Sammy Lee fala da perda da mãe para o câncer de mama: “Estava com ela quando partiu”


A influenciadora compartilha a experiência da doença da mãe e da sua perda, como forma de alerta às mulheres neste Outubro Rosa. Sammy está em paz consigo. Ela reatou o casamento com Pyong Lee, segue focada em autoconhecimento e na vivência da maternidade do pequeno Jake. “Prefiro fracassar estando com a minha família, do que prosperar sem ela. Eu sei, é radical”. Também atriz e cantora, não descarta a participação em um reality e planeja novos passos profissionais: “Estou focada na maternidade, mas tenho projetos lindos. Minha criatividade aflorou e não vejo a hora de poder compartilhar todos esses sentimentos com o mundo”

Sammy Lee fala da perda da mãe para o câncer de mama: "Estava com ela quando partiu"

*Por Brunna Condini

Em todo mundo, o tipo de câncer que mais acomete mulheres, é o de mama. E neste mês, com a campanha do Outubro Rosa, o objetivo é alertar e conscientizar pessoas sobre este tipo de câncer, para que seja possível o diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Mais recentemente as ações também trazem informações sobre o câncer de colo do útero. A estimativa do INCA é de 66.280 novos casos para esse ano. Infelizmente, a influenciadora Sammy Lee teve sua mãe, Andreia, entre as estatísticas. Ela morreu há dois meses em decorrência de um câncer de mama, aos 44 anos. “Quando minha mãe descobriu o câncer de mama já estava muito grande. Por isso, ela passou por um longo processo de quimioterapias e radioterapias para, depois, retirar a mama. Quando descobri, raspei minha cabeça para apoiá-la. Infelizmente, durante processo, o câncer se espalhou para o músculo do braço, que também precisou ser retirado. Pouco tempo depois descobrimos que a doença na verdade teria virado metástase e se espalhado para diversos lugares do corpo e eu estava com ela na noite em que faleceu”, desabafa Sammy, em entrevista exclusiva ao site.

Sammy Lee grávida do pequeno Jake, em foto recente ao lado da mãe, Andreia, e de Pyong Lee, de quem anunciou a reconciliação nesta quarta-feira (acervo pessoal)

Sammy Lee grávida do pequeno Jake, em foto recente ao lado da mãe, Andreia, e de Pyong Lee, de quem anunciou a reconciliação nesta quarta-feira (acervo pessoal)

Vivendo o luto recente, ela faz questão de falar diretamente com as leitoras: “Se cuidem! Este ano passei por uma verdadeira vivência de câncer de mama e acredito que não existe bem mais preciso do que a nossa saúde. Façam o autoexame regularmente e, a partir dos 35 anos, exames de mamografia anualmente. O diagnóstico precoce é a melhor prevenção. Também gostaria de mandar uma mensagem para aqueles que perderam suas mães, irmãs, mulheres, amigas e familiares por esta doença. Não é fácil, demora para curar, mas aprendemos a viver com esta perda. Envio toda minha fé, força e energia positiva para vocês”.

Sammy e a mãe, Andreia: "Ela me ensinou a ser uma mulher guerreira, que vai atrás dos sonhos com garra" (acervo pessoal)

Sammy e a mãe, Andreia: “Ela me ensinou a ser uma mulher guerreira, que vai atrás dos sonhos com garra” (acervo pessoal)

Sammy fala com saudade, mas com admiração do legado da mãe: “Ela me ensinou a ser uma mulher guerreira, que vai atrás dos sonhos. Minha mãe tinha uma autoestima genial, sempre estava bem consigo mesma! Se amava demais e era muito vaidosa. Uma energia contagiante. Eu sinto falta do jeito divertido dela”. A influenciadora também ressalta a importância da fé em um momento como esse: “Eu acredito em Deus, Jesus, e sigo a Bíblia. O relacionamento íntimo que tenho com Deus me faz ter certeza de que minha mãe está bem e de que um dia eu também irei para um lugar bom”.

Amadurecendo, sem perder a ternura

Aos 23 anos, a mãe de Jake, de um ano, passou por experiências que exigiram um amadurecimento veloz para lidar com fatos e tomar decisões. Separada de Pyong Lee há três meses, decidiu avaliar melhor, e o casal anunciou o retorno do casamento anunciando pelas redes sociais, nesta quarta-feira (20). “Eu sempre senti algo em relação à família. Forte, objetivo, e radical. Porém, eu nunca tinha conseguido definir em palavras. Nos últimos meses, me conheci. Aprendi a me amar, aprendi que dependência emocional não é saudável, e aprendi a ser eu mesma. Mas ainda sim, continuava sentindo algo, no fundo do meu coração, que martelava na minha cabeça, dizendo que existe um equilíbrio. Em meio aos meus estudos, ouvi uma frase que assustadoramente, conseguiu definir exatamente o que eu senti a minha vida inteira sobre família: “Prefiro fracassar estando com a minha família, do que prosperar sem ela”.

E Sammy Lee continua: “Eu sei, é radical. Mas eu sempre achei que essa vida não fazia sentido sabe? Um mundo injusto, imparcial… uma vida que passamos batalhando e, no fim, morremos. Lendo Eclesiastes, cheguei a conclusão de que o objetivo realmente não é a vida aqui… e que o aqui, não faz sentido. Eu quero, e sempre quis, passar essa jornada louca com a minha família. Eu amo cada um deles e eu creio que, exatamente por isso, não importa quanto tempo leve, prosperarei estando junto com a minha família. Como disse anteriormente, me permiti conhecer essa nova pessoa, mas também, escolhi perdoar, em verdade, o Homem que jurei não abandonar, diante de Deus. Família é sim propósito de Deus, lute pela sua”.

Sammy escreveu sobre o retorno do seu casamento com Pyong: "Escolhi perdoar, em verdade, o Homem que jurei não abandonar, diante de Deus. Família é sim propósito de Deus, lute pela sua" (Reprodução)

Sammy escreveu sobre o retorno do seu casamento com Pyong: “Escolhi perdoar, em verdade, o Homem que jurei não abandonar, diante de Deus. Família é sim propósito de Deus, lute pela sua” (Reprodução)

Nos últimos tempos sua vida vem sofrendo uma grande exposição midiática. Como tem lidando com tudo? “Acabei me acostumando, de certa forma, a lidar com tudo isso. Existe uma glamourização em torno da fama, mas quem vive na pele enxerga de uma forma corriqueira. Estou ciente do alcance da minha voz e pode reverberar pela internet. Então, eu tento levar de uma forma muito consciente, até mesmo para me blindar dos aspectos negativos desta exposição”, diz, acrescentando: “Faço terapia, acompanhamento com três profissionais de áreas diferentes. Coloquei na minha vida práticas saudáveis como meditação e uma boa alimentação. Sem contar que não importa o que aconteça, quando estou com o Jake, eu fico bem”.

"Estou ciente do alcance da minha voz e como isso pode reverberar pela internet, então tento levar de uma forma muito consciente, até mesmo para me blindar dos aspectos negativos desta exposição" (Reprodução Instagram)

“Estou ciente do alcance da minha voz e como isso pode reverberar pela internet, então tento levar de uma forma muito consciente, até mesmo para me blindar dos aspectos negativos desta exposição” (Reprodução Instagram)

Sobre tudo que aconteceu de negativo nos últimos meses, ela diz que não faria nada de diferente. “Talvez eu só entenda daqui há muitos anos, mas está tudo bem. Tudo que eu passei, me fez ser quem sou hoje. Não adianta ter raiva com o passado, leva tempo e coragem, mas fazer as pazes com a nossa história é a melhor forma de seguir adiante. Aprendi a seguir o fluxo das coisas, e que nessa jornada da vida o que eu mais aprecio é a família”.

Novos horizontes

Sammy diz que está entregue à vivência da maternidade e que tem se descoberto uma mãe ‘leoa’: “O Jake nunca sentiu qualquer reflexo dos meus problemas. Criança precisa brincar, ser feliz. A maternidade nos transforma em verdadeiras fortalezas. Sou forte, preciso ser forte, pois meu filho precisa de mim na minha melhor versão”. E diz que, apesar de se casar e ter filho muito nova, isso a afetou de alguma forma sua individualidade? “No começo sim, porque eu não sabia administrar, mas com o tempo e experiência, aprendi a equilibrar. Hoje entendo que ser mãe é uma versão de mim, assim como os relacionamentos. Não precisamos nos transformar em outras pessoas para exercer determinadas funções, somos seres múltiplos”.

"Hoje entendo que ser mãe é uma versão de mim, assim como os relacionamentos. Não precisamos nos transformar em outras pessoas para exercer determinadas funções, somos seres múltiplos e ao mesmo tempo únicos" (Reprodução Instagram)

“Hoje entendo que ser mãe é uma versão de mim, assim como os relacionamentos. Não precisamos nos transformar em outras pessoas para exercer determinadas funções, somos seres múltiplos e ao mesmo tempo únicos” (Reprodução Instagram)

Além de influenciadora, Sammy é atriz, cantora e compositora, e não descarta projetos na área: “Atualmente estou focada na maternidade, mas tenho projetos lindos. Minha criatividade aflorou e não vejo a hora de poder compartilhar todos esses sentimentos com o mundo”. E, apesar do marido, Pyong, ter participado já de dois realities, o ‘Big Brother Brasil 20’ e o ‘Ilha Record’, Sammy não descarta uma incursão própria em algum modelo do formato: “Não sei. Acho que tudo depende do momento certo”.

"Não sei se participaria de um reality show. Acho que tudo depende do momento certo" (Reprodução Instagram)

“Não sei se participaria de um reality show. Acho que tudo depende do momento certo” (Reprodução Instagram)