Para fortalecer a imunidade, a disposição e a energia em tempos de Coronavírus. Vem entender!


Com a pandemia atual do Covid-19, todos buscam manter a saúde física e mental, entre eles, a apresentadora Angelica que tem feitos lives em seu Instagram falando sobre a prática da meditação. A convite do Site HT, a atriz e triatleta Amandha Lee, a médica endocrinologista Gabriela Castello Branco, e a professora de yoga Luciana Lobo compartilham dicas de bem-estar e de hábitos saudáveis para o período de isolamento

*Por Brunna Condini

Nunca estivemos tão isolados e tão conectados. Após o decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classificou o novo Coronavírus como pandemia, a orientação é de reclusão, tanto quanto possível. A ação visa conter a disseminação do Covid-19. Desde então, a procura por informações, álcool gel, máscaras, e ações como deixar a despensa de casa abastecida, têm sido tão importantes quanto cuidar do fortalecimento da saúde física e mental, e também das relações de afeto, mesmo à distância.

Segundo especialistas, a utilização do termo pandemia pela OMS, não depende de um número específico de casos, mas é utilizado quando uma doença infecciosa atinge um número grande de pessoas pelo mundo. É um alerta para que os países tomem medidas preventivas e para que cuidem dos seus pacientes infectados de forma eficiente.

Dentro deste cenário, torna-se fundamental adotar práticas benéficas ao sistema imunológico, mesmo em uma rotina de confinamento. Pensando nisso, reunimos dicas da Gabriela Castello Branco, médica especializada em endocrinologia e metabologia, com ênfase em saúde, da professora de yoga Luciana Lobo, mestra em Ciências Biológicas, diretora do YOGAPICs, e fundadora do Instituto ZENcancer, e entrevistamos a atriz e triatleta Amandha Lee, que falou da sua experiência com mudança de hábitos há alguns anos e da nova rotina em casa.

Os cuidados com a alimentação e ações saudáveis não combatem o vírus, mas fortalecem o organismo. E pensar nisso neste momento em que o mundo “desacelera” por conta da pandemia pode ser uma boa oportunidade de mudança de hábitos. Que tal?

A apresentadora Angélica, por exemplo, já está sintonizada neste propósito há algum tempo. Adepta da meditação desde o acidente de avião que sofreu com a família em 2015, fez uma transmissão ao vivo no Instagram nesta quinta-feira, junto da professora de yoga Renata Rocha, fundadora do aplicativo Positvapp, convidando seus seguidores a meditar por este momento. Antes e após a prática, em que Angélica, a professora e mais de 6.000 pessoas online se conectaram, a apresentadora compartilhou: “A meditação traz essa paz, te leva para dentro. O momento é de cuidado, reflexão e união! Cada um fazendo sua parte, sem julgamento e com amor no coração, amor ao próximo ! Amor ao nosso planeta”.

Angélica é adepta da meditação e tem compartilhado práticas para este momento com seus seguidores (Reprodução Instagram)

Falando da saúde física, a médica Gabriela Castello Branco aconselha a ingestão de alguns alimentos, que comprovadamente agem como “reforço” para o sistema imunológico. “Devemos ingerir comida de verdade: frutas, verduras, cereais e grãos integrais. Evitar produtos industrializados, embutidos, enlatados, álcool, que possam promover inflamação celular, e com isso, prejudicar o sistema gastrointestinal, principal órgão responsável pela nossa imunidade nata. Protegendo a microbiota intestinal, a imunidade agradece”, ensina a médica, e indica alguns alimentos e vitaminas para colocarmos na rotina alimentar: “Ômega 3, óleo de linhaça, frutas e hortaliças de cor amarelo alaranjado e verde escuro: cenoura, abóbora, manga, mamão, mostarda, agrião, couve, brócolis (vitamina A), acerola, caju, laranja, goiaba, tomate, uva, abacaxi, limão, morango, alho, cenoura (vitamina C: neutralizam radicais livres); e é bom incluir também nozes, semente de abóbora, pistache, semente de girassol (Arginina), lentilha, feijão, amêndoa, semente de gergelim, semente de linhaça (Zinco), Gengibre, cúrcuma, própolis. As especiarias como um todo”.

 

A médica Gabriela Castello Branco aconselha a ingestão de alguns alimentos, que comprovadamente agem como “reforço” para o sistema imunológico (Acervo pessoal)

Qual a dica para se movimentar nestes tempos de quarentena?A solução é buscar atividades físicas com orientações por professores que montam e divulgam treinos online, no YouTube, por exemplo, e até mesmo, fora dos horários de pico, caminhar por parques, ruas, sozinho ou com companhias já do dia a dia. Evitar grupos”, alerta Gabriela.

Amandha Lee: “Adaptei os meus treinos para dentro de casa. É um cuidado importante que temos que ter para evitar a propagação do vírus. Sigo treinando diariamente” (Divulgação)

A atriz e triatleta Amandha Lee, adotou uma rotina saudável há alguns anos e começou a praticar a modalidade que envolve corrida, ciclismo e natação, perdendo 32 quilos. A atriz ganhou peso após duas gestações e uma personagem que pedia um físico acima do seu peso habitual. Totalmente engajada em uma vida mais leve, Amandha divide conosco um pouco da sua rotina, nestes novos tempos. “Desde 2017, tenho um dia a dia bem certinho de treinos. Foi quando eu comecei a praticar Triathlon. Agora, nesse momento, eu adaptei os meus treinos para dentro de casa. É um cuidado importante que temos que ter para evitar a propagação do vírus. Sigo treinando diariamente”, conta a mãe de Rafaela e Victor, do seu casamento com Nalbert, ex-jogador de vôlei. “Tenho treinado no rolo em casa, corrido também na esteira. Mas é um treino de nível moderado, para manter meu preparo físico e manter meu sistema imunológico forte. Não tenho feito natação nesse momento, porque o clube está fechado – como tem que estar mesmo – e a praia não é o lugar mais adequado. Sei que as pessoas têm falado muito, mas é sempre bom repetir: temos que evitar aglomerações, lugares muito cheios, e a praia é um desses lugares. Não estamos de férias, estamos vivendo uma pandemia como jamais vi na minha vida”.

“Temos que evitar aglomerações, lugares muito cheios, e a praia é um desses lugares. Não estamos de férias, estamos vivendo uma pandemia como jamais vi na minha vida” (Reprodução Instagram)

Ela acredita que é preciso adaptar a vida da melhor forma possível em tempos difíceis, cercando-se de consciência e das medidas necessárias. “Continuo me alimentando bem, seguindo as orientações da minha nutricionista Patricia Davidson. Busco dormir bem também, porque influencia diretamente no nosso sistema imunológico. E, claro, adotei todas as medidas de segurança recomendadas, como a higienização das mãos constantemente, de objetos. Na minha casa sapato já não entrava, agora tenho mais um motivo para mantermos esse hábito”, divide Amandha. “Tenho colocado a leitura em dia, brincado com os meus filhos. É importante buscar esses momentos para aliviar todo esse estresse, porque isso também influencia nossa imunidade. Tento criar aqui em casa um ambiente para estimularmos o lúdico, o corpo. Quando focamos no amor, as dificuldades são diluídas”.

 

Luciana Lobo: “O medo gera estresse no corpo, que começa a se preparar para uma resposta biológica “de lutar ou fugir”, com isso o equilíbrio interno do organismo é quebrado” (Acervo pessoal)

E tem existido amor em tempos de Coronavírus. E solidariedade. A professora de yoga Luciana Lobo, fundadora do Instituto ZENcancer, precisou interromper as aulas gratuitas do projeto para pacientes oncológicos, mas para não deixá-los sem a prática da meditação e da yoga, está entrando diariamente, em dois horários, as 11h, e as 19h, no canal do YouTube e no Instagram do ZENcancer, para uma prática de yoga e guiar a meditação. E o melhor: abriu para todos os seguidores.  “Percebi que era preciso, porque além do medo que todos sentem por conta desta pandemia, eles têm a questão de serem pacientes oncológicos, assim como eu (Luciana está em remissão de um câncer de mama há dois anos). E nunca sabemos como o sistema imune vai reagir. O medo gera estresse no corpo, que começa a se preparar para uma resposta biológica “de lutar ou fugir”, com isso o equilíbrio interno do organismo é quebrado”, detalha.

Luciana em uma das suas aulas online: “Está todo mundo vivendo a mesma coisa, mundialmente, só essa consciência já nos une” (Divulgação)

Luciana encoraja ao autocuidado e a conexão neste momento. “Está todo mundo vivendo a mesma coisa, mundialmente, só essa consciência já nos une. É preciso encontrar, dentro desta nova rotina, com tantas mudanças, um momento para sentar, se reconectar com o corpo, a respiração. Porque assim como a nossa mente está apavorada, o corpo também está. As práticas de yoga e meditação ajudam a entrarmos em contato com o corpo, e percebermos onde sentimos as tensões, os desconfortos. É um momento de conexão com os outros também, apesar da distância. E um momento de compaixão, da importância de passar por isso juntos”, observa a professora de yoga. “Meditar não é difícil. Não tem nada de complicado em você encontrar um lugar tranquilo, sentar, e simplesmente levar a atenção para sua respiração, sentir o ar entrando e saindo. Perceber a qualidade deste ar que você respira. E ao mesmo tempo, entrar em contato com o corpo, manter a coluna alinhada, os ombros relaxados. Tentar perceber se está acumulando tensão em alguma parte do corpo, e aí você solta. A meditação é um caminho de bem-estar, autoconhecimento e um instrumento para buscar serenidade, então, é uma forte aliada neste momento. É a chance de começar a praticar”.

 

DICA DA LUCIANA LOBO PARA COMEÇAR A MEDITAR

“Encontre um local silencioso. Sente-se em uma posição confortável. Feche os olhos. Leve a atenção para a sua respiração. Concentre-se no momento presente. Esvazie a mente de problemas do passado e do futuro, e encontre dentro de você uma sensação profunda de paz e equilíbrio”

 

DICAS DA AMANDHA LEE PARA SE EXERCITAR EM CASA

“Você pode pular corda, subir as escadas do prédio. Fazer agachamento na parede, abdominais. Flexões no chão. São algumas ideias! Não tem peso? Usa 1kg de arroz, se ficar leve use dois. Se alongar também faz muito bem, e esse período pode ser maravilhoso para aprender a meditar”