Inspiramais 2020_I: Preview do Couro apresenta inovações equilibradas entre responsabilidade de produção e consumo antecipando as referências permeadas pelo tema “Zen”


“Com o nosso guarda-chuva de temática, a gente sente que tanto as indústrias como o consumidor estão buscando um equilíbrio na hora de produzir ou de comprar. É importante que a gente tente orientar a construção dos materiais a partir da grande filosofia do zen: de estar presente nesses processos. Além disso, decodificamos a palavra zen em tempo e vínculo. Então, estamos pensando em toda uma energia para construir de forma responsável o desenvolvimento dos artigos”, afirmou o coordenador do projeto Marnei Carminatti

Inspiramais - Marnei Carminatti

O Preview do Couro com suas propostas inovadoras de desenvolvimento de novas texturas, cores, formas, acabamentos e volumes foi apresentado no Inspiramais 2020_I – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina e se tornou referência para o Sistema Moda no âmbito nacional e internacional. Assim como os projetos +Estampa e Referências Brasileiras, o Preview do Couro antecipou as novidades para 2020_II gerando um novo mundo repleto de possibilidades criativas que vão desde a escolha de materiais até a customização dos produtos finais. O projeto contou com a participação de 15 curtumes e a exibição de diversos calçados que se destacaram ao trazer um olhar disruptivo inspirado na palavra “Zen”. Segundo o coordenador do projeto, Marnei Carminatti, “ a busca pelo equilíbrio vem se tornando um mantra para criativos e consumidores do novo milênio, tendo em vista o desejo por escolhas responsáveis de consumo. Tempo e vínculo são essenciais na relação com os produtos. Estar presente é a nova regra. Participar e interagir é fundamental para encontrar o equilíbrio zen entre consumidores e clientes”.

O Inspiramais 2020_I é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias nacionais e da América Latina e foi realizado nos dias 15 e 16, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo.

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal e coordenador do projeto Preview do Couro

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal e coordenador do projeto Preview do Couro

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O projeto Preview do Couro é promovido e realizada pela Assintecal, pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – BRASIL), com o objetivo de estimular o setor coureiro brasileiro. Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, coordenado por Walter Rodrigues, conversou com o site HT sobre todas as novidades no mundo do couro apresentadas no Salão. Além disso, enfatizou a importância do Inspiramais: ‘’Nós respiramos o Inspiramais, que é o grande motor de criatividade para toda essa cadeia. Então, somos uma pequena parte dentro de um processo muito maior. O fomento do Inspiramais reflete totalmente o Preview do Couro, o que propicia que nós façamos as empresas inovarem sempre’’.

Nesta edição, os destaques foram tanto o aspecto genuíno, luxuoso e insubstituível do couro como o sutil e elegante desgaste da ação do tempo sobre peles exóticas e vacum. Quinze curtumes de todo Brasil participaram desenvolvendo artigos especificamente para o projeto, revelando novas cores e texturas com os efeitos de escovação e escurecimento, criando um visual exclusivo nos produtos acabados. Cada curtume participante recebeu consultorias individuais durante um semestre para o desenvolvimento dos couros. A base temática “Zen” trouxe uma visão inovadora e, ao mesmo tempo, clássica do couro. “Com o nosso guarda-chuva de temática, a gente sente que tanto as indústrias como o consumidor estão buscando um equilíbrio na hora de produzir ou de comprar. É importante que a gente tente orientar a construção dos materiais a partir da grande filosofia do zen: de estar presente nesses processos. Além disso, decodificamos a palavra zen em tempo e vínculo. Então, estamos pensando em toda uma energia para construir de forma responsável o desenvolvimento das peças”, comentou o consultor.

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Quando se aborda a questão do vínculo há um olhar para o clássico, trazendo sobriedade para a cartela de cores, onde o brilho deve ser leve e delicado, principalmente para napa, camurça e nobuk. “Nós entendemos esse ponto de forma mais pragmática, que vai remeter ao clássico, ao valor e à identidade do couro tradicional, principalmente na valorização dos acabamentos, como os vegetalizados, box, de napa ou nobuck que tenham brilhos sutis. O acabamento box, por exemplo, é um couro estilo alemão, limpo, liso e muito estruturado, ou também um couro floater, que é muito macio e fácil de jogar em estruturas que precisam desse caimento e dessa leveza. São formas muito elegantes de usar o couro”, salientou Marnei.

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Já no tempo, os curtumes trabalharam o reconhecimento da ação nos artigos que cria um estilo único. “Não é pensar a destruição ou o envelhecimento, mas a ação do tempo delicada, mais luxuosa sobre peles exóticas e vacum. Nós temos uma série de materiais que tem remoções de tinta ou que pode passar por efeitos de escovação e escurecimento, criando um visual exclusivo nos produtos acabados. Couros curtidos ao vegetal ou que reproduzam essa aparência são fundamentais para coleção, pois valorizam a textura natural. A gente vem entendendo que o couro é insubstituível, então nós vamos fazer com que seja valorizado ainda mais, tanto em calçados, bolsas e outros acessórios”, disse. E acrescentou: “Dentro da temática zen, os materiais precisam construir essa imagem de um couro muito mais valorizado, justamente por entender o equilíbrio entre desenvolvimento e consumo”.

Marnei também exemplificou sobre os acabamentos em peles exóticas, como pirarucu. “Passa por um acabamento de couro, um tingimento, que depois removemos parte dele, criando um sutil detalhamento”, comentou. E ainda sobre materiais como napa, artigos que tenham toques muito macios e sofreram pequenas ações de tinta… “Eles são elegantes e têm o tempo como condição de estrutura. E, principalmente, falando de artigos vegetalizados, ao passo que quanto mais tempo utilizar, mais bonito se torna”.

Os artigos apresentados no Preview do Couro quando não de origem vacum, ovinos e outros, são peles chamadas de “exóticas”, como de cobra (espécies python reticulatus backut e belly e phyton curtus), peles de jacaré do Pantanal e peles de peixe pirarucu. As peles de cobra são originárias da Indonésia, onde a pele é subproduto do abate desses animais para alimentação da população local. Sabemos que na Ásia a cultura alimentar inclui animais desse tipo. São importadas semiacabadas no mais absoluto rigor alfandegário, com o controle do Ibama e conforme o Tratado C.I.T.E.S (www.cites.org), do qual o Brasil é signatário. As peles de jacaré são originárias de criadores brasileiros (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), abatidos sob controle do Ibama. Esses criadores existem em função da imensa demanda no consumo dessa carne no Brasil. Salientamos que essa criação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Pantanal, que é Reserva da Biosfera (Unesco).

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A criatividade também está na cartela de cores. “Nós temos um azul marinho muito forte, um verde muito claro e leve, e um cinza muito limpo. É uma cartela muito elegante. São tonalidades que conseguimos misturar ou trabalhar isoladamente, que constroem uma estrutura de coleção importante. Eu posso utilizar o marinho como fundo e utilizar acabamentos em cima do cinza e do verde, ou o contrário, sempre tentando equilibrar o que vamos colocar no couro”, explicou o consultor. O que também compõe as cores são os acabamentos, que incluem tratamentos vegetais que são livres de metais, semi-vegetalizados que dão uma estrutura visual nas peças, acabamentos também de queima, efeitos de dobras e muitos outros clássicos do couro. “Esses artigos não vão ter um padrão definido, mas que vão valorizar o padrão da pele, que é irregular e esses acabamentos clássicos são extremamente valorizados pelas marcas”, afirmou.

“Os curtumes receberam muito bem o tema zen, justamente porque nós decodificamos nessas questões de tempo e vínculo. É do DNA do couro produzir matérias-primas que são extremamente valorizadas e insubstituíveis. Portanto, o tema zen caiu como uma luva para as indústrias na realidade, até porque existe um posicionamento global da indústria do couro de se transformar cada vez mais em um couro original e ter características que outros materiais nunca vão conseguir reproduzir”, salientou Marnei Carminatti. Cada curtume participante recebeu consultorias individuais durante um semestre para o desenvolvimento dos protótipos apresentados no Inspiramais.

Participaram do Preview do Couro 2020_II as empresas FAF Couros, OCM, Finileather, Couro Química, Romeu Couros, Curtume Cacique, Baby Leather, Zitty Couros, Romicouros, Curtume Santa Croce, Rhoma Pelles, Treat, Nova Kaeru, Tre Anytry e Arte da Pele.

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A ação contou com a parceria da West Coast, que utilizou alguns materiais do Preview para construir amostras de calçados. “Nós retomamos o trabalho com a West Coast. O resultado foi incrível. Foram criadas botas, coturnos com materiais vegetalizados, onde nós vamos ver texturas diferentes em uma mesma peça de couro. Também construímos alguns produtos como calçados mais esportivos e utilizamos uma cartela muito diferente das que a marca utiliza normalmente, por escolha da própria West Coast, ao ter se adaptado à temática e entendido a importância da proposta. A West Coast foi um parceiro sensacional, porque além de ter o DNA na produção de calçados de altíssima qualidade de couro, acabou desmembrando na coleção artigos que já quer colocar em produção para a próxima coleção de inverno”, salientou.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.