*Por Brunna Condini
Há 21 anos, Vanessa Machado estreava na TV, no horário nobre da Globo, e no centro de uma trama pra lá de polêmica: ‘Laços de Família’. A atriz era Simone, a melhor amiga da Capitu vivida por Giovanna Antonelli, e também garota de programa. E embora tenha feito outros trabalhos na TV, após a novela de Manoel Carlos, foi na pele de Simone que a atriz ficou eternizada no imaginário popular. Nesta entrevista ao site HT, ela conta o que rolou nestas duas décadas, fala da trajetória como empresária do ramo de beleza e avalia seu afastamento da TV: “Amo atuar, sinto muita falta, pretendo voltar e não me desiludi. Fui abrindo portas e oportunidades quando a vida assim as apresentava. Quero voltar a atuar, mas hoje com outras fontes de renda. Estou numa posição de espera mais confortável. Quem sabe até produzo algo”. E, na contramão de muitos que tentam encontrar em reality show a ‘vitrine’, Vanessa afirma: “Não toparia entrar em um programa desses. Acho que não tem nada a ver comigo”.
“Não mudei de opinião sobre minha carreira. Amo atuar, sinto muita falta e pretendo voltar assim que possível” (Divulgação)
Aos 47 anos, Vanessa se tornou uma influenciadora no Instagram e desde 2014 mantém um canal no YouTube no qual dá dicas de beleza. Também é empreendedora, com uma linha de óleos essenciais para o corpo e acaba de lançar uma espuma de limpeza para a pele em parceria com uma empresa de cosméticos. Ela é mesmo sua melhor ‘garota-propaganda’ e, apesar de lançar mão apenas de botox, garante que a sua beleza é fruto de hábitos saudáveis. “Autocuidado é fundamental para boa qualidade de vida. Tenho uma rotina bem regrada durante a semana e, nos finais de semana, dou uma relaxada. Faço musculação e cuido da pele todos os dias. Faça chuva ou faça sol. E me dedico a ajudar pessoas nas minhas redes sociais a respeito de auto-estima”. E acrescenta: “Se eu pudesse dar um conselho para uma mulher que acha que não está envelhecendo bem, diria para ela que comece a se cuidar. Sempre há tempo para a gente se cuidar. Disciplina e constância garantem os resultados no corpo e mente”.
“Se eu pudesse dar um conselho para uma mulher que acha que não está envelhecendo bem fisicamente, eu diria para ela que comece. Sempre há tempo para a gente se cuidar!” (Divulgação)
De olho no público mais maduro, ela diz que pretende continuar “tocando vidas” na sua relação nas redes e através dos seus produtos. E diz que sua versão empresária tem ido bem, obrigada. “Fiquei apreensiva com a pandemia, mas graças a Deus não chegou a afetar as vendas. Acho que as pessoas ficando mais em casa acabam tendo mais tempo para se cuidar”. E anuncia: “Também tenho planos de lançar uma linha de maquiagem. Todos os produtos são veganos, feitos para humanos e testados em humanos. Disso não abro mão. Além disso, podem ser usados em todos os tipos de pele”.
Vanessa também divulgou que criou o negócio partindo da própria demanda e observação. “Mulheres maduras são geralmente esquecidas, mesmo que isso venha mudando. Então, a ideia é mostrar que podemos ser incríveis em qualquer idade. Sempre tive curiosidade sobre maneiras naturais de cuidar da pele. Estudei e falei bastante sobre o assunto nas redes sociais, mostrando que não é preciso gastar fortunas em cremes para ficar bonita. E acabei recebendo o convite para lançar a linha de produtos”.
“Também tenho planos de lançar uma linha de maquiagem. Todos os produtos são veganos, feitos para humanos e testados em humanos. Disso não abro mão. Além disso, todos os tipos de pele podem usar” (Divulgação)
Recentemente fizeram críticas à Claudia Raia por orientar exercícios nas redes, não sendo uma profissional da área. E ela justificou que contou com a orientação e acompanhamento do seu personal. Pensa em fazer algum tipo de especialização na área de cosméticos? “Acredito que quando você conhece bastante do assunto, isso proporciona uma base para falar sobre o assunto. Não falo para crianças, meu público é adulto e sabe discernir o que serve ou não para ele. Na empresa de cosméticos Dermociência, tanto a dona quanto a química, conhecem bem sobre ativos e fórmulas e temos uma troca bastante enriquecedora”, esclarece.
Solteira e sem filhos, por escolha, Vanessa observa um balanço positivo quando olha para trás: “Desde ‘Laços de Família‘, eu fiz outros trabalhos na TV, passei por outras emissoras, como a Record e a Band, integrei o elenco de uma peça teatro, um filme em Portugal, onde vivi até o final dessa produção. Me casei, separei, abri uma loja de sapatos no Fashion Mall, em São Conrado, no Rio, que hoje não existe mais. Me relacionei novamente até me separar em setembro de 2019. Hoje me dedico totalmente à minha linha de cosméticos e às minhas redes sociais, onde concentro o conteúdo que produzo. E, claro, desejo voltar a trabalhar como atriz”.
“Hoje me dedico totalmente à minha linha de cosméticos e às minhas redes sociais, onde concentro o conteúdo que produzo. E claro, desejo voltar a atuar o mais rápido possível” (Divulgação)