Acompanho há anos as ações sociais realizadas pela Ortobom. E a tríade dos valores da maior fabricante de colchões da América Latina sempre foi pautada em proporcionar bem-estar (com uma grande responsabilidade social), qualidade de vida e permear sua cadeia produtiva pela sustentabilidade. Quando recebi a informação de que a Ortobom realizou uma grande logística no Brasil de Norte a Sul para viabilizar a doação de colchões hospitalares para ajudar na corrente do bem de salvar vidas durante esse período difícil de pandemia do coronavírus, logo me veio à memória uma frase contundente do neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905-1997), autor de “Em busca de sentido”: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se”. Sim, caros leitores, em um momento tão delicado para todos, estamos vendo uma grande união de forças em prol do próximo. Solidariedade transformando vidas.
A empresa criada há 50 anos sempre apoiou projetos sociais e sustentáveis que promovem educação, cultura, a preservação do meio ambiente, práticas de bem-estar e integração social para a sociedade. E diante desse cenário da pandemia que assolou o mundo e o nosso país de forma drástica, a solidariedade se fez em doações de colchões hospitalares para Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. A Bahia também, em parceria com a Dow, recebeu os colchões hospitalares produzidos com espuma selada e revestidos com material higienizável.
Os estados que receberam primeiro as doações foram São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram o maior número de casos do país. Segundo o Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, enquanto o Rio registra mais de 52 mil casos, o número em São Paulo passa de 107 mil. A Ortobom destinou os colchões para cada estado. Coube aos governos locais fazer a distribuição, levando em conta os hospitais mais necessitados.
No Sul, dois estados concentraram as doações da Ortobom. No Paraná, os colchões foram entregues à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Arapongas, sendo colocados em leitos de abrigos e para equipes de suporte que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. A iniciativa visa contribuir com o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus. No Rio Grande do Sul, a divisão das doações ficou assim: colchões para Hospital das Clínicas de Porto Alegre e para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
O governo do Pará destinou os colchões recebidos a um abrigo montado para evitar que pessoas em situação de rua fiquem expostas à Covid-19. Já no Ceará, enquanto a Prefeitura de Fortaleza encaminhou colchões para o hospital de campanha, a prefeitura da cidade de Maracanaú, que promoveu a campanha Cuida Maracanaú, também recebeu os colchões hospitalares.
Na Bahia, uma parceria entre a Ortobom e a Dow permitiu a doação de colchões para o hospital de campanha da Fonte Nova e outras unidades de saúde no estado com leitos de unidade de tratamento intensivo. Ao todo o estado está abrindo 1,4 mil leitos de UTI. Nesse caso, a Dow colaborou com cerca de dez toneladas em tecnologias para que a Ortobom assumisse a fabricação dos produtos com todas as especificações técnicas para uso hospitalar.
Além da nossa vida evidenciar cada vez mais a necessidade de sermos solidários e olharmos para o outro com empatia e carinho, ela tem propiciado aos cidadãos de todo o mundo outras formas de se relacionar e consumir, especialmente após a implementação das medidas de distanciamento social. No Brasil, muitas empresas estão investindo cada vez mais nos novos modelos, com aumento das vendas online e da procura por serviços de entrega em domicílio. A Ortobom já registra um aumento de 60% nas vendas online.
Para estar em sinergia com a high tech e seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, a Ortobom desenvolveu uma plataforma digital que destina a cada franqueado um site de sua loja, que pode ser acessado por meio do endereço ortobom.com.br/lojas. A fim de atender os clientes com segurança e a qualidade que faz parte do DNA da marca, os franqueados e consultores do sono estão trabalhando de três formas: pelo site da loja, no aplicativo Ortobom e via WhatsApp.
Reinam Ribeiro, diretor de Marketing da Ortobom, conta que a maior fabricante de colchões da América Latina começou o projeto OmniChannel há cerca de cinco anos. O conceito de OmniChannel é uma tendência do varejo e integra compradores, lojas físicas e virtuais. A ideia é explorar todas as possibilidades de interação por meio da convergência dos canais utilizados por uma empresa em total sincronia com o consumidor.
Tenho pontuado que estamos em plena Quarta Revolução Industrial que vinha sendo anunciada há muito tempo – como ficção científica. No entanto, o gigantesco avanço na relação entre homem e máquina no processo produtivo elevou o ideal de automatização a um patamar muito acima do que se poderia supor. Conceitos impensáveis há três décadas, como conectividade, inteligência artificial, big data e machine learning, entre tantos outros, passaram a fazer parte do nosso dia a dia. No entanto, cada um de nós tem feito um movimento de buscar o autoconhecimento e compartilhar empatia e solidariedade.
Estamos certamente na Era da Empatia ou na Revolução da Empatia. Tempos de se fazer uma reflexão e se unir com o próximo mesmo remotamente. Tempos do respeito, da inclusão, da diversidade, da resiliência, de se sentir confortável com quem você é, com sua casa, sua família e sociedade. “Começamos o projeto das lojas integradas com o site em 2015 e ele estava ganhando mais força em 2020. Nossos franqueados e consultores podem atender seus clientes usando esse canal”, pontua Reinam.
Ao acessar a plataforma digital da Ortobom, o usuário pode ter acesso a várias funções interativas: teste para avaliar o sono; qual colchão é o ideal para as suas necessidades; informações sobre cuidados com o colchão; Manual do Sono Ortobom, que permite entender mais sobre o sono e sua importância; seleção de músicas para relaxar; prática de alongamento, com dicas de exercícios; entre outras opções.
O aplicativo também funciona como uma loja virtual, com ofertas exclusivas. Além dos colchões, também é possível comprar travesseiros, bases, camas, cabeceiras e acessórios. Vale lembrar que as lojas da Ortobom estão ativas pelos canais digitais e o frete é grátis em todas as regiões do Brasil.
Vale ressaltar ainda que estamos em 2020 com um novo cenário batendo à nossa porta e as empresas, como a Ortobom, estão pensando em novas tecnologias para um consumidor que se mostra, cada vez mais, interessado em produtos high tech, mas comprados com transparência sobre toda a cadeia produtiva e como ela impacta positivamente para o meio ambiente. A Economia Circular surge como solução por dissociar o crescimento econômico da prática de extração de recursos não renováveis (ou finitos). O que ela faz é promover o desenvolvimento que regenera a integridade de todo o sistema por se basear na utilização de recursos renováveis continuamente reinseridos na cadeia ou transformados em insumos para outras cadeias de valor. Em suma, a Economia Circular possibilita a criação de capital econômico, natural e social para favorecer o surgimento de novas oportunidades de negócios, inovação em processos e desaceleração das mudanças climáticas. No modelo circular, os fluxos são inspirados na natureza para gerar resiliência, pensados de maneira sistêmica, contribuindo na promoção de novos elos na cadeia produtiva.
Artigos relacionados