O SENAI CETIQT ficou em primeiro lugar no ranking do Programa de Incentivo ao Engajamento e Desenvolvimento da Unindústria (Universidade Corporativa Sesi Senai). A premiação é pautada com base em um índice de participação dos funcionários (gestores, docentes e técnicos) nos cursos oferecidos pela instituição, responsável por apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para as atividades de equipe de trabalho do SESI e SENAI em âmbito nacional.
O foco da Unindústria está no mapeamento e desenvolvimento das competências necessárias ao alcance dos desafios estratégicos, bem como na busca de novas oportunidades e otimização de ações existentes de educação corporativa voltadas ao seu público.
“Os cursos da Unindústria me ajudaram a melhorar minha relações interpessoais e relacionamentos com as áreas internas”, afirmou Wallace Ribeiro, Assistente Operacional do SENAI CETIQT.
O monitoramento aconteceu durante todo o ano de 2019 e como indicadores foram considerados a participação em cursos que possuem carga horária superior a duas horas, o desempenho nos cursos (aprovação, reprovação e evasão), o aproveitamento de vagas e a quantidade de colaboradores engajados em cada Regional.
“Essa colocação é fruto de trabalho feito em conjunto com líderes, que propiciaram a conexão de seus liderados com os cursos. Desta forma conseguimos fazer com que todos entendessem a importância da participação nos processos de desenvolvimento. Isso fez toda diferença.”, afirma Jimmy Ramos, Coordenador de Desenvolvimento Humano do SENAI CETIQT
O aumento da média de pontuação do programa dos 10 primeiros colocados entre os anos de 2018 e 2019 é de 15 pontos percentuais. O SENAI CETIQT conquistou o primeiro lugar com 87,06% de Índice de Participação (IP).
As ações da Unindústria consistem em:
-
Desenvolver as competências essenciais dos Gestores, Docentes e Técnicos do SESI e do SENAI por meio de ações customizadas;
-
Propor melhores práticas educacionais de mercado que atendam às necessidades de desenvolvimento do público;
-
Racionalizar e disseminar as melhores práticas de Educação Corporativa já existentes no SESI e no SENAI;
-
Fortalecer a sinergia entre as ações das Entidades; e
-
Fomentar uma cultura organizacional baseada nos valores do mundo do trabalho, na inovação permanente e no autodesenvolvimento.
Artigos relacionados