Designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior que conferiram o Inspiramais 2020_I – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, conheceram os grandes lançamentos tecnológicos, voltados para inovação e sustentabilidade no segmento de componentes. Com esse lema, as novidades integraram o projeto Inovamais, que apresentou propostas e produtos com soluções high tech desenvolvidas com processos sustentáveis adequados aos segmentos do Sistema Moda Brasil.
O Inspiramais 2020_I é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias do Brasil e do mundo.
O projeto Inovamais contou com a participação das empresas ITM, FCC – Indústria e Comércio, Tacosola, OTB Pen, Grupo Cofrag, Ambiente Verde, Química Carioca, Linhasita, Techpur, Camaleoa, Ghetz, R. Mello, Fibertex e Markebot.
Como o Inovamais propicia a empresários e empresas exibirem seus materiais high tech e a todos os visitantes adquirirem conhecimento sobre as inovações que já estão ou estarão surgindo no mercado, os materiais escolhidos foram identificados através de uma ficha técnica e vídeos exibidos em mini computadores para facilitar a pesquisa. O projeto é mais uma realização da parceria entre Sebrae e Assintecal. Com a curadoria de Flávia Vanelli e de consultores especializados para avaliação dos produtos, cada empresa participou do desenvolvimento da exposição. Além disso, um elemento essencial foi a parceria com o Estúdio Criativo RatoRói Moda e Design, que trabalha com inteligência de materiais, desenvolvendo matérias novas, protótipos e produtos.
Como o site HT tem acompanhado as edições do Inspiramais há anos, podemos afirmar que este projeto é incrível. Foi dada a chance de ter contato com as mais diferentes empresas que trabalham com ciência de materiais, ciência de dados ou nanotecnologia, em um viés de pensar no processo sustentável para cada objetivo de produção. Afinal, hoje, não podemos falar em inovação sem estar em sintonia, atrelada mesmo, à sustentabilidade. Segundo o sócio proprietário da RatoRói, André Guse Barbi, o caminho é esse mesmo. “A gente está falando em sustentabilidade. Não só nos produtos, mas em processos que sejam nesse viés, trabalhando a questão da humanidade, englobando e pensando nas pessoas. Tanto no que fazem, quanto no que consomem”, salientou. Nós estamos constantemente frisando que a união da alta tecnologia com uma visão sustentável é o que garante que as empresas consigam lidar com as novas exigências e permanecer no mercado atual de forma criativa.
Conferimos todas as propostas do projeto Inovamais, trazendo os lançamentos para o futuro da indústria. Vem com a gente!
OTB PEN – Tecnologia em Demarcação e Iluminação em LED especiais
A inovação é a tônica de grande parte dos lançamentos no projeto. A OTB é uma empresa brasileira que trouxe ao mercado seu inovador sistema de marcação Invisible Pen, revolucionando o sistema tradicional até então utilizado para as demarcações de áreas para a construção de calçados, bolsas e acessórios. “A tecnologia é uma caneta que possui tinta especial para demarcação invisível, utilizada para marcar as áreas de colagem e costura. A tinta só é visível quando exposta a uma luz especial, o que torna o processo de molde muito mais inteligente”, contou André Guse Barbi.
LINHASITA – Linhas biodegradáveis
A Linhasita é uma das pioneiras no desenvolvimento da linha Green Fiber, a primeira linha de poliamida 100% nylon/poliamida biodegradável. “A empresa tem uma proposta sustentável impressionante. Sempre atenta para reduzir desperdícios e economizar energia, reciclar resíduos e tratar efluentes”, contou André Guse. O produto oferece uma nova possibilidade para a produção de calçados e acessórios com alta competitividade e consciência ambiental. O lema da empresa é a síntese de tudo o que conversamos com André. “Acredita que a inovação nasce do diálogo e do compartilhamento de conhecimento, diferenciais que imprimem o perfil de agente participativo do mercado”.
FCC – Ciência dos Materiais
“A FCC trabalha com ciência de materiais. A empresa trouxe um óculos 3D em que você pode entender melhor como funciona o processo de elaboração de materiais inteligentes para a indústria têxtil e calçadista no geral”, explicou André. A FCC produz elastômeros, termoplásticos, adesivos, vedantes, argamassa polimérica e recobrimento de superfícies. A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina.
GRUPO COFRAG – Palmilhas de fonte renovável
“O exemplo do Grupo COFRAG também é muito bom como produtos sustentáveis e ecologicamente corretos. A indústria desenvolve palmilhas termo conformadas que contém resinas produzidas a partir da cana-de-açúcar. Além dessa resina, eles combinam também materiais biodegradáveis reciclados, como tecidos especiais”, comentou André Barbi. As resinas, produzidas a partir da cana-de-açúcar, são denominadas EVA Verde e PE Verde em combinação com outros materiais reciclados e biodegradáveis como tecidos especiais. Com características como flexibilidade, leveza e resistência, o EVA Verde também contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa ao capturar e fixar o CO2 durante seu processo produtivo. A resina verde, feita a partir de eteno obtido da cana-de açúcar, possui as mesmas características físicas do polietileno convencional, podendo ser totalmente aproveitada pela cadeia de reciclagem tradicional.
QUÍMICA CARIOCA – Inovação e Sustentabilidade em produtos químicos
A Química Carioca apresentou a inovação em produtos químicos. “A indústria tem um processo de retirar os pelos do couro que é bem eficiente. Claro, além de produtos químicos, industriais e tecnológicos que respeitam o meio ambiente”, segundo André. A empresa possui uma ampla linha de produtos químicos de uso industrial, atendendo às mais diversas aplicações, aliando tecnologia e respeito ao meio ambiente. Também atua no segmento coureiro através de insumos de primeira linha com alta tecnologia e baixo impacto ambiental. Todos os produtos são certificados.
AMBIENTE VERDE – embalagens e displays sustentáveis
Já a Ambiente Verde trabalha com logística reversa, aliando tecnologia à sustentabilidade em seu processo produtivo, quando a indústria recolhe e transforma aparas da indústria calçadista e resíduos plásticos domésticos fornecidos por cooperativa e catadores de materiais recicláveis das regiões do Vale do Sinos e Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul. O resultado é uma linha de embalagens e displays voltada ao varejo, realizada com matéria-prima sustentável.
GHETZ – Knit Multicolor com elasticidade ou rígido, Tecnologia em tricô para Calçados e Acessórios
“GHETZ trabalha com knit e desenvolveu a malha em tricô. É uma empresa é muito interessante, porque até então só se via a malha em calçados e ela trouxe essa tecnologia para bolsas e mochilas. São todas desenvolvidas nesse estilo: sem costura, com leveza, conforto e tem uma performance melhor também, além de aumento da flexibilidade”, contou André Guse.
MAKERBOT – impressão 3D
“MakerBot trabalha com impressão 3D que, para prototipagem, é a melhor forma. Para quem trabalha com modelo de forma, palmilha, calçados, o protótipo é a solução. Agora é democrática, porque era uma tecnologia que custava muito caro quando foi lançada e era inacessível, além de levar muitas horas ou dias para produzir. Hoje em dia, você pode reutilizar todos os materiais e em questão de minutos você consegue prototipar vários produtos, sendo um universo infinito de possibilidades. Para as indústrias calçadista, têxtil, até para a área da saúde é uma tecnologia muito útil”, explicou André. A tecnologia está transformando diversos segmentos da indústria e reinventando a forma como criamos e produzimos. O papel da MakerBot é fazer com essa transformação esteja presente na indústria da moda, permitindo que os profissionais de design possam utilizá-la como uma ferramenta para o desenvolvimento dos seus produtos.
TECHPUR – Palmilhas com tecnologia em poliuretano
A Techpur é uma empresa de tecnologia em poliuretano que atua de forma inovadora, com responsabilidade social e ambiental na fabricação de seus produtos. A tecnologia da palmilha, segundo informam os diretores, está na metodologia de fabricação por injeção, utilizada na produção de travesseiros da Nasa. O resultado é uma palmilha com performance que tem 60% de absorção de impacto durante a marcha e redução de aproximadamente 12% e 35% dos picos de pressão plantar na região do calcâneo e metatarsos, respectivamente. A versatilidade das palmilhas TechPur proporcionam qualquer tipo de modelagem de calçado, ajustando-se a qualquer biotipo de pé.
CAMALEOA – Cabedal knit multicolorado sem costura
A Camaleoa apresenta sua linha produzida em tecelagem 3D por peça de cabedal de tênis multicolorido em knit. A fabricação com o uso desta tecnologia possibilita um produto final com diferentes propriedades de materiais, assim permitindo o controle de rigidez e flexibilidade nas áreas desejadas do cabedal. Confeccionado em malha leve, em diversas cores para unir propriedades que facilitam a transpiração e proporcionem o máximo conforto ao caminhar, sem deixar de lado as últimas tendências em questões de cores, formas e materiais. Produção totalmente sustentável.
TACOSOLA – Inovação Sustentável
Aliando conforto e sustentabilidade, a Tacosola é conhecida por fornecer produtos elastoméricos e termoplásticos como palmilhas, solados, EVA, laminados de borracha com qualidade e agilidade, através da pesquisa, do desenvolvimento e da melhoria contínua de processos e produtos, satisfazendo assim a necessidade dos clientes e gerando resultados positivos para a empresa.
ITM – Tecidos Inovadores
“ITM entra no segmento de inovação e trabalha no mercado calçadista. Então, trabalha com tecidos e acabamentos para cabedais e forros. O mais legal é que a empresa desenvolveu tecidos com nanotecnologia, que oferece proteção e durabilidade. A ITM tem uma gama de tecidos que oferecem proteção máxima, acabamento antimicrobiano e produtos antiestáticos”, explicou André.
R.MELLO – Criatividade e Tecnologia para tecidos
A R.MELLO trabalha com estamparia e artigos têxteis, atrelada à qualidade e tecnologia. O forte da empresa é a questão de estamparia, dublagem e corte a laser. Atende ao setores de vestuário, calçado e moveleiro e tem o objetivo de encantar e surpreender através de sua própria coleção de estampas, bem como desenvolver trabalhos exclusivos, buscando sempre soluções para melhor atender a necessidade do cliente.
FIBERTEX – Tecendo Tecnologia
“A Fibertex desenvolveu o não tecido. Então, ela criou um produto, a partir de microfibras, que possibilita acabamentos e traz sofisticação. É 100% sustentável e não tem fonte animal nenhuma. O produto parece quase um couro, mas é uma fibra”, salientou André. Artenna é um desenvolvimento, liderado pelo time da Fibertex do Brasil, de um produto revolucionário feito com tecnologia inovadora, a partir de microfibras, que possibilitam infinitos acabamentos, trazendo versatilidade e sofisticação para os segmentos de calçados, bolsas, automotivo, vestuário, entre outros. Artenna está conectado com as demandas dos mercados mais exigentes do mundo, pois é 100% sustentável, seguro e livre de fontes animais.
Diante de tantos lançamentos, André Barbi acredita no caminho que a inovação consciente têm avançado. “Eu espero que caminhemos para o melhor, porque está cada vez mais latente o pensamento da sustentabilidade atrelada à tecnologia. Nós estamos caminhando para isso. Vemos não só o consumidor exigindo produtos sofisticados e também com uma pegada sustentável ou ecológica e também as empresas atendendo essas expectativas, seja buscando novos materiais ou pensando em processos mais eficientes e que não utilizem tanta matéria, que economizem energia… Eu acho que estamos caminhando para o futuro”, concluiu.
Leia aqui – Minas Trend: o start de 2020_I do Conexão Inspiramais. A moda está aqui, agora e para sempre!
O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.
Artigos relacionados