*Por Junior de Paula
Rodrigo Santoro é nosso orgulho nacional, nosso talento-ostentação e a prova de que temos muito a oferecer ao mundo, além do trio mulata-samba-caipirinha. Por essas e também por sua contribuição (imensa!) ao cinema nacional, ele foi um dos grandes homenageados do tradicional Festival de Cinema de Gramado, que começou neste último fim de semana e vai até o dia 16, com o Troféu Cidade de Gramado. Emocionado, o ator, que nasceu em Petrópolis e dedicou pelo menos os últimos 20 anos de sua vida à arte de interpretar, chorou muito ao subir ao palco do Palácio dos Festivais. “É uma honra e uma alegria ver aqui que o resultado dessa jornada está sendo entendida como uma contribuição ao cinema. Receber esse reconhecimento é também um incentivo muito grande. Quero dividir esse prêmio com todas as pessoas que acreditaram em mim.”
E se depender de créditos, a carreira de Rodrigo ainda vai muito longe. É só dar uma olhadinha na agenda de compromissos internacionais recentes e futuros para a gente entender que ele está com tudo e não está prosa. Exemplos? Santoro vai ser uma das estrelas da nova série da HBO, batizada “Westworld”. Com Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood no elenco, a produção ainda conta com J.J. Abrams como um dos idealizadores, o mesmo responsável pela série “Lost”, da qual Rodrigo também participou e por renovar a franquia “Star Trek” no cinema. O novo programa é uma adaptação do filme de ficção científica “Westworld — Onde Ninguém Tem Alma” (de Michael Crichton, 1973, estrelado por Yul Bryner e James Brolin) e se passa inteiramente em um parque de diversões que tem como tema os antigos filmes do faroeste, onde os androides-pistoleiros saem de controle e passam a matar os visitantes.
No filme original, um clássico dos anos 1970 (que teve até uma continuação), o ambiente principal era a parte do parque dedicada ao western, mas também havia os setores que recriavam a Idade Média e a Roma Antiga, igualmente fora de controle. Resta saber, além de como será a participação de Santoro, até onde a série irá.
Na seara cinematográfica, Rodrigo ainda participará ao lado de Antonio Banderas no longa “The 33″, o qual retrata a vida dos 33 sobreviventes de um desabamento da mina de carvão no Chile e já está em pós-produção. Outros filmes que terão o brasileiro no elenco são “Jane Got a Gun”, com Natalie Portman e Ewan McGregor; “Focus”, com Will Smith e Margot Robbie; “Dominion”, com John Malkovich e direção de Steven Bernstein – o mesmo responsável por “Monster: Desejo Assassino” (Monster, 2003) e “As Branquelas” (White Chicks, 2004)-, além da cinebiografia hollywoodiana sobre a vida de Pelé. Ah, e sem falar que o Apolo tupiniquim é a estrela do curta “Pas de Deux”, que faz parte do filme “Rio, Eu Te Amo”, com estreia marcada para o dia 11 de setembro. Sucesso!
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados