O cenário atual tem proporcionado novos olhares de repensar a sinergia entre empresas e consumidores, readequando-a em tempos de pandemia. É de suma importância também cada vez mais ter empatia no olhar para o consumidor, estando atento aos seus desejos e necessidades. Vital a reflexão, sentir emoções com muita naturalidade até para perceber o que é positivo e se mobilizar para um caminho de novos processos de desenvolvimento e elaboração de ações. Ter esse pensamento é ainda mais importante em uma situação como a que estamos vivendo. E o mundo digital acelerou a expressividade, proporcionando novos formatos de realizações de projetos. A Ortobom, que está há 50 anos no mercado, pautada pela tríade bem-estar (com uma grande responsabilidade social), qualidade de vida e permear sua cadeia produtiva pela sustentabilidade, manteve a parceria com o apresentador Rodrigo Faro, que comanda um programa líder de audiência em diversos estados e tem uma grande expressividade nas redes sociais de falar com o coração e toda naturalidade com o público mais eclético possível. Depois do sucesso de representar como embaixador o cinquentenário da maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, ele continua a compartilhar todo seu carisma para a label. E, dessa vez, Rodrigo protagoniza a campanha Ponto Azul, que segue até dia 23 de agosto e oferece descontos de até 50% em diversos produtos. Para a produção da campanha tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer a melhor situação possível dentro de um ambiente na nova casa do apresentador. A pré e pós-produção do projeto, por sua vez, foram resolvidas remotamente, assim como a direção durante a gravação. A criatividade ainda é o coração do sistema. A imagem do apresentador estará em mais de 2.400 franquias espalhadas no país, nas mídias online e offline de divulgação de ações e ofertas das futuras campanhas até o fim do ano.
Por conta dos riscos relacionados à Covid-19, a produção do filme comercial foi feita dentro da casa de Rodrigo Faro e executada remotamente. Todos os protocolos de higiene e segurança foram observados, a fim de garantir a saúde de toda a equipe envolvida no projeto. A gravação foi realizada com a produtora Piccolo, com filmagem remota (via celular). Diretor, produtor, TI acompanharam a gravação pela plataforma whereby.com e a orientação foi virtual remota com profissionais de primeira. O momento atual é sobre reinventar os processos, reconfigurar a forma como pensamos e comunicamos os produtos lançando mão de antídotos que conciliem, numa só dose, esperança, confiança e prazer.
O apresentador já havia contado ao site Heloisa Tolipan, em maio, como estava lidando com o isolamento. “A quarentena mudou completamente a minha vida. Trabalho mais estando dentro de casa do que antes. É uma loucura, porque a gente tem que fazer tudo: tarefa doméstica, lição com as crianças, observar se elas estão acompanhando as aulas à distância, ver as provas que elas precisam fazer, resolver todas as questões de trabalho e do programa, decidir o que vai ao ar e ainda arrumar tempo para descansar. É bastante puxado, mas está sendo um prazer, porque a todo momento estou ao lado da minha família. Isso está sendo um verdadeiro presente”, disse.
A Ortobom é uma paixão antiga na vida de Rodrigo Faro, como ele nos revelou em outra ocasião. “Foi o primeiro colchão que comprei logo que me mudei para o Rio de Janeiro para fazer novela na TV Globo. Eu tinha alugado um apartamento e precisava de um colchão para dormir. Não tinha nem cama ainda, mas necessitava de um bom colchão para poder dormir bem”, lembrou. Mais de 20 anos depois, morando na casa dos seus sonhos (como pontua), na Grande São Paulo, o apresentador continuou fiel à marca e se preocupa em oferecer um sono de qualidade para a mulher, Vera Viel, e as filhas Clara, Maria e Helena.
Rodrigo nos disse há tempos que, na residência dos Faro, a cama também é um espaço para a família ficar reunida. “Nós adoramos ficar no quarto debaixo das cobertas, vendo TV, filmes e comendo pipoca. Essa é uma de nossas programações preferidas, ainda mais nesses dias de friozinho”, contou. “Estou aproveitando essa quarentena para não desgrudar das minhas quatro meninas. É ótimo”, acrescentou.
O isolamento social imposto pelo novo coronavírus fez com que muitas empresas precisassem se adaptar aos novos modelos de consumo. A fim de proteger franqueados, consultores do sono e clientes, a Ortobom desenvolveu uma plataforma digital que destina a cada franqueado um site de sua loja, que pode ser acessado por meio do endereço ortobom.com.br/lojas.
Diretor de Marketing da Ortobom, Reinam Ribeiro começou o projeto OmniChannel há cerca de cinco anos e já falou conosco sobre o assunto. O conceito de OmniChannel é uma tendência do varejo e integra compradores, lojas físicas e virtuais. A ideia é explorar todas as possibilidades de interação por meio da convergência dos canais utilizados por uma empresa em total sincronia com o consumidor. “Começamos o projeto das lojas integradas com o site em 2015 e ele estava ganhando mais força em 2020. Nossos franqueados e consultores podem atender seus clientes usando esse canal”, explicou.
De forma a lidar com os clientes de maneira segura, sem perder a qualidade que faz parte do DNA da marca, os franqueados e consultores do sono estão trabalhando em três vertentes, mesmo agora, com a flexibilidade de abertura das lojas em alguma cidades: pelo site da loja, no aplicativo Ortobom e via WhatsApp. De janeiro a junho de 2020, a Ortobom registrou um aumento de 286,60% nas vendas de e-commerce, comparado ao mesmo período do ano anterior. A maior procura continua sendo pelo produto primário da companhia: colchões. Vale lembrar que a empresa comercializa colchões, bases, travesseiros, roupas de cama e acessórios.
Mais do que qualquer outro fator, a indústria nacional precisa buscar conhecimento e saber reconhecer as transformações que a sociedade vem sofrendo. Neste momento atual, no qual players das indústrias e funcionários inseridos em toda a cadeia produtiva têm refletido sobre as práticas que permearão – com certeza – o produzir no Brasil e no mundo já sentimos o reverberar de vozes sobre zero waste, sustentabilidade + consumo consciente e upcycling ressignificando uma nova produção.
As promoções da campanha Ponto Azul podem ser encontradas nas lojas físicas, no site e no aplicativo. As ofertas estão sinalizadas com pontos azuis com descontos de 30%, 40% e 50%, com parcelamento em até 12 vezes sem juros. Os destaques da nova campanha da Ortobom são o colchão Pró-Saúde Extra Firme com 30% de desconto de R$ 1.371,26 por R$ 959,88; o Superpocket Pró-Saúde com 40% de desconto de R$ 2.398,00 por R$ 1.438,80; o Absolut pela metade do preço de R$ 3.981,60 por R$ 1.990,80. E o cliente pode optar por atendimento online, sem precisar sair de casa. A plataforma digital, aliás, funciona como uma loja virtual, com ofertas exclusivas, os mesmos benefícios do atendimento presencial e a orientação de um consultor do sono. O aplicativo ainda dispõe de diversas facilidades, como teste para avaliar o sono, dicas para escolher o colchão ideal, lista de cuidados com o colchão e exercícios de alongamento, entre outras opções.
Neste cenário, o consumidor acessa o site (ortobom.com.br/
Solidariedade e doação de colchões para pacientes e profissionais de saúde na linha de frente de combate ao coronavírus
Empresa socialmente engajada e que fomenta ações de apoio à transformação de profissionais, empresas e consumidores, promovendo a transição para um modelo circular, focado em eliminar o desperdício e aumentar a vida útil dos materiais, além de oferecer dignidade, empatia e acolhimento aos trabalhadores envolvidos em todas as etapas do processo, a Ortobom teve diversar ações em meio à pandemia que assolou o mundo e o nosso país de forma drástica, com doações de colchões hospitalares para Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. A Bahia também, em parceria com a Dow, recebeu os colchões hospitalares produzidos com espuma selada e revestidos com material higienizável.
Os estados que receberam primeiro as doações foram São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior número de casos de Covid-19 do país. A empresa destinou os colchões para cada unidade da federação e coube aos governos locais distribuir, levando em conta os hospitais mais necessitados.
No Paraná, os colchões foram entregues à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Arapongas, sendo colocados em leitos de abrigos e para equipes de suporte que estão na linha de frente do combate à Covid-19. No Rio Grande do Sul, receberam as doações o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
O governo do Pará destinou os colchões recebidos a um abrigo montado para evitar que pessoas em situação de rua fiquem expostas à Covid-19. Já no Ceará, enquanto a Prefeitura de Fortaleza encaminhou colchões para o hospital de campanha, a prefeitura da cidade de Maracanaú, que promoveu a campanha Cuida Maracanaú, também recebeu os colchões hospitalares.
Na Bahia, uma parceria entre a Ortobom e a Dow permitiu a doação de colchões para o hospital de campanha da Fonte Nova e outras unidades de saúde no estado com leitos de unidade de tratamento intensivo. Nesse caso, a Dow colaborou com cerca de dez toneladas em tecnologias para que a Ortobom assumisse a fabricação dos produtos com todas as especificações técnicas para uso hospitalar.
Com a iniciativa, hospitais e clínicas ganharam novos leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. Além de ajudar pontualmente os hospitais: Hospital Dom Pedro de Alcântara, na Bahia, e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HU), no Rio de Janeiro, a ação é uma parceria com a União Rio e o Instituto da Criança.
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