Um papo sobre nutrição, corpo e beleza com Patrícia Davidson Haiat, que abriu uma nova clínica na Barra da Tijuca


A nutricionista, responsável pela boa forma de famosos como Bruna Marquezine, Sabrina Sato e outros, agora se divide em dois bairros e falou sobre a filial, seu livro que está prestes a ser lançado e alimentação

Logo nas primeiras semanas de funcionamento de sua nova clínica, o site HT bateu com papo com Patrícia Davidson Haiat, a badalada nutricionista responsável pela boa-forma de famosos como Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Sabrina Sato, Fátima Bernardes e outras. Além de contar tudo sobre a nova filial, ela ainda deu dicas de beleza e corpo. Agora, além do consultório que mantém em Ipanema (e continua a todo vapor!), ela comanda um luxuoso espaço na Barra da Tijuca, que conta com spa, restaurante e diversos tratamentos estéticos, além, claro, das disputadas consultas. “Na Barra temos três médicos com especialização em nutrologia e equilíbrio hormonal, dez nutricionistas, dois educadores físicos e três enfermeiras”, contou.

patriciadavidson

Patrícia Davidson Haiat posa em sua nova clínica, na Barra da Tijuca (Foto: Bruno Ryfer)

O projeto da nova filial já existia há tempos, mas só agora saiu do papel. “Boa parte dos nossos clientes moram na Barra e sempre tivemos muita procura por parte dos moradores do bairro. Agora está em constante crescimento”, explicou. Quem não é paciente também pode frequentar a clínica, já que o espaço de mais de 250m² distribuídos em dois andares do complexo corporativo Le Monde conta com um bistrô funcional. “Temos operadores do buffet Santo Sabor, que montam o cardápio junto comigo. No restaurante vendemos produtos artesanais e opções de saladas, proteínas, acompanhamentos, sopas e sanduíches, todos sem glúten e sem laticínios”, contou.

brunamarquezine

Bruna Marquezine posa com a nutricionista na inauguração da clínica nova (Foto: Bruno Ryfer)

Além do restaurante, outro diferencial do local projetado por Leonardo Burnier Paschoal é o “Private Spa Detox”, um programa semanal de terapias específicas. “Esse spa atenderá um grupo pequeno e selecionado para seguir alguns protocolos”. Entre os programas de tratamento estão o “Detox Experience”, o “Wellness Spa” e o “Liver Spa”. “São programas revolucionários, com terapias corporais incluídas, alimentação fresca fornecida pela clínica, além de avaliações iniciais e acompanhamento diário feitas pela equipe de nutrição”, explicou. Os sortudos poderão contar, ainda, com mimos fornecidos pela Dermage em terapias corporais, banho e vestuário. Mas quem não frequentar o “Private Spa Detox” não precisa se preocupar. Patrícia continua com o serviço “Healthy Detox”, de quentinhas entregues em casa. “É uma opção para quem não tem tempo de preparar a alimentação indicada”, disse.

paollaoliveira

Paolla Oliveira é uma das clientes famosas de Patricia Davidson (Foto: Bruno Ryfer)

Patrícia foi uma das médicas pioneiras em nutrição funcional, uma forma diferente de atender as necessidades do cliente. “Vai além de quantidade de calorias e gorduras. Esse tipo de avaliação vê todos os aspectos do que é ingerido e como o organismo processa, digere, distribui e elimina os componentes nutricionais de cada alimento”, afirmou ela, que faz diferentes tipos de exames como hormônio salivar, mapeamento genético e metais tóxicos. “Antes da consulta, todos os meus clientes passam pelo ‘Food Detective’, que identifica entre 59 alimentos diferentes que podem levar a produção de anticorpos IgG, associados a intolerância e na origem de diversas doenças. Diante do perfil indicamos um desses testes. O hormônio salivar é simples e detecta possíveis desequilíbrios orgânicos, além de avaliar os níveis de esteroides disponíveis e ativos. O de metais tóxicos é através de uma tecnologia especializada para ver quais alimentos podem gerar compulsões e, assim, traçar uma estratégia para cada caso e o mapeamento genético identifica chances de possíveis doenças que podemos prevenir através de dietas”, explicou.

johnnyhaiat

Patricia Davidson e Johnny Haiat em inauguração do novo espaço na Barra da Tijuca (Foto: Bruno Ryfer)

Além disso, a clínica ainda oferece um teste metabólico, que identifica o momento do exercício físico que o paciente começa a perder gordura e o gasto calórico. “Essa avaliação consiste em análise do seu metabolismo de repouso e de atividade, por meio de análise de gases e aproveitamento de oxigênio. Além do laudo, onde se consegue observar o consumo energético diário, basal e em atividade, é montado um mapa metabólico para auxiliar na prescrição da dieta”.

Além da formação tradicional, Patrícia estudou medicina chinesa e ortomolecular e usa seus conhecimentos para prescrever suplementos e tratamentos alternativos como acupuntura e auriculoterapia. Para ela, aliar nutrição e estética é fundamental. “É maravilhoso, porque reduz o risco de flacidez, ajuda na redução de medidas e celulites, o que já dá um estímulo aos clientes”, garantiu. Perguntada sobre alimentação detox, Patrícia garante que é muito bom  para qualquer corpo. “O detox serve para otimizar o funcionamento orgânico através da eliminação de toxinas e pode ser aliada com dietas de emagrecimento, performance e outras”. Já sobre a moda de restringir glúten e lactose, a nutricionista é taxativa: “É negativo quando não fazem de forma personalizada. Tem gente que quer tirar alimentos sem acompanhamento, aí não tem resultados”.

julianaknust

Juliana Knust também é cliente de Patrícia Davidson e prestigiou a inauguração (Foto: Bruno Ryfer)

Com a abertura da segunda clínica, a bem-sucedida profissional divide seu tempo entre os dois bairros e a atenção aos filhos. E ainda dá conta de duas pós-graduações por ano, uma online e outra em São Paulo. “Trabalho de 8h às 19h30 todos os dias. Quando chego em casa, ajudo nos deveres de casa dos filhos, monto aulas, respondo e-mails e malho duas vezes por semana na praia de Ipanema com um personal. Me divido assim: às terças e quintas na Barra e às segundas, quartas e sextas em Ipanema”, disse ela, se declarando à profissão: “Não trocaria a nutrição por nada”. A disputada agenda ainda tem espaço para um projeto especial: seu livro. Ela, que já é co-autora dos títulos “Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica”, “Nutrição Clínica Funcional: obesidade”, “Nutrição Clinica Funcional – Fitoterapia” e “Gastroproct”, está prestes a lançar o esperado “Dieta para casais”, que sai em novembro. Claro que, durante a conversa, não poderíamos deixar de perguntar qual o principal erro que as pessoas que querem emagrecer cometem. Patrícia opinou: “Repetem muito o que come. O ideal é rodiziar as opções”. Está ensinado.

Este slideshow necessita de JavaScript.