Sonia Capeta, ex-rainha da bateria da Beija Flor, tem casa inundada com as chuvas em Nilópolis, no RJ, e pede ajuda


Personagem da Beija Flor de Nilópolis, do carnaval carioca e de documentário, Sonia Capeta teve a casa invadida pela água na primeira tempestade do ano. A passista perdeu mantimentos e teve móveis avariados estando com quatro crianças em casa. Esta não é a primeira vez que isso acontece com Sonia. Em outra ocasião, quando morava em Anchieta, Rio, a chuva forte a fez perder o Estandarte de Ouro de 1994. A esposa da sambista encabeçou uma campanha para fazer uma réplica da premiação, que Sonia recebeu na última semana. Artistas comentaram no Instagram de Sonia intencionados em ajudar, mas até agora não houve posicionamento da classe

*por Vítor Antunes

As chuvas da primeira semana de 2024 vieram trazendo prejuízos a uma figura icônica do carnaval carioca. Sonia Capeta, que entrou para o Panteão das Rainhas de Bateria da escola de samba Beija-Flor, passou por apuros. A casa em que ela mora em Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio, foi inundada. “Minha casa encheu e a água bateu na canela. Tudo foi afetado. A água molhou minha cama boxer, o armário, assim como o sofá. A geladeira pifou e ainda sabemos se voltará a funcionar”, revela a passista, que já foi personagem de documentário. Alguns dos mantimentos conseguiram ser salvos. Esta, contudo, não é a primeira vez que Sonia passa por problemas desta natureza: “Quando eu morava na Alcobaça, avenida do bairro de Anchieta, Zona Norte do Rio, cheguei a perder meus Estandartes de Ouro, que foram recuperados pela minha esposa, Tatiana. Ainda que tenha ficado triste pelas perdas, veio a alegria”, disse. No dia 4, Sonia Capeta foi homenageada pela Beija-Flor, recebendo a réplica do Estandarte de Ouro perdido, numa campanha liderada por Tatiana, pelo jornalista Aydano André Motta e pela porta-bandeira Selminha Sorriso. Tratava-se daquele que ela recebeu em 1994, na categoria “Passista Feminino“.

Eu estava com quatro crianças em casa e via a água entrando por tudo quanto era lugar – Sonia Capeta

Segundo Sonia relata, esta é a primeira vez que a atual casa, em Nilópolis, é inundada. “Agora vou tentar arrecadar dinheiro para fazer um ralo e batentes para dificultar a entrada da água”, revelou a sambista de 60 anos. Ainda que trabalhe de carteira assinada, na Creche Maria das Dores Ramos Ribeiro, Sonia está de férias e não receberá pagamento em janeiro. Os vizinhos têm colaborado com doações. Alguns artistas famosos também se prontificaram em ajudar, mas até o dia desta entrevista, tal fato ainda não havia ocorrido. “Por enquanto ninguém me ajudou não, só Deus e a minha esposa, mas se alguém quiser me ajudar, agradeço”.

Estou tranquila e sei que Deus está trabalhando para eu restaurar tudo aquilo que perdemos – Sonia Capeta

No momeno em que esta entrevista foi realizada, chovia em Nilópolis. Sonia preocupou-se: “Vou ver se arrumo uma perna-de-três [um tipo de madeira] para assim levantar a minha geladeira e freezer para não perder mais e proteger o que sobrou”, disse.

Sonia Capeta postou em suas redes sociais a água invadiando sua casa (Foto: Reprodução/Instagram)

CARNAVAL 2024 

Não foram localizados dados precisos que apontem desde quando Sonia Capeta foi Rainha da Bateria da Beija Flor, mas cogita-se que esteve à frente dos ritmistas desde 1983 e ficou até 2002, quando foi substituída por Raíssa de Oliveira. Neste ano, 2024, como não poderia ser diferente, ela desfilará na Beija-Flor, numa alegoria. “Estou animada e a minha fantasia está quase pronta. Vou desfilar no Carro 4, que está lindo. Quero que a Beija Flor ganhe, mas que as outra escolas também façam um carnaval bonito”. 2024 é o primeiro ano de João Vítor Araújo como carnavalesco da Beija-Flor, e Sonia garante que o casamento entre ele e a escola está em ordem: “João Vítor é um cara humilde, um cavalheiro, e a escola o abraçou”.

Tatiana e Sonia Capeta: esposa da passista mobilizou uma campanha para fazer uma réplica do Estandarte de Ouro perdido com a chuva (Foto: Reprodução/Instagram)