A Indústria 4.0 transforma a maneira como as máquinas utilizam informações para otimizar o processo de produção tornando-o mais econômico, ágil e autônomo. Estamos no tempo de reconfigurar, ressignificar novas perspectivas e, certamente, com os pilares do olhar diferenciado para o meio ambiente, economia e questões sociais. No que tange o setor automotivo brasileiro, são profissionais cada vez mais especializados que vão conduzir a indústria nacional no processo de transformação incrementando conceitos como automação, responsabilidade ambiental, controle de dados e informações, tudo baseado no que há de mais inovador. O setor automotivo emprega 1,3 milhão de brasileiros e, em 2024, criou aproximadamente 100 mil novos empregos na cadeia, entre diretos e indiretos.
O SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil, de confecção e química, e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para a Quarta Revolução Industrial, por meio do Programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação) está oferecendo seis cursos gratuitos de curta duração – uma oportunidade única para profissionais da indústria automotiva. Foram desenvolvidos para atender às demandas de montadoras e sistemistas, promovendo a qualificação técnica e tecnológica da cadeia automotiva no Brasil. As aulas são online, autoinstrucionais e práticas, com duração de 4 a 8 horas, e são voltadas tanto para profissionais da área quanto para a sociedade em geral.

SENAI CETIQT inaugura, na Barra, novas instalações com alta tecnologia para a Faculdade e IST
Com grande know how em ter formado a primeira turma do Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0, o SENAI CETIQT está em conexão com a melhoria contínua de profissionais para o mercado de trabalho voltado à tecnologia automotiva. O MOVER vai ajudar o Brasil a cumprir seus compromissos com a descarbonização do planeta e com o enfrentamento às mudanças climáticas. Ele está alinhado ao projeto de neoindustrialização, inovador, sustentável e exportador, e a outras medidas importantes do governo na direção de uma economia mais verde. E os cursos no SENAI CETIQT estão em simbiose com os pilares do Programa MOVER, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) voltada para descarbonização, desenvolvimento sustentável e competitividade global.
Espera-se que 2025 traga um crescimento de 5% nas vendas. Isso resultaria em aproximadamente 2.608.977 unidades comercializadas, reforçando a confiança das montadoras no mercado brasileiro. O Brasil fechou 2024 como o oitavo maior produtor de veículo mundo, com alta de 9,7%, a projeção inicial de produção para 2025 é de crescimento de 7,8% que, se concretizada superará 2,7 milhões de leves e pesados.
O programa MOVER estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões. É focado no desenvolvimento da cadeia automotiva no Brasil, com ênfase em produtividade, descarbonização, inovação tecnológica e sustentabilidade. Promove a descarbonização do setor automotivo, estimulando eficiência energética, reciclagem de materiais e redução de impostos para empresas menos poluentes, através de consultorias hands-on, pesquisa e desenvolvimento, e capacitação de competências técnicas. Além disso, fomenta alianças industriais e projetos estruturantes com impacto significativo na cadeia produtiva, incluindo cursos avançados.
A partir do MOVER, veremos o avanço em vários pontos. Entre eles, está sua definição como um programa de “Mobilidade e Logística Sustentável de Baixo Carbono”, proporcionando a inclusão de todas as modalidades de veículos capazes de reduzir danos ambientais. O novo programa também aumenta os requisitos obrigatórios de sustentabilidade para os veículos comercializados no país. Entre as novidades está a medição das emissões de carbono “do poço à roda”, ou seja, considerando todo o ciclo da fonte de energia utilizada.
O projeto já alcançou mais de 1.800 inscritos nas oficinas gratuitas, 103 projetos de inovação aprovados, com mais de R$ 236 milhões em fomento total. Também possui 194 empresas parceiras impactadas por consultorias e ações diretas, e consultorias hands- on, que resultaram em 20% de ganho de produtividade em Lean e 10% em digitalização.
TEMAS ABORDADOS
- Estratégias de Logística Sustentável: Soluções para otimizar a cadeia de suprimentos, com foco na redução de impactos ambientais.
- Indústria 0 na Manufatura Automotiva: Tecnologias avançadas para modernizar a produção e aumentar a eficiência.
- Inteligência Artificial e Machine Learning: Uso de automação inteligente para melhorar processos e tomadas de decisão.
- Novas Matrizes Energéticas em Veículos: Fontes de energia renováveis que impulsionam a sustentabilidade.
- Inovação em Materiais Sustentáveis: Desenvolvimento de materiais com menor impacto ambiental.
- Inteligência Competitiva na Indústria Automotiva: Estratégias analíticas para criar vantagens competitivas no mercado.
Artigos relacionados