Mais do que nunca, nós vivemos tempos no qual precisamos fazer uma grande reflexão e a união permear uma corrente do bem em prol do próximo. Tempos de respeito, solidariedade, acolhimento, afeto, resiliência, de se sentir confortável com quem você é, com sua casa, família, e doando-se para uma sociedade melhor. Foi em uma constante sinergia com esses valores que, em 2021, a Ortobom – maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, que sempre apoiou iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais na natureza e em conexão com a responsabilidade social para um mundo melhor – continua com seu compromisso em ajudar ao próximo com doações de colchões para hospitais que tratam pacientes vítimas da Covid-19, para salas de profissionais da Saúde na linha de frente ao combate ao novo coronavírus e também às pessoas que viram suas vidas arrasadas pelas fortes chuvas no país. As áreas operacionais da empresa organizaram uma grande logística pelas estradas de Norte a Sul do país para viabilizar o mais breve possível a entrega de colchões – que representam afeto e abrigo para uma noite de sono.
Assim, podemos dizer que solidariedade é a compaixão exercida “com paixão” por todos e para todos. É a transformação da empatia em atitude, em gesto. Em ação. Pensar no outro com o coração, querer o bem do próximo, doar-se e doar. Alegrar-se ao saber que o outro está feliz. É se colocar no lugar do próximo em qualquer circunstância. Sentir a dor de quem está ao seu lado mantendo-se forte para ampará-lo, pois ele vai precisar da sua força para se levantar. Jesus nos mostrou a dimensão da solidariedade e deixou como legado que este é o caminho a ser trilhado.
Como sempre friso aqui, a Ortobom, fundada há mais de 50 anos, apoia projetos sociais e sustentáveis que promovem educação, cultura, a preservação do meio ambiente, práticas de bem-estar e responsabilidade social. Vamos fazer uma breve viagem até 2020. O gesto – a ação que tanto pontuei acima – se tornou realidade com a doação de cerca de 5.984 colchões hospitalares para os estados do Rio de Janeiro, incluindo o hospital de campanha, no Maracanã; o Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, entre outros. Foram contempladas ainda unidades hospitalares em São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Pará, Ceará, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.
No Ceará, enquanto a Prefeitura de Fortaleza encaminhou colchões para o hospital de campanha, a prefeitura da cidade de Maracanaú, que promoveu a campanha Cuida Maracanaú, também recebeu os colchões hospitalares.
Na Bahia foi firmada uma parceria com a empresa Dow, doadora de cerca de 10 toneladas em tecnologias para a marca, que se encarregou da fabricação dos produtos, com todas as especificações técnicas para uso hospitalar. Inicialmente no hospital de campanha da Fonte Nova e, depois, em outras unidades de saúde no estado com leitos de tratamento intensivo.
Durante o cenário difícil que era desenhado com o passar dos meses e que assolou o mundo e o nosso país de forma drástica, coube aos governos locais fazer a distribuição, levando-se em consideração os hospitais mais necessitados de equipamentos para leitos de tratamento da Covid-19.
Só para lembrar também, no Paraná, os colchões foram entregues à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Arapongas, sendo colocados em leitos de abrigos emergenciais, no ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), anexo ao Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Aeroporto, e para equipes de suporte que na linha de frente do combate ao Covid-19. A iniciativa visa contribuir com o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do novo coronavírus.
No Rio Grande do Sul, os colchões foram destinados ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre; Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e Prefeitura de Campo Bom.
SOLIDARIEDADE AOS DESABRIGADOS DAS CHUVAS EM RAPOSOS (MG)
Vale ressaltar que a solidariedade é algo tão importante, imensurável, pois fala ao coração de todos nós, ao nosso âmago, que o reconhecimento das ações coletivas para superar problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecesse em 2005 a data de 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Há uma mobilização mundial de solidariedade para cumprimento da Agenda 2030, que conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas para a humanidade voltar o olhar e tomar sérias decisões para o planeta, para a nossa vida, a prosperidade, a paz e as parcerias, verdadeira rede de responsabilidade social rumo à nova década.
Agora, faço questão de lembrar a você, leitor, sobre as chuvas torrenciais do verão do ano passado que inundaram municípios de Minas Gerais, contabilizando mais de 58 mortos, 65 feridas e 53 mil pessoas desabrigadas. Cidades em situação de emergência. Vicente Carvalho – criador do inspirador site Razões Para Acreditar, que há oito anos divulga e faz pontes entre demandas, ações e doações para causas sociais – se mobilizou assim que teve conhecimento da situação em Minas Gerais, mais especificamente do município de Raposos. Publique aqui no site que Vicente foi às redes sociais fazer um apelo ao apresentador Luciano Huck, que imediatamente contou com a solidariedade da Ortobom. Em dois dias, uma frota de caminhões com 500 colchões doados chegou à cidade atravessando estradas repletas de lama.
Na época, conversamos sobre o afeto gerado pela doação para famílias desabrigadas e a importância das mobilizações em um momento de completo desamparo. “Acompanhamos a entrega dos colchões, conversamos com as famílias. O colchão, o lugar onde dormir, representa o afeto e o abrigo. E a água na casa da maioria das pessoas passou o teto. A população perdeu tudo. Então, com o gesto ficaram muito agradecidas”, nos disse Vicente Carvalho, que acompanhou a entrega dos colchões feitas através do cadastro da Casa de Gentil.
MOBILIZAÇÃO 2021
Diretor de marketing da Ortobom, Reinam Ribeiro frisa: “Como parte da nossa responsabilidade social, seguimos com o nosso propósito de sermos atuantes na sociedade contribuindo para o bem de todos que precisam”.
No mês passado, a Ortobom doou colchonetes para abrigos em Belém, no Pará, direcionados às pessoas em situação de rua, em extrema vulnerabilidade, que foram acolhidas em três locais emergenciais abertos pelo governo do Estado, proporcionando serviços de saúde e um local para elas dormirem com dignidade, além da proteção em um momento de pico de casos de Covid-19 na Região Metropolitana.
Em março ainda, grande tragédia no Acre: chuvas torrenciais, surto de dengue, crise migratória, além da Covid-19. E o Brasil ouviu o pedido de socorro. Foram 10 as cidades afetadas pelas fortes chuvas, que provocaram o transbordamento de 10 rios atingindo as casa de milhares de pessoas que ficaram desabrigadas. A campanha “SOS Acre” ganhou repercussão nacional diante das cenas de desespero da população e foi capitaneada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC). Em parceria com o apresentador Luciano Huck, cerca de 2.000 colchões foram doados pela Ortobom para a campanha e distribuídos para diversos municípios.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Waldirene Cordeiro, e a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, receberam pessoalmente a carga com os colchonetes doados. Waldirene Cordeiro ressaltou a união para enfrentar esse momento e agradeceu a doação. “Estamos felizes ao receber a doação feita pelo apresentador Luciano Huck e a Ortobom de colchonetes que serão destinados às pessoas que foram atingidas por essas grandes tragédias que estamos vivenciando no Acre, notadamente agravada com a pandemia”, pontuou. E a procuradora acrescentou: “Quero fazer um agradecimento especial ao Luciano Huck e a Ortobom. É muito significativo para o nosso estado, onde a nossa população atingida perdeu muito dos seus bens, receber um colchão para ter onde dormir”.
Artigos relacionados