Vera Gimenez celebra alta hospitalar no Natal, fala da cura do seu câncer, opina sobre novelas e quer fazer teatro


A atriz de 77 anos, musa do cinema nos anos 1970 e 1980, mãe da apresentadora Luciana Gimenez e do ator Marco Antônio Gimenez, se sente grata pela alta que recebeu essa semana após internação para tratar uma pneumonia, que por pouco não fez com que passasse o Natal no hospital. Vera revela que está curada do câncer nos ossos, exalta a fé como instrumento de fortalecimento, fala do filho Marco Antônio que mora com ela agora e lamenta a falta de trabalho para atores como ele, que se dedicam ao ofício há algum tempo. Ela também anuncia que gostaria de voltar ao teatro, e analisa o mercado para os atores hoje, que muitas vezes inclui os influenciadores nas seleções de casting: “Influenciadores de quê? Essa é a questão, para começar. Você entra no perfil deles e é tudo uma grande bobagem. E é uma boagem que não é fácil, tem que querer muito fazer, porque é um compromisso de todo dia, ali, nas redes. É tudo uma grande doideira. Mas o mundo está mesmo louco, não é mesmo? Acho terrível o que está acontecendo. A gente estuda, batalha, têm muitos atores precisando trabalhar”

*Por Brunna Condini

Essa época do ano faz a gente rever os dias que passaram até aqui e também agradecer pela vida, conquistas e superações. Tem sido assim para Vera Gimenez. A atriz de 77 anos, musa do cinema nos anos 1970 e 1980, mãe da apresentadora Luciana Gimenez e do ator Marco Antônio Gimenez, se sente grata pela alta que recebeu essa semana após internação para tratar uma pneumonia, que por pouco não fez com que ela passasse o Natal no Hospital.  “Eu estava felizinha, conseguindo sair da depressão depois da perda da minha irmã e do meu sobrinho em um curto espaço de tempo, em 2022. Vi que estava doente, mas pensei que era uma sinusite, não levei a sério. Daí vivi uma semana fazendo tudo o que se possa imaginar e já estava com pneumonia. Agora ainda me sinto fraca, muito cansada, mas estou me recuperando. Não foi só a pneumonia, também tive uma fibrilação forte no meu coração, que podia ter me matado. Foi fogo, mas está tudo bem agora”. E sobre o Natal, diz: “Eu ia para São Paulo passar com a minha filha, mas vou ficar com o Marco Antônio no Rio. Não tenho mais família aqui. Mas eu e meus filhos somos muito unidos, somos a nossa família”.

Nos últimos anos, Vera teve algumas intercorrências de saúde, mas tem superado tudo com resiliência: em 1994 enfrentou um câncer de mama; em 2004 foi diagnosticada com tumores nos ossos, com os quais conviveu até pouco tempo: “Estou curada. Você sabe que com câncer, falamos de cura, mas temos sempre que estar olhando. O câncer que eu tive na costela, no osso, era o mesmo da mama. Não foram vários tipos de câncer, foi o da mama que deu metástases. Estou bem e todo ano faço exame para acompanhar”. A seguir, a atriz conversa de forma franca sobre envelhecimento, opina sobre a TV hoje, diz o que pensa sobre influenciadores trabalhando como atores, e avalia a trajetória até aqui, mesmo com os desafios que testaram a fé que a fortalece diariamente.

Vera Gimenez fala da internação que quase a fez passar o Natal no Hospital, revela cura do câncer e opina sobre o mercado para os atores hoje (Foto: Rerpodução/Instagram)

Vera Gimenez fala da internação que quase a fez passar o Natal no Hospital, revela cura do câncer e opina sobre o mercado para os atores hoje (Foto: Rerpodução/Instagram)

Eu e Marco Antônio não tínhamos preparado nada para o Natal, a gente ia viajar. Com a alta do hospital, a Luciana insistiu para irmos para São Paulo passar com ela e meus netos, mas eu disse que apesar de estar em casa, não aguento ir, continuo muito cansada. Vamos passar eu, meu filho e o meu cachorro, o amor da minha vida, o Bento. E está tudo bem. Deus está lá, segurando as pontas para mim – Vera Gimenez

Vera hoje mora com o filho Marco Antônio, ator que fez sucesso como o Urubu de ‘Malhação‘(2005), repetindo a participação na novela teen em 2010 (‘Malhação ID‘); além de ter feito outras tramas na Globo como ‘Mulheres Apaixonadas‘ (2003) e ‘Sete Pecados‘; e aproveita para atualizar sobre a vida dele: “O Marco está bem, mas infelizmente, desempregado, por isso tivemos que vender seu apartamento e ele está morando comigo. O meu apartamento é bem grande, então está tudo certo. Digo graças a Deus que ele está comigo, porque já não me sinto tão sozinha”, divide. “Já até falei para o Marco que se não quiser morar aqui, vemos um apartamento menor, para que ele tenha uma vida mais livre, mas nos damos bem. Ele é um filho maravilhoso, uma ótima pessoa”.

Vera Gimenez entre os filhos Marco Antônio e Luciana, e os netos Lucas e Lorenzo (Foto: Reprodução/Instagram)

Vera Gimenez entre os filhos Marco Antônio e Luciana, e os netos Lucas e Lorenzo (Foto: Reprodução/Instagram)

.A atriz que foi destaque na primeira versão de ‘Anjo Mau‘ (1976), e esteve ainda em outros sucessos na TV Globo como ‘Guerra dos Sexos‘ (1983), ‘Ti Ti Ti’ (a de 1985 e a de 2010) e ‘Anos Dourados‘ (1986), tendo feito cerca de 20 trabalhos em TV, e aparecido na telinha pela última vez em ‘Tempo de Amar‘ (2018), fala o que tem achado das novelas ultimamente. “Para não dizer que não assisto mais novelas, digo que gosto das bobagens que a Record passa, as novelas turcas. Mas a Globo, infelizmente, não está dando para assistir no momento”. E analisa o mercado para os atores hoje, que muitas vezes inclui os influenciadores nas seleções de casting:

Acho terrível o que está acontecendo. A gente estuda, batalha, têm muito atores precisando trabalhar. Eu mesma, também gostaria de fazer alguma coisa, mas está muito difícil. Estou querendo fazer uma peça. Vamos ver se consigo arranjar um texto com uma amiga que estava tentando escrever . Eu gostaria muito- Vera Gimenez

Vera Gimenez e Luiz Gustavo na primeira versão de 'Anjo Mau' (Foto: Acervo/ TV Globo)

Vera Gimenez e Luiz Gustavo na primeira versão de ‘Anjo Mau’ (Foto: Acervo/ TV Globo)

E acrescenta, opinando sobre influenciadores:  “Influenciadores de quê? Essa é a questão, para começar. Você entra no perfil deles e é tudo uma grande bobagem. E é uma boagem que não é fácil, tem que querer muito fazer, porque é um compromisso de todo dia, ali, nas redes. É tudo uma grande doideira. Mas o mundo está mesmo louco, não é mesmo?”.

O passar dos anos

“O envelhecimento é uma merda. Não tem o que falar. Falo do envelhecimento físico. Tenho perdido alguns amigos. Tenho visto gente com 70 anos indo embora, entendeu? E começo a a ficar um pouco ansiosa com isso. Envelhecer não é bom porque você se olha e não se reconhece. Mas faz parte da vida, o que se vai fazer? A gente vai vivendo a vida conforme ela vai aparecendo, se mostrando para a gente. Como eu sou espiritualista, acredito que as coisas estão meio que pré-determinadas, como por exemplo, casamentos, filhos, acho que a gente já vem escolhido. Mas na vida cada dia é um mergulho”, reflete.

Vera também fala sobre a fé e a resiliência que a fortalecem diante dos desafios. “Acredito em Deus, sou espiritualista. Tenho muita fé em Deus, em Jesus, nas energias cósmicas. Acredito em Nossa Senhora Aparecida. Não sou de ficar rezando, mas todo dia, na hora de dormir, eu rezo, agradeço. Quem não acredita em nada é meio complicado de viver nesse país hoje, né? É importante ter fé e estou bem, graças a Deus”.

"Como eu sou espiritualista, acho que as coisas estão meio que pré-determinadas. É importante ter fé" (Foto: Reprodução/Instagram)

“Como eu sou espiritualista, acho que as coisas estão meio que pré-determinadas. É importante ter fé” (Foto: Reprodução/Instagram)