Por onde anda Paulo César Grande? Depois de 5 anos volta à TV e fala de veteranos em melhores papéis e remuneração


O ator é nosso convidado da série ‘Que saudade de você na TV’, criada para dar destaque à jornada de atores experientes e ressaltar que eles poderiam estar mais presentes na teledramaturgia e em tramas mais complexas, afinal, há vida, e vida boa, na maturidade! Paulo César volta às novelas na 12ª temporada de ‘Reis’, na Record, intitulada de ‘A Emboscada’. Na trama, ele volta a trabalhar após 18 anos na mesma produção com a mulher, Claudia Mauro, com quem está há 33. Neste bate papo, ele fala sobre os 43 anos de carreira, etarismo e a importância diversidade geracional na teledramaturgia, além de refletir: “Hoje, com a internet, sinto que as novelas tradicionais perderam muito do seu público, está todo mundo nos celulares, então pode ser que a TV deseje atrair esse público jovem, mas com certeza, os atores mais velhos, mais experientes, como é o meu caso e de tantos outros, precisam ter mais espaço. Conquistamos esse lugar com muito trabalho, dedicação, amor. E não só deveriam nos dar papéis melhores, como nos pagar melhor também, por tudo o que já fizemos até aqui. Temos um currículo que justifica isso. E acho que o público sente falta de ver mais atores veteranos com bons personagens também porque se identifica com esse nosso amadurecimento”

*Por Brunna Condini

Com 43 anos dedicados ao ofício de atuar, seja na TV, no cinema ou no teatro, Paulo César Grande volta às novelas, depois de cinco anos, na 12ª temporada de ‘Reis‘, na Record, intitulada de ‘A Emboscada’. O retorno é ainda mais celebrado pelo ator, que vai contracenar com Claudia Mauro, com quem é casado há 33 anos. “A última vez que eu estive em uma novela com a Claudia foi há 18 anos, em ‘Páginas da Vida’, de Manoel Carlos. Ela fazia minha ex-mulher na trama”, recorda. “Não sei se em ‘Reis‘ nossos personagens vão se cruzar, estamos em núcleos, ‘reinados’, diferentes na história. Mas é muito bom estar com ela no mesmo trabalho, espero que tenhamos cenas juntos”, torce.

Antes de entrar na superprodução da Record, Paulo César ficou ausente dos folhetins desde que atuou em ‘Topíssima‘, na mesma emissora. “Existiam os planos de fazer ‘Topíssima 2’, mas por conta da pandemia, tanto eu, quanto outros atores ficamos desempregados. Aliás, muita gente ficou. Agora estou de volta, graças a Deus. Neste período fiz atuações pontuais, como uma série da Warner chamada ‘Body by Beth’, com a Marisa Orth“. Convidado da nossa série de matérias ‘Que saudade de você na TV’, criada para exaltar a trajetória de atores e atrizes veteranos, ele fala da percepção de que a televisão tem focando ultimamente em um protagonismo cada vez mais jovem:

Paulo César Grande volta à TV em 'Reis', na Record (Foto: Reprodução/Instagram)

Paulo César Grande volta à TV em ‘Reis’, na Record (Foto: Reprodução/Instagram)

Hoje, com a internet, sinto que as novelas tradicionais perderam muito do seu público, está todo mundo nos celulares, então pode ser que a TV deseje atrair esse público jovem, mas com certeza, os atores mais velhos, mais experientes, como é o meu caso e de tantos outros, precisam ter mais espaço. Conquistamos esse lugar com muito trabalho, dedicação, amor. E não só deveriam nos dar papéis melhores, como nos pagar melhor também, por tudo o que já fizemos até aqui. Temos um currículo que justifica isso. E acho que o público sente falta de ver mais atores veteranos com bons personagens também porque se identifica com esse nosso amadurecimento.- Paulo César Grande

Paulo César Grande e Claudia Mauro estão juntos na mesma novela após 18 anos (Foto: João Paulo Freitas)

Paulo César Grande e Claudia Mauro estão juntos na mesma novela após 18 anos (Foto: Instagram)

Aos 66 anos, o ator que começou a carreira nas telenovelas em 1982, em ‘O ninho da Serpente‘, na Bandeirantes, defende a diversidade de gerações também dentro das tramas com mais relevância. “É preciso ter de tudo, o jovem, o de meia-idade, o idoso. Com certeza, hoje faltam personagens melhores para nós. É preciso que os autores os escrevam, e que as emissoras também entendam seus públicos. E mesmo que estejam focando em um segmento mais jovem, é importante lembrar, que como na vida, nas histórias também podem existir homens mais velhos,  um pai, um avô, e aí entram os atores mais experientes. É como o vinho, alguns você toma frescos, jovens, e existem também os mais encorpados, que são produzidos através de um longo processo…acho boa a junção dos jovens com os mais veteranos”.

Nos anos 80, você foi considerado um dos galãs da TV. Sentiu por isso, uma cobrança maior? “Eu não me achava galã, as pessoas que me achavam. Foi uma fase boa, mas existia uma cobrança também de estudar mais, de mostrar mais. Mas como eu fui um jogador de vôlei profissional, joguei no time da Pirelli nos anos 70, 80, só parei por causa de um acidente, o esporte me ensinou muito a lidar com a vida, a pressão, e o teatro, com a carreira de ator”.

Fui um galã jovem e agora sou um idoso charmoso (risos). Estou muito bem, envelhecendo naturalmente, deixando a vida me levar. Sem fazer preenchimento, harmonização…não tenho nada contra quem faz, mas tenho me sentido bem exatamente como estou- Paulo César Grande

Paulo César Grande na novela 'Amor com amor se paga', da Globo, de 1984 (Foto: Divulgação/Globo)

Paulo César Grande na novela ‘Amor com amor se paga’, da Globo, de 1984 (Foto: Divulgação/Globo)

Parceria e amor

Ao lado de Claudia, que conheceu fazendo um espetáculo, de quem foi primeiro amigo, e depois se apaixonou, se casando, e tendo os gêmeos Carolina e Pedro, de 13 anos, Paulo César observa o motivo pelo qual seu casamento resiste em um mundo com relacionamentos cada vez mais velozes e até superficiais. “Eu e Claudia somos parceiros na vida e na arte há 33 anos. A verdade é que não há segredo para uma relação dar certo. É preciso amor, cumplicidade, paciência, todo relacionamento requer isso. E saber que você deseja envelhecer com a pessoa. Decidimos ser pais mais velhos, mas estamos muito satisfeitos com os nossos filhos, que são amores das nossas vidas”, diz.

E vamos, eu e Claudia, até que a morte nos separe, se Deus quiser. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, esse é o nosso desejo – Paulo César Grande

Claudia Mauro, Paulo César Grande e Giuseppe Oristâneo produzem espetáculo juntos (Foto: Reprodução/Instagram)

Claudia Mauro, Paulo César Grande e Giuseppe Oristâneo produzem espetáculo juntos (Foto: Reprodução/Instagram)

O ator está em fase de pré-produção de uma peça escrita por Claudia para ele e Giuseppe Oristânio. O espetáculo se chama ‘A última estação‘, sobre o tempo e uma grande amizade. “Ainda estamos escrevendo esse texto. É sobre dois homens que se encontram em uma estação de trem de Roma e se tornam amigos. São dois caras comuns, que têm suas mulheres, filhos, falam das suas vidas e o tempo vai passando. Eu e Giuseppe somos amigos há 40 anos, então é um trabalho que tem tudo para ser muito bacana. Tudo regado ao som de violino, porque sou apaixonado pelo instrumento, chego a chorar ouvindo. Quem sabe a gente consiga estrear ano que vem? E no mais, nos planos, trabalhar muito, me cuidar e ter saúde”.