A ONG Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo e conta com mais de 18 mil dentistas que atuam em 12 países. A rede já cuidou de mais de 82 mil jovens e 1.100 mulheres com atendimento odontológico gratuito, que é direcionado à população em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, com foco em jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero. Com a expansão internacional da TdB para países da América Latina, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, o Oscar da Odontologia, para reconhecer o profissional que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia, incluindo a realização de triagens para a seleção de pacientes com problemas bucais na sua região, cadastramento de novos dentistas voluntários, promoção de políticas públicas que auxiliam na promoção da saúde bucal e captação de recursos para a sustentabilidade do projeto. E, nesse ano, o doutor Armando Piva, voluntário da Turma do Bem, concorre ao prêmio de Melhor Dentista do Mundo pelos trabalhos prestados à sociedade e à sua região, o Rio de Janeiro.
CUIDAR, AMAR, SORRIR
O projeto Dentista do Bem foi criado a partir de uma “aflição social”. Ao realizar palestras em escolas públicas, em 1995, com foco na prevenção de problemas odontológicos, o presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, conversou com mães que mostravam a terrível situação bucal dos filhos. Basta dizer que no Brasil há apenas uma escova de dente disponível por ano, por família. Foi então que ele resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios, que foram se multiplicando. E a Turma do Bem assumiu o compromisso de promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos, mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução. O desafio é imenso: 40 milhões de pessoas no Brasil não vão ao dentista por problemas financeiros; e 16 milhões perderam os dentes. Vocês imaginem, então, a situação nesses dois anos e meio de pandemia de coronavírus.
OSCAR DA ODONTOLOGIA COM VIÉS SOCIAL
No primeiro momento, a Turma do Bem seleciona os voluntários mais atuantes para participarem do evento e, entre eles, é escolhido o vencedor. O dentista premiado será anunciado durante o evento Sorriso do Bem, que visa valorizar o trabalho dos voluntários, dentistas e empresas que acreditam e doam o seu tempo e talento ao maior projeto de saúde bucal e voluntariado do mundo. O vencedor será, posteriormente, reconhecido e imortalizado pela Academia Brasileira de Odontologia. Promovido pela Turma do Bem há 16 anos, reúne dentistas para participarem de palestras, debates e fóruns, além de promover o aprimoramento do trabalho voluntário e o seu impacto na sociedade. Será realizado entre os dias 16 e 18 de setembro no Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo, e com o tema “Dentista Salva-Vidas“, para reafirmar a importância dos profissionais na saúde integral do indivíduo.
PROJETOS SINÔNIMOS DE SOLIDARIEDADE
Quando foi criado o Projeto “Apolônias do Bem”, o nome foi dado em homenagem à Santa dos dentistas, que foi torturada até a morte e teve os dentes arrancados. Fábio Bibancos e os dentistas da Turma do Bem estavam conversando sobre qual nome batizariam o projeto para as mulheres vítimas de violência, Santa Apolônia foi lembrada, apesar de o projeto não ter nenhuma conotação religiosa. À época, foi traçado o paralelo em função de serem vítimas que perderam os dentes em torturas. As histórias de vida ouvidas sempre foram terríveis. Mulheres pobres e de classe média que sofrem violência física primeiro, depois ficam desprovidas de seus bens e, por fim, acabam em um caminho bastante doloroso. Quando os dentistas conversaram com essas mulheres, o primeiro pedido que elas faziam era “para consertar os dentes para que elas pudessem voltar a usar batom”. A ONG uniu forças com Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo e criou o projeto “Apolônias do Bem”, e atendeu mais de mil mulheres vítimas de violência doméstica. Com o apoio da ONU Mulher, as beneficiadas foram encaminhadas do projeto Fênix, voltado para recuperação de vítimas de agressões físicas ou psicológicas por situações de gênero, para os atendimentos odontológicos na Turma do Bem.
Entre tantos projetos que permearam esses anos todos da Turma do Bem, o Projeto 15 com as dentistas do Bem alcançou uma relevância incrível. Meninas empoderadas, formadas, estudantes, que conhecem leis, justiça, dificuldades das mulheres, ajudaram as beneficiárias na faixa etária de 15 anos. As adolescentes construíram seu empoderamento e tiveram, além do tratamento dentário, uma rede de proteção e prevenção junto às madrinhas.
Por seus projetos, a OSCIP ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation; tornou-se fellow da Ashoka; foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Fábio Bibancos e a ONG Turma do Bem receberam das mãos da rainha Sofía da Espanha, o prêmio da Fundação MAPFRE, em Madri, que tem o objetivo de reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que contribuem com seu trabalho diário com a melhora da vida da sociedade em áreas relacionadas com o compromisso social, a saúde, prevenção de acidentes e a segurança.
Evento: #sorrisodobem
Quando: de 16 a 18 de setembro de 2022
Premiação Melhor Dentista do Mundo: dia 18 de setembro, às 10 horas
Realização: Turma do Bem
Onde: Transmissão ao vivo pelo YouTube no canal Fabio Bibancos
Artigos relacionados