*Por Alessandro Martins
As novas definições do contorno corporal são um assunto que está sempre em voga – especialmente quando tratamos da retirada dos exageros. A coluna já se debruçou sobre os implantes de mama com próteses muito volumosas que, no decorrer dos anos, levam ao estiramento da pele propiciando uma queda, uma ptose das mamas mesmo em pacientes jovens.
As lipoesculturas, associadas aos enxertos de gordura, principalmente na região glútea e na região dos quadris, já foram consideradas um padrão estético que agradava alguns públicos femininos. Celebridades também investiram nesse tipo de contorno corporal. Esses procedimentos, associados a múltiplas lipoaspirações que deixam cinturas bastante finas e bem desenhadas e a enxertos de gordura, levam a um formato corporal bastante ginecoide (quadris largos, coxas largas, região glútea volumosa e cintura fina).
Com o tempo, esse perfil estético pode se tornar não harmonioso, principalmente se você ultrapassar o limite das proporções. Tudo que não é proporcional, pode se tornar não mais agradável ou bonito. Algumas pacientes associam próteses de glúteo com enxertos de gordura. É comum. O volume máximo de uma prótese é em torno de 400ml; aqueles volumes exagerados não são feitos somente com as próteses, mas sim através de associações com enxertos de gordura.
Outro tipo de procedimento que adotam é a injeção de substâncias que, na verdade, não estão liberadas nem pela Anvisa, nem pela FDA americana, e que seriam produtos com PMMA (produtos metacrílicos) ou hidrogéis. Esses procedimentos levam a complicações, a extrusão, a migração, a processos inflamatórios crônicos com fístulas. Eles não são protocolados pela medicina, não são autorizados.
Pacientes com grandes volumes nessa região normalmente têm múltiplas associações de prótese com gorduras injetáveis.
Atualmente, algumas pacientes e celebridades têm buscado a remoção desse excesso de gordura para voltar a um perfil corporal mais harmônico e proporcional – Dr. Alessandro Martins, cirurgião plástico
A retirada da gordura, nesses casos, tem que ser feita com a associação de lipoaspirações seriadas. O problema é que, da mesma forma que ocorre com as mamas, isso leva a uma distensão daquele tecido e, às vezes, alguma remoção de pele pode ser necessária para não se produzir uma flacidez. Com essa flacidez, lesões como celulite e irregularidades de contorno ficam mais evidentes. Por vezes alguma remoção de pele pode ser necessária e aí é uma área um pouco ingrata, porque o excesso de pele é retirado no sulco glúteo (banana fold, como chamamos o acúmulo de tecido e gordura localizado na região abaixo dos glúteos que compromete a estética do bumbum) ou na região onde fica a marca do biquíni, deixando uma cicatriz extensa e, por vezes, visível.
Quando falamos desses produtos injetáveis, o problema é maior ainda, porque é muito difícil a remoção: a lipoaspiração por vezes não funciona. Aí, só com cirurgia, fazendo essa cicatriz grande que se posiciona na região da marca do biquíni para conseguirmos raspar e remover esse tecido. É delicado adotar esse tipo de perfil corporal, pois é complicado remover esse tecido. É importante que as pacientes pensem bem e sejam orientadas quando vão fazer algum tipo de cirurgia de contorno corporal.
DICAS PARA MANTER O CORPO HARMÔNICO
. O harmônico proporcional é muito mais bonito que os exageros. Os pacientes devem pensar bastante nisso quando vão se submeter a algum procedimento, quando vão mudar algo em seu corpo.
. A associação de lipoaspiração e enxerto de gordura ou de lipoaspiração e prótese de glúteo são excelentes, não estou criticando essa técnica, pelo contrário. Mas isso nas pacientes que têm indicação, que querem melhorar o seu contorno, e não para produzir contornos exagerados.
. A correção dessas lipodistrofias ou dessas proporções corporais é mais difícil. Por isso é muito importante que a paciente seja bem orientada para que não se arrependa.
. Nunca utilizar esses materiais injetáveis que não são liberados, que levam a complicações a longo prazo. Muito cuidado com propostas milagrosas.
. Cada um tem o seu gosto, cada um tem o seu direito de escolher que tipo de proporção corporal quer ter ou que acha bonita. Mas tome muito cuidado com modismos. Quando falamos de roupa é uma coisa, mas, como estamos falando de corpo, as consequências podem ser um pouquinho piores.
Contato: Dr. Alessandro Martins
Facebook: clique aqui
Instagram: @dr.alessandromartins
Artigos relacionados