O Brasil concentra a maior biodiversidade do planeta. E o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” . O objetivo é reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam. Também discutirar, na edição da SNCT de 2024, o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação. O SENAI CETIQT, que oferece à indústria e ao mercado um leque de serviços transversais nas áreas de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação que o consagraram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva da indústria química e têxtil, hoje, dia 16, e amanhã, realizará, em sua unidade localizada na Barra da Tijuca, uma série de atividades em sinergia com o evento realizado há 20 anos de Norte a Sul do país.
Com 75 anos nas páginas da História do país, o SENAI CETIQT é sinônimo de excelência de produção de conhecimento, tecnologia e inovação. É indutores de inovação e modernização tecnológicas, além de cuidar da formação profissional para o futuro do trabalho e da indústria. A Faculdade SENAI CETIQT é totalmente voltada para a mais alta capacitação do aluno para o mercado profissional, colaborando para os programas de empregabilidade no país. E acrescento: é propulsor do desenvolvimento de uma pluralidade de competências. Quando falamos em Tecnologia Têxtil, de Confecção e Moda + Química, são desenvolvidos os melhores serviços de consultoria, ensaios laboratoriais, infraestrutura com plantas-piloto, laboratórios para criação e prototipação e desenvolvimento de produtos de moda, visando sempre a competitividade, a produtividade, a sustentabilidade e a ampliação do mercado de empresas do setor.
Haverá uma programação que inclui palestras e oficinas práticas gratuitas, que conectarão tecnologia, ciência e moda. Estudantes, professores, pesquisadores e representantes de instituições públicas ou privadas, e demais interessados poderão participar. Entre as atividades estão uma palestra sobre gestão de resíduos nas confecções, trazendo alternativas sustentáveis para a reciclagem e reaproveitamento de materiais têxteis, oficinas de produção de sabão natural a partir de óleos vegetais, extração de pigmentos naturais, artesanatos com materiais naturais, entre outros.
A edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 abordará os biomas, que “desempenham papel crucial na regulação do clima, na conservação dos recursos hídricos e na viabilização de atividades agrícolas e extrativas”; os saberes tradicionais com o “conhecimentos, práticas, habilidades e crenças desenvolvidos ao longo de gerações pelas comunidades e pelos povos brasileiros” e as tecnologias sociais que “unem saberes tradicionais e conhecimentos técnicos/científicos de maneira inclusiva, construtivista e participativa”.
Instituída em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
O SENAI CETIQT atua na promoção de uma indústria sustentável, inovadora e competitiva, investindo nas áreas de sustentabilidade e economia circular, por meio da oferta de consultorias, projetos de estudos, pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos, novos processos e recursos naturais; além de se dedicar às formações profissionais e consultorias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da moda.
Artigos relacionados