*por Vítor Antunes
As chuvas da primeira semana de 2024 vieram trazendo prejuízos a uma figura icônica do carnaval carioca. Sonia Capeta, que entrou para o Panteão das Rainhas de Bateria da escola de samba Beija-Flor, passou por apuros. A casa em que ela mora em Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio, foi inundada. “Minha casa encheu e a água bateu na canela. Tudo foi afetado. A água molhou minha cama boxer, o armário, assim como o sofá. A geladeira pifou e ainda sabemos se voltará a funcionar”, revela a passista, que já foi personagem de documentário. Alguns dos mantimentos conseguiram ser salvos. Esta, contudo, não é a primeira vez que Sonia passa por problemas desta natureza: “Quando eu morava na Alcobaça, avenida do bairro de Anchieta, Zona Norte do Rio, cheguei a perder meus Estandartes de Ouro, que foram recuperados pela minha esposa, Tatiana. Ainda que tenha ficado triste pelas perdas, veio a alegria”, disse. No dia 4, Sonia Capeta foi homenageada pela Beija-Flor, recebendo a réplica do Estandarte de Ouro perdido, numa campanha liderada por Tatiana, pelo jornalista Aydano André Motta e pela porta-bandeira Selminha Sorriso. Tratava-se daquele que ela recebeu em 1994, na categoria “Passista Feminino“.
Eu estava com quatro crianças em casa e via a água entrando por tudo quanto era lugar – Sonia Capeta
Segundo Sonia relata, esta é a primeira vez que a atual casa, em Nilópolis, é inundada. “Agora vou tentar arrecadar dinheiro para fazer um ralo e batentes para dificultar a entrada da água”, revelou a sambista de 60 anos. Ainda que trabalhe de carteira assinada, na Creche Maria das Dores Ramos Ribeiro, Sonia está de férias e não receberá pagamento em janeiro. Os vizinhos têm colaborado com doações. Alguns artistas famosos também se prontificaram em ajudar, mas até o dia desta entrevista, tal fato ainda não havia ocorrido. “Por enquanto ninguém me ajudou não, só Deus e a minha esposa, mas se alguém quiser me ajudar, agradeço”.
Estou tranquila e sei que Deus está trabalhando para eu restaurar tudo aquilo que perdemos – Sonia Capeta
No momeno em que esta entrevista foi realizada, chovia em Nilópolis. Sonia preocupou-se: “Vou ver se arrumo uma perna-de-três [um tipo de madeira] para assim levantar a minha geladeira e freezer para não perder mais e proteger o que sobrou”, disse.
CARNAVAL 2024
Não foram localizados dados precisos que apontem desde quando Sonia Capeta foi Rainha da Bateria da Beija Flor, mas cogita-se que esteve à frente dos ritmistas desde 1983 e ficou até 2002, quando foi substituída por Raíssa de Oliveira. Neste ano, 2024, como não poderia ser diferente, ela desfilará na Beija-Flor, numa alegoria. “Estou animada e a minha fantasia está quase pronta. Vou desfilar no Carro 4, que está lindo. Quero que a Beija Flor ganhe, mas que as outra escolas também façam um carnaval bonito”. 2024 é o primeiro ano de João Vítor Araújo como carnavalesco da Beija-Flor, e Sonia garante que o casamento entre ele e a escola está em ordem: “João Vítor é um cara humilde, um cavalheiro, e a escola o abraçou”.
Artigos relacionados