originalidade, sem ser folclóricos”, frisa Walter Rodrigues.
Só para deixar vocês que amam moda e design com aquele gostinho de “queremos ver”, eu vou relembrar o resultado da pesquisa da edição passada assinada pelo estilista Lucas Magalhães e que hoje já está começando a nortear as ideias mil nas empresas. Ele mostrou o resultado da alquimia realizada a partir do que foi vivenciado no sertão baiano: criou protótipos – peças exclusivas em tricô -, repletos de identidade, simbolizando os mais diversos aspectos constatados no local. As folhas, estradas, pessoas, esculturas, cores, a aridez, sol, texturas, pedras e musgos. Tudo foi observado minuciosamente durante a pesquisa histórica e repleta de imagens que serviu e servirá como inspiração para a moda que olha para o futuro e para o próprio país.
Para Lucas Magalhães, a pesquisa foi um trabalho coletivo que quebrou estereótipos. “Durante nossa imersão, nós encontramos uma mão de obra linda e tradicional. Foi a inspiração para um novo olhar. E o resultado traz novas possibilidades para toda a cadeia de moda e, consequentemente, para os artesãos locais também. Nós decodificamos, diversificamos e aplicamos o que conhecemos a uma nova realidade”, contou. Como objetivo central do projeto Iconografia Local, a transformação das referências em inspiração para a moda é algo prazeroso de se observar. Só para vocês recordarem, a designer Paola Fabris, no no Inspiramais 2019_II, desembarcou na região da Farroupilha, no Sul do país, para registrar com seu olhar as flores, folhas, frutos, esculturas, texturas, cores e que se transformaram em referência no processo de criação de estilistas, estudantes, designers e artistas que sempre estão em busca de novidades.
Os protótipos de Lucas em tricô fizeram os olhos dos visitantes brilharem com tamanho trabalho artístico e representativo, que nos leva diretamente para o universo proposto. Cada peça foi baseada em algum elemento, segundo o designer. “Eu fiz um trabalho inspirado nas pinturas rupestres que encontrei na região. A partir dos desenhos nas pedras, eu criei as tramas, que foram depois tecidas. Então, vemos essa mistura na cartela de cores com o terroso, por exemplo. E nessas peças você identifica a história. Como eu vou fazer uma pintura em pedra virar um tricô? Foi nisso que eu trabalhei”, disse.
Além das pinturas, as pedras e os musgos foram essenciais para inspiração. “Eu desenhei uma blusa cropped com duas texturas, porque era algo que tinha muito nas pedras. Como se a água fosse até a metade dela e, na outra, só tivesse o contato com o sol. Então, uma parte tem esses furos, que era da ação do sol e na outra os arranhados, que vinham da água que descia em fios. Nós fizemos com a tecnologia do tricô que permite usar uma fotografia para montar de forma computadorizada o que vai ser tecido. Eu fiz o tratamento de uma foto, apliquei no programa e foi tecido. E eu sobrepus com silk screen, uma técnica que eu sempre usei, mas nunca antes em cima do tricô. Foi uma texturização que usei para reproduzir os musgos”, comentou Lucas.
Conheça o Salão e viva essa experiência.
Inspiramais 2020_II
Data: 4 e 5 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Informações e inscrições: www.inspiramais.com.br
Promoção – O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.
Artigos relacionados