Sabrina Petraglia escreve para os filhos: “2020 foi um ano inimaginável e eu poderia perder a esperança”


Em nossa série ‘Carta às Filhas e Filhos’, a atriz escreve para Maya, que ainda gesta, e para Gael, de um ano e meio. Sabrina aproveita o registro para refletir sobre o momento, e faz de seus votos para os pequenos quase uma oração:  “Resistam, sejam fortes. A mãe de vocês estará sempre por perto! Descobri que filho é uma parte de nós que nunca sai de perto. Além do coração, vocês estão na minha mente e nas minhas orações. Eu amo vocês. Amo. Amo. Amo. E é infinito esse elo tão precioso. Vocês são a minha melhor escolha, o melhor acontecimento, a minha melhor versão. Sejam felizes… isso é o que eu mais desejo para vocês”

*Por Brunna Condini

Sabrina Petraglia entrou no sétimo mês de gestação da filha Maya.  A atriz vem compartilhando em seu Instagram todos os momentos da gestação, e também, do crescimento do pequeno Gael, de 1 ano e meio, ambos filhos seus com o engenheiro Ramón Velásquez.

A atriz é nossa a convidada de hoje da série ‘Carta às Filhas e Filhos’ e escreve aos seus pequenos com um amor que transborda aqui nesta página para que leiam no futuro. A atriz descobriu a gravidez de Maya em plena pandemia da Covid-19, e ainda amamentando Gael. No princípio, ela que estava no elenco da novela das 19h da TV Globo ‘Salve-se quem Puder’, ficou apreensiva com o cenário e por estar em processo de trabalho (mesmo que na época com as gravações interrompidas). Passado o susto e tudo resolvido, Sabrina mergulhou na experiência e tem tido uma gravidez bem ativa. Tanto que realizou há poucas semanas sua mudança de volta para São Paulo.

Sabrina Petraglia posa com sete meses de gestação da filha Maya (Foto: Babuska Fotografia)

No ar na reprise de ‘Haja Coração’, como a adorada Shirley, a paulista está mergulhada na maternidade e fortalecida com isso, apesar de todo o contexto. Sabrina descobriu a potência da sua versão mãe, sem idealizações, mas sem perder a ternura e a força que a experiência pode trazer. A atriz coloca na carta abaixo para a filha, que está a caminho, e para o pequeno Gael, todo sentimento que derrama de dentro dela ao falar da existência dos dois. Sabrina habita amor. Deseja amor. E que ele se estenda ao mundo, que anda tão carecido. E que quando Gael e Maya puderem ler o texto abaixo, este mesmo mundo esteja um lugar melhor para viver.

Com a palavra, Sabrina Petraglia:

“Gael e Maya,

 O que a mamãe tem para dizer é a verdade mais forte que existe dentro dela: o amor que eu sinto por vocês é gigante e poderoso. Eu achava que sabia o que era amar, mas estava enganada. Existe um amor incondicional que age no impulso e não mede consequências. O amor de mãe engrandece e faz com que a gente queira, ainda mais, que o mundo seja cada vez melhor. Quando penso em vocês, nada se compara. É como se a fagulha divina que existe no meu ser se acendesse na mais forte chama que existe. E ela aquece. E queima também! É um amor que chega a ser físico, como uma eletricidade que corre pelo corpo. É tão difícil de dosar e explicar.

 Dois mil e vinte foi um ano muito difícil, um ano inimaginável e eu poderia perder a esperança no amanhã, se não fossem vocês. Vocês são a minha força e o sentido da minha vida. Apesar de toda a dificuldade, tive bênçãos neste ano tão sofrido para tantos dos nossos semelhantes. Pude ver e comemorar, ao lado do pai de vocês, seus primeiros passos, Gael, suas primeiras palavras… tive a oportunidade de acompanhar cada etapa do seu desenvolvimento. E te ver filho, descobrindo o mundo foi o renovar da minha fé no futuro. O mundo pode ser bom e ele pode nos trazer coisas boas também.

 E quando eu menos esperava, Maya você surgiu em nossas vidas. Vida! O pulsar no ventre de uma mulher é uma benção. Vocês são a minha história. Um dia, quando eu não estiver mais aqui, espero estar presente nas atitudes de vocês. Espero que o que eu conseguir passar de bom, vocês passem adiante. Aprendi sobre esse ciclo da vida com vocês. Amor é o sentimento mais nobre que existe. E quem é amado nunca se vai. Nós estamos impregnados por aqueles que amamos e nos amaram. E eu desejo que vocês amem, amem muito. Amem o próximo, o seu país, o meio ambiente, os animais. Amem, amem, amem! E que sejam muito amados.

 Como mãe, vibro para que o mundo os abracem com afeto e os acolham nessa aventura que é viver. Espero que lutem por suas ideias, escolhas e convicções. Ah, não deixem ninguém dizer até onde vocês podem ir. Não se limitem. Extrapolem. Pensem alto. E se arrisquem (mas com cuidado, para poupar o coração da mãe). O mundo é uma caixinha de surpresas e torço para que esses olhares de curiosidade e inocência de vocês sejam preservados ao longo dos anos. Não endureçam com os percalços da vida. Eles fazem parte e é uma escolha olhar para a vida com gentileza e bondade. E como isso nos faz bem!

 Resistam, sejam fortes. A mãe de vocês estará sempre por perto! Descobri que filho é uma parte de nós que nunca sai de perto. Além do coração, vocês estão na minha mente e nas minhas orações. Eu amo vocês. Amo. Amo. Amo. E é infinito esse elo tão precioso. Vocês são a minha melhor escolha, o melhor acontecimento, a minha melhor versão. Sejam felizes… isso é o que eu mais desejo para vocês. 

 Com amor, mamãe”.