No Dia Nacional do Químico, terça-feira, 18 de junho, o SENAI CETIQT, realizará a QUIMIFEST, uma Feira de Química, na unidade da Barra da Tijuca, das 9h às 17h. A instituição tem como chancela em seus 75 anos de atuação, a expertise da vanguarda de suas ações inovadoras para a indústria nacional e uma faculdade sinônimo de movimento constante em capacitar pessoas para a inserção imediata no mercado de trabalho. Norteado pelos pilares educação profissional, tecnologia e inovação voltados para os setores industriais têxtil, de confecção e químico, o SENAI CETIQT busca, de forma permanente, “ser indutora da inovação e em serviços que pavimentam o desenvolvimento das empresas”. E vamos a uma informação importantíssima: a entrada é gratuita.
A programação contará com palestras, workshops, apresentação de experimentos e mesas redondas. O objetivo do evento é democratizar o acesso ao conhecimento e despertar a curiosidade pelo universo dos elementos. As pessoas interessadas deverão se inscrever por meio da plataforma Sympla.
Entrada gratuita. Acesse o link: https://www.sympla.com.br/
A feira terá uma programação completa e voltada para toda a sociedade, incluindo alunos do ensino médio, estudantes de graduação em áreas relacionadas à engenharia e profissionais da indústria química. Entre os destaques estão a palestra principal com Harley Moraes Martins, presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), seguida por workshops pela manhã e à tarde, abrangendo temas, como Arduíno na prática, Storytelling com Ciências, Lego na Prática, entre outros.
O SENAI CETIQT possui um portfólio diverso e inovador, capaz de conquistar diversos segmentos da área têxtil. Com cerca de 300 ensaios acreditados pelo Inmetro – entre eles o laboratório de microbiologia, único no Brasil que atende a demandas hospitalares, tecnologias únicas e laboratórios com diversas ramificações -, essa certificação agrega valor ao produto oferecido ao mercado, porque garante a segurança nos requisitos de ensaios físicos, mecânicos, solidez e toxicidade. Devido a esses fatores, o CETIQT foi atestado como o quinto laboratório a ser acreditado pelo Inmetro no Brasil.
As instalações high tech na unidade Barra da Tijuca abrigam a Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST) em um espaço de 16 mil metros quadrados de área construída. São dezenas de laboratórios e ambientes dedicados à inovação. Além disso, possui uma infraestrutura de coworking. Só para você, leitor, ter uma ideia, a área de Metrologia tem os seguintes laboratórios: Físico, Químico, Flamabilidade, Toxicidade, Colorimetria, Microbiologia e Calibração, Organismo Certificador de Produto (OCP), focado em máscaras cirúrgicas e cinturões de segurança; e o Fashion Lab, hub de inovação, composto de Espaço Maker e Coworking, Laboratórios de Prototipagem (de Confecção e 3D), além da Planta de Confecção 4.0, a primeira da América Latina.
Os laboratórios do IST possuem infraestrutura moderna e equipe técnica qualificada, o que possibilita a realização dos serviços metrológicos de ensaios físicos e químicos em materiais têxteis, medições colorimétricas e calibrações de instrumentos óticos alinhadas aos avanços tecnológicos da cadeia têxtil, confecção, moda e afins. Como diferencial, os laboratórios possuem rastreabilidade a laboratórios nacionais e internacionais. O portfólio integrado de consultorias do IST tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sistêmico do segmento industrial. Apresenta soluções que partem da criação chegando até a comercialização dos produtos, focadas na redução de custos de projeto e na melhoria do desempenho de processos e produtos.
A fim de cumprir a missão de formar, inserir no mercado de trabalho e aperfeiçoar profissionais para e da indústria brasileira com metodologia inovadora, todo o trabalho pedagógico executado pela Faculdade SENAI CETIQT “parte da realização de estudos de prospecção tecnológica e mercadológica e da análise de dados da educação e do mercado de trabalho, referentes às ocupações de determinada área tecnológica. O objetivo é analisar as mudanças em processo nos contextos de trabalho daquela área ou segmento industrial e definir as competências que devem compor os perfis profissionais aderentes às demandas atuais e às perspectivas de futuro que se apresentam”.
MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO
O Dia Nacional do Químico faz referência a Lei Mater dos Químicos, que foi promulgada pelo presidente Juscelino Kubtitschek (1902-1976), em 18 de junho de 1956, que dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e a criação dos Conselhos de Química: CFQ/CRQs. Uma conquista importante para a atuação desses profissionais, que a partir de então passaram a atuar ativamente no progresso tecnológico e na melhora da qualidade dos produtos nacionais.
Ainda durante a manhã haverá uma sessão de pôsteres e demonstrações de experimentos, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar projetos de pesquisa e inovação na área. A tarde continuará com workshops sobre alquimia brilhante (experimentos com prata e ouro), purificação da água sem químicos e repelentes de produtos naturais.
O evento encerra com uma mesa redonda sobre os Desafios e Oportunidades na Indústria Química, mediada por Roberto Bentes, professor da Faculdade, com a participação de profissionais do setor e a presença da palestrante Beatriz Vieira de Lima, especialista na área de tecnologia e desenvolvimento de polímeros em empresas do segmento petroquímico.
Serviço:
Evento: QUIMIFEST
Data: 18/06/2024
Horário: 09h às 17h
Local: Avenida Luís Carlos Prestes, nº 230, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.
Artigos relacionados