Durante o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acaba de ser realizado com um super sucesso em Gramado (RS) e tem tudo para entrar para o roteiro das maiores feiras de acessórios da América do Sul, conheci a fundo o trabalho da designer Claudia Martinez, que já fabricou calçados, bolsas e acessórios para grandes marcas brasileiras como Animale, Farm, Abrand, Mara Mac e Redley e investe em uma carreira solo incrível.
A gaúcha de Porto Alegre tem sua marca própria by Claudia Martinez, e eu conferi cada uma de suas peças, que se diferenciam pela exclusividade e sofisticação com destaque para looks e acessórios fabricados com Python. Eu simplesmente amei. Ela nos conta que sua trajetória no mundo da moda teve início aos 18 anos, como fabricante de roupas. No ramo calçadista atua desde 1995 quando trabalhou e adquiriu experiência em uma empresa americana.
Claudia tornou-se fabricante da sua própria coleção em 1999. Nesta época utilizava apenas o couro na produção de sua coleção. Seu estilo é reconhecido pela qualidade e bom gosto identificados em cada detalhe dos calçados que produz. “A partir de 2002, passei a desenvolver modelos utilizando couro de cobra Python, material sofisticado e muito utilizado pelas melhores grifes do mundo. Atenção: este material é importado da Indonésia, India e China – com a devida liberação do Ibama. Muito mais que sofisticação, o couro da cobra Python, que não existe Brasil, traz conforto e durabilidade para os modelos de sapatos, bolsas e acessórios confeccionados”, comenta.
Mas, se vocês pensam que ela fica só no Python em suas peças fabricadas estão enganados. Ela afirma que também aposta em produtos com outros materiais exclusivos, como forma de diversificar a marca e atrair uma gama maior de consumidores. Outra matéria prima utilizada pela designer é o “mestiço”. Trata-se de um couro de cabra de fino toque e leveza. Claudia também utiliza nas suas confecções couro de animais exóticos como arraia, crocodilo, tilápia, pirarucu e canela de avestruz. Um luxo!
Inovação e criatividade são marcas de Claudia Martinez. A combinação de materiais diferenciados, modelos exclusivos e variedade de produtos caracterizam seu estilo e explicam o sucesso das suas criações no universo feminino em todo o Brasil. Apesar das diferenças climáticas que podem diferenciar o vestuário nas diferentes regiões do País, todos os produtos desenvolvidos pela estilista podem e são utilizados em qualquer estado brasileiro.
Vamos a um pingue-pongue com Claudia:
1) Como enxerga o mercado de moda e acessórios hoje?
_ O mercado da moda e acessórios está em grande crescimento, porém os consumidores estão mais exigentes e têm valorizado mais a qualidade do produto ao invés da quantidade.
2) Quem foram meus maiores compradores?
_ Já fabriquei calçados, bolsas e acessórios para grandes marcas como: Animale, A. Brand, Maramac, Redley, Shop 126, Check List, Farm, entre várias outras.
3) O Brasil está preparado para produzir python? Por que?
_ O Brasil não está preparado para “produzir” python, pois não possuímos esta cobra no Brasil. As peles de python são importadas dos países asiáticos e África, países esses que possuem certificados CITES (convenção que regula o comércio internacional destas espécies). Porém somos aptos a beneficiar as peles importadas aqui mesmo.
4) Por que é elegante uma mulher com python?
_ Uma mulher utilizando produtos em python fica elegante, pois são peças exclusivas devido ao trabalho minucioso e artesanal feito nas peles.
5) O que a mulher do Sul usa que a mulher do Sudeste não usa?
_ Tudo o que produzo pode e é utilizado em qualquer estado brasileiro, mesmo com as diferenças climáticas.
6) O que tem de relevante em utilizar python?
_ O Python possui diferencial em conforto, durabilidade e exclusividade. Sua exclusividade se deve ao fato de algumas das peles serem artesanais, ou seja, pintadas à mão, podendo se tornar únicas.
7) Por que a diversificação de materiais se é uma expert em python?
_ Para atingir uma maior gama de consumidores é necessário diversificar a produção da marca, além do que, outros materiais como mestiço (fino couro de cabra) também são diferenciados.
Artigos relacionados