De toy arts endiabrados a pin ups temperadas com ceviche na arte de designers peruanos


Exposição em São Paulo apresenta a fina flor do moderno design com curadoria de Mariana Magtaz

Se você acha que o Peru se resume a Machu Picchu, degustação de ceviches e comboios de  índias de poncho colorido descendo os Andes na garupa de lhamas, está na hora de expandir seus horizontes. A Galeria Nacional, em São Paulo, exibe a partir de hoje a exposição “Sete Visões Sobre o Design Peruano”, com curadoria de Mariana Magtaz. Entre os objetos expostos, acessórios, bonequinhos e ítens de decoração modernos.

A curadora, joalheira formada pelo Gemological Institute of América (Carlsbad, CA), pretende passar uma visão contemporânea do Peru moderno, trazendo designers que usam as ricas raízes culturais do país como inspiração. Entre os expositores, Rafael Lanfranco vai fundo na pesquisa de cerâmicas pré-colombianas para criar os Wakos, toy arts que fazem Picachu e outras elucubrações japonesas parecerem uma pré-histórica Vênus de Willendorf. Álvaro Chang-Say é designer de mobiliário de mão cheia e cria utilitários, como cadeiras, estantes e cabideiros, confeccionados em madeira que são a alegria do povo clean, enquanto Vacida Erda é uma espécie de Gilson Martins local, com bolsas coloridíssimas em materiais divertidos. E toda atenção para a artista gráfica Shila Alvarado é pouco! É que a graphic designer, cansada dos padrões estéticos europeus, prefere aposentar as louras geladas a favor de calientes pin ups com visuais latino-americanos. Cheias de curvas e cinturas generosas, bem de acordo com o visual de morenaças como Juliana Paes ou aquela cantora de cúmbias das antigas, a peruaníssima perua Yma Sumac.

A Galeria Nacional, dos sócios Marcelo Tilkian Maia e Priscilla Nasrallah, é especializada em objetos de design contemporâneos.

 

 

Serviço

Exposição de 1 a 19/10 de 10h às 19h de segunda a sexta, de 12h às 18h aos sábados

Galeria Nacional

Rua Barão de Capanema, 208 – Jardins – São Paulo (11) 3063-5731