Dr. Alessandro Martins fala sobre cirurgias e procedimentos durante o verão: o que pode e o que não deve ser feito


“Seja como for, o paciente sempre quer ver se ainda há tempo para fazer alguma intervenção. Dentre os procedimentos realmente cirúrgicos, as operações com próteses de silicone, simples e com cicatrizes pequenas, e as lipoaspirações localizadas são ações que dão tempo para fazer e permitem aproveitar parte do verão e, principalmente, o carnaval”, observa o cirurgião plástico

*Por Alessandro Martins

Verão batendo à porta e, com ele, a vontade de dar um up no contorno corporal. No entanto, temos questões a serem pensadas. Uma é que a exposição ao sol não vá de encontro aos pós-operatórios, pois temos que manter um período de descanso de três a seis meses até as áreas de cicatrizes poderem ser expostas aos raios solares. Outra diz respeito às manchas roxas, que correm o risco de sofrerem pigmentação, como se fossem tatuagens, se a paciente se expuser ao sol precocemente.

Leia mais: Dr. Alessandro Martins tira dúvidas sobre os procedimentos adequados para as regiões internas das coxas e braços

Seja como for, o paciente sempre quer ver se ainda há tempo para fazer alguma intervenção. Dentre os procedimentos realmente cirúrgicos, as operações com próteses de silicone, simples e com cicatrizes pequenas, e as lipoaspirações localizadas são ações que dão tempo para fazer e permitem aproveitar parte do verão e, principalmente, o carnaval.

Leia maisDr. Alessandro Martins fala sobre os tipos de câncer de pele, gravidade, prevenção e tratamento

As intervenções mais extensas e com cicatrizes maiores, como as mamoplastias, as abdominoplastias e as cirurgias faciais, todas com grande exposição, talvez não sejam adequadas para esse período do ano. Outras cirurgias, como rinoplastia e blefaroplastia, que não estão associadas ao contorno corporal e têm cicatrizes menores que podem ser camufladas com o uso de óculos, bonés ou chapéus, também podem ser feitas, desde que se tenha um cuidado pós-operatório mais específico.

Também temos os procedimentos, que ainda podem trazer algum ganho para o verão. As enzimas lipolíticas, por exemplo, que não são cirurgias, mas injeção de enzimas em áreas de acúmulo de gordura (como abdômen e culotes), podem ser tentadas nesse período. É um procedimento simples, sem restrição pós-operatória. Porém, deve-se ficar atento às possíveis equimoses ou manchas roxas que, por sua vez, podem aparecer mesmo em procedimentos não invasivos.

Dr. Alessandro Martins (Foto: Vinicius Mochizuki)

Aparelhos, máquinas e tecnologias, como a criolipólise, que diminuem também a gordura localizada, e alguns aparelhos que misturam várias tecnologias que visam não só efeitos lipolíticos localizados, como também estímulo de colágeno e melhora da contração de pele, podem valer muito a pena para melhorar o contorno corporal para essa fase do verão com recuperação rápida. Os bioestimuladores de colágeno também podem ser utilizados nessa época do ano, principalmente em regiões como glúteos e abdômen, aumentando a firmeza da pele e dando uma aparência mais bonita às regiões do abdômen e do bumbum.

Leia mais – Dr. Alessandro Martins fala sobre as definições do contorno corporal e como evitar os exageros

Leia mais: Dr. Alessandro Martins comenta o novo cenário no qual as mulheres têm optado por próteses menores para os seios

Os procedimentos faciais, que já são largamente utilizados durante todo o ano, também podem continuar sendo utilizados nesse período. É muito comum a paciente querer fazer toxina botulínica, preechimentos labiais, harmonizações faciais ou rinomodelações para estar renovada para o Natal e para o Réveillon. É uma época em que todos os pacientes querem estar bonitos nas fotografias de final de ano.

Leia mais: Dr. Alessandro Martins fala sobre procedimentos que podem proporcionar olhar mais iluminado e repleto de autoestima

Importante lembrar:

. Cirurgias corporais para o verão devem ser localizadas. Não deixe as intervenções de grandes cicatrizes, de grandes recuperações para esse período, porque você vai ter que ficar em casa e não vai poder aproveitar a estação.

. Os procedimentos faciais e corporais com recuperação rápida, incluindo ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e tecnologias que visam queimar gordura, são super indicados para esse período do ano.

. Independentemente de procedimento ou cirurgia, se você tiver uma manchinha roxa ela não deve ser exposta ao sol, sob o risco de “tatuar” a pele e ficar permanentemete ou de forma duradoura no seu corpo.

. Não importa o que você escolha fazer – associação de treinos em academia, associação de tecnologias etc ­ – o que interessa é estar bem. Não existe um padrão de beleza a ser seguido. O padrão que importa é você. Se está se sentindo bem, como quer se apresentar, se precisa mudar – ou não – para começar 2023 na sua melhor performance: você pode já estar na sua melhor performance.

. Seja qual for o procedimento, a tecnologia ou a cirurgia a que você venha a se submeter, o uso de protetor solar vai ser sempre importante, pois se trata de saúde. Se você investir na saúde, sua beleza vai aparecer cada vez mais.

Contato: Dr. Alessandro Martins

Facebook: clique aqui 
Instagram: @dr.alessandromartins

Site: www.dralessandromartins.com.br