Sinônimo de alta tecnologia, SENAI CETIQT faz parceria com Fiocruz e Klabin no desenvolvimento de embalagem antiviral


Com sua infra-estrutura high tech e a competência de seus profissionais, o SENAI CETIQT reflete a síntese da capacidade tecnológica em responder rapidamente as necessidades das empresas e da sociedade. A mais recente ação no combate à disseminação do coronavírus (SARS-CoV-2), por exemplo, foi a sinergia com a Klabin – maior produtora de papéis para embalagens e embalagens de papelão ondulado e sack kraft do país – no desenvolvimento de um revestimento com propriedade antiviral, com componentes orgânicos e livre de metais em sua composição. Outro parceiro neste projeto é a Bio-Manguinhos/Fiocruz, que realiza as análises para comprovação de atividade antiviral em têxteis ou formulações a serem aplicadas em têxteis. O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) – organização integrante do SENAI CETIQT -, que atua de forma transversal em temas identificados como portas para o futuro para as cadeias dos segmentos químico e têxtil, entre outros, está à frente do desenvolvimento das pesquisas

Maior centro latino-americano de geração de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil, de confecção e química – setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país – e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para a Quarta Revolução Industrial, o SENAI CETIQT, com sua infra-estrutura high tech e a competência de seus profissionais, reflete a síntese da capacidade tecnológica em responder rapidamente as necessidades das empresas e da sociedade. A mais recente ação no combate à disseminação do coronavírus (SARS-CoV-2), por exemplo, foi a sinergia com a Klabin – maior produtora de papéis para embalagens e embalagens de papelão ondulado e sack kraft do país – no desenvolvimento de um revestimento com propriedade antiviral, com componentes orgânicos e livre de metais em sua composição. Outro parceiro neste projeto é a Bio-Manguinhos/Fiocruz, que realiza as análises para comprovação de atividade antiviral em têxteis ou formulações a serem aplicadas em têxteis.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) – organização integrante do SENAI CETIQT -, que atua de forma transversal em temas identificados como portas para o futuro para as cadeias dos segmentos químico e têxtil, entre outros, está à frente do desenvolvimento das pesquisas.  Ele está estruturado em três plataformas tecnológicas de pesquisa e uma área de inteligência competitiva, modernos laboratórios de Biotecnologia, Engenharia de Processos, Transformação Química e Fibras, em um investimento em equipamentos de última geração e únicos na América Latina.

Enquanto o mundo estava desenvolvendo a vacina contra Covid, paralelamente profissionais capacitados trabalhavam também em soluções cada vez mais importantes de EPIs que puderam e podem salvar vidas. O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, uniu-se a Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz, e à empresa Diklatex para o desenvolvimento de um tecido capaz de neutralizar o novo coronavírus. Os testes demonstraram que amostras de tecido foram capazes de inativar mais de 99,9% das partículas virais para a Covid-19. Esses tecidos antivirais até hoje são usados na produção de máscaras, aventais e ‘scrubs’.

O ISI também, através de suas pesquisas, identificou que pode-se produzir o álcool em gel 70% com novas formulações derivadas da nanocelulose e/ou outros produtos naturais e auxiliou empresa para a produção em escala industrial e, assim, atendendo demandas do Brasil de Norte a Sul e com ênfase total em sustentabilidade.

Já o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) elaborou manuais de boas práticas de fabricação de EPIS, que podem ser consultados a qualquer momento e disponibilizou toda a estrutura do Fashion Lab, primeiro laboratório high tech para experimentação tecnológica no setor têxtil e de confecção. Profissionais colocaram à disposição de indústrias, pequenas empresas e instituições de pesquisas toda a infra-estrutura física e intelectual para o desenvolvimento de soluções práticas e inovadoras, como a fabricação de protetores faciais (viseiras e máscaras) e vestimentas, em prol da sociedade. Foram desenvolvidas normas técnicas para a fabricação de máscaras, aventais e capotes para que empresas pudessem fabricar esses materiais vitais em tempo recorde. Mais? O IST, no primeiro mês da pandemia, março de 2020, desenvolveu um conjunto de informações sobre a confecção de máscara de proteção alternativa para a população, produto foi simplificado e adaptado para a confecção em maquinário industrial ou semiindustrial.

SENAI CETIQT + KLABIN + BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ

O projeto consiste no desenvolvimento de um revestimento aplicado em papel kraft, prioritariamente para embalagens de e-commerce, com propriedades antivirais e já conta com pesquisas e testes de eficácia realizados pelo Bio-Manguinhos/Fiocruz, uma das organizações mais respeitadas no país para este fim. Os testes apontaram que a nova embalagem conseguiu inativar o vírus com eficácia comprovada superior a 99%, em até um minuto de contato, em relação ao coronavírus (SARS-CoV-2). Outras cepas poderão ser testadas na pesquisa.

“O Instituto possui uma parceria com a Klabin que é fruto do bom relacionamento construído ao longo dos últimos anos, a partir de outros projetos desenvolvidos, como álcool em gel. Com o credenciamento do Instituto junto a Embrapii, a Klabin nos procurou com o desafio de desenvolver uma solução para embalagens celulósicas para e-commerce. Com a escalada do número de casos em todo o mundo e a necessidade de isolamento das pessoas, a demanda por este tipo de serviço cresceu substancialmente. Dessa forma, com o objetivo de frear o avanço da disseminação do vírus Sars-CoV-2 humano no país, partimos para o desenvolvimento de uma solução fora da caixa, a partir de uma tecnologia sem qualquer tipo de metal em sua composição, 100% orgânica e ambientalmente amigável em sua composição”, afirma José Carlos Dutra Filho, consultor da plataforma de Fibras do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

Segundo o pesquisador, “a coordenação de Inovação em Fibras, apresenta infraestrutura completa para desenvolvimentos em escala protótipo, abarcando processos convencionais e avançados da indústria nacional. O instituto está disponível a pesquisa, desenvolvimento e inovação em fibras e processos correlatos para aplicações em geral”.

De acordo com a Klabin, a solução é direcionada, prioritariamente, ao comércio eletrônico, frente ao intenso manuseio das embalagens até chegarem ao consumidor final. A proposta é manter a resistência da embalagem, protegendo o produto transportado e evitando a contaminação. O ativo orgânico mantém a reciclabilidade das embalagens que são provenientes de florestas plantadas e certificadas da Companhia, o que reduz significativamente a geração de resíduos e contribui para a economia circular.

“A Klabin tem como objetivo ser referência em soluções responsáveis que atendam às constantes transformações da sociedade e a inovação é um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios. O desenvolvimento sustentável da Companhia está diretamente ligado ao cuidado com a sociedade e com o meio ambiente. Para nós, é motivo de orgulho poder contribuir com o combate ao coronavírus ao mesmo tempo em que geramos valor para os clientes e para a sociedade por meio dessa inovação. A oferta de embalagens inovadoras para o e-commerce permite a consolidação do papel como protagonista desse segmento e reforça a nossa vocação para a criação de um futuro mais sustentável”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.”

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.