O que Jojo Todynho tem? Amigos falam do favoritismo da funkeira em ‘A Fazenda’ e revelam curiosidades


A cantora, uma das favoritas a levar o prêmio em ‘A Fazenda 12’, que tem torcida de fãs anônimos e famosos, chama atenção pela autenticidade e ‘papo reto’ dentro do reality. Aqui fora, a convite do site HT os amigos Renata Pigliasco e João Branco, e o empresário DJ Batata, contam o motivo pelo qual Jojo vem protagonizando ótimos momentos e merece sair vitoriosa. E mais: garantem que na TV ela é a mesma que na vida real. Isadora Ribeiro, vizinha da funkeira também revela sua torcida e conta curiosidades desta convivência. Vem saber!

*Por Brunna Condini

E inegável que ela tem autoestima e garra. A carreira meteórica de Jojo Todynho e sua história de vida mostram isso. E na edição deste ano de ‘A Fazenda 12’, na Record, ela tem mostrado que tem também determinação e lealdade de sobra por seus aliados. Desde a estreia do reality, a funkeira já despontava como favorita ao prêmio de 1,5 milhãos de reais, e angaria torcidas famosas como as de Anitta, Larissa Manoela e Neymar Jr., por exemplo.
A edição que começou em 8 de setembro, que além de Jojo contou com outros 19 participantes entrando na casa (até agora já foram eliminados cinco), já colocou a cantora entre os assuntos mais comentados da internet, por seu estilo ‘papo reto’, seu bom-humor e irreverência. a verdade é que ela não precisava do reality para ganhar notoriedade. Aos 23 anos, a funkeira já havia conquistado 9 milhões de seguidores no Instagram quando entrou (no momento são 11 milhões e 300 mil seguidores), e era sensação na internet, com seus vídeos em que dialogava com fãs e seguidores no melhor estilo ‘gente como a gente’, com franqueza por vezes considerada  extrema. Jojo já rendia muitos memes antes de ‘A Fazenda’ e com a rotina no programa, esse ‘talento’ só se multiplica. Defensora do ‘girl power’ – movimento que tem prosperado no reality, já que até agora as mulheres têm sido as menos eliminadas – a intérprete de ‘Que Tiro Foi Esse?’, que a fez se popularizar e transformar sua vida há apenas três anos, tem orgulho da sua história e do caminho que a guiou até aqui.
Mas o que Jojo Todynho tem para atrair tanta atenção e torcida?
Nascida e criada em Bangu, Zona Oeste do Rio Jordana Gleise de Jesus Menezes, a Jojo, precisou se virar desde cedo, já que seu foi assassinado por uma bala perdida quando ela ainda era criança. Batalhadora é uma palavra que vez por outra é utilizada pelos amigos para definir a cantora, que para se sustentar já trabalhou faxineira, camelô, vendedora de picolé e telefonista, entre outras funções.

Jojo na “Fazenda”

Mas foi no encontro com Fábio dos Santos Francisco, o DJ Batata, produtor musical e hunter de talentos no meio do funk, como Biel e Tati Quebra Barraco, e um dos criadores do hit “Que tiro foi esse?”, que Jojo alçou voo para a cena musical. Ele falou ao site sobre a pupila e amiga. “Descobri a Jojo através do meu pai, que conhecia o tio dela. enxerguei nela de cara o carisma. Mas quando a coloquei no estúdio, vi que ela tinha uma potência vocal que me deixou de boca aberta. aí pensei: não é só uma blogueira, influencer, ela canta!”, recorda Batata. A Jojo na vida é divertida, as vezes tinhosa, do jeito dela, mas sempre com humor. E o que mais admiro é que Jojo é leal. Nós temos nosso ‘pegas para capar’, mas a lealdade dela supera tudo isso’.
E um defeito da empresariada? “É teimosa, né? Mas ela merece esse prêmio. Já sofreu muito na vida. Vem de uma família humilde e corre atrás do dinheiro dela desde muito cedo. E tenho certeza que se ela ganhar, vai ajudar as pessoas, como já faz hoje”.

DJ Batata e Jojo Todynho: “Ela merece esse prêmio. Já sofreu muito na vida. Vem de uma família humilde e corre atrás do dinheiro dela desde muito cedo. E tenho certeza que se ela ganhar, vai ajudar as pessoas, como já faz hoje” (Reprodução)

O casal Renata Pigliasco, médica nutricionista e melhor amiga de Jojo, e João Branco, médico endocrinologista que cuida da cantora e a conhece antes da fama, desde os tempo de Bangu, também falam sobre a funkeira. Renata divide um pouco da sua história com Jojo, que rendeu em nome da parceria e amizade das duas, uma tatuagem feita pela artista em homenagem à amiga. “Meu marido já conhecia a Jojo antes da fama. Então ele me mostrava  vídeos dela no Facebook  e achávamos muito divertido. Deve ter uns três anos que ela foi na minha clínica  e a conheci pessoalmente. Ela começou a fazer todo o protocolo e nesse meio tempo fomos criando uma amizade. A Jordana começou a fazer um trabalho de reeducação alimentar, fazendo algumas trocas alimentares, reduzindo o volume das refeições, horários regulares para se alimentar, melhora da qualidade de sono,  associado à atividade física. Nesse período ela perdeu 20kg. Até que um dia tive um furto em minha casa que me abalou muito, fiquei muito mal, não só pelos bens materiais, mas preocupada com a segurança. E nesse momento ela foi única, esteve ao meu lado todo tempo me dando muito apoio e fazendo de tudo para me ver feliz. Eu ia para casa dela, ela ia para minha, saíamos juntas, viajamos e ela passou a ser mais que uma amiga, ela se tornou da minha família. Tenho muita gratidão pelo o que ela fez e hoje estou sempre do lado dela dando o apoio no que ela precisar”, conta Renata.

“A Jojo passou a ser mais que uma amiga, ela se tornou da minha família” (Arquivo pessoal)

E torce declaradamente pela amiga: “Ela é merecedora desse prêmio. É uma mulher verdadeira, guerreira, autentica, energia positiva sempre, divertida, amorosa, amiga. Acho que precisamos de mais pessoas com essas características no mundo. Não vejo diferença na Jordana que conheço e a que está em ‘A Fazenda’. Estou  muito orgulhosa dela”.

A tatuagem que Jojo Todynho fez em homenagem com a médica e amiga Renata Pigliasco (Arquivo pessoal)

A cantora é declaradamente feminista e uma defensora do respeito à diversidade. O endocrinologista João Branco destaca a autencidade da funkeira e recorda como se conheceram. “Foi em Bangu, no bar do Cobra, que ela chama de padrinho. Ela devia ter 17 anos, mas era à frente da sua idade. Jojo sempre foi amiga de homens e mulheres, com um papo bom, com humor e muita história para contar. Ela sempre quis cuidar da saúde e estar em atividade. Hoje cuidamos dela com uma equipe multidisciplinar, para melhorar a disposição, já que ela passou a desregrar quando começou a fazer muitos shows e só viveu durante um tempo para trabalhar”, lembra. “Ela tem a atitude que falta em muita gente por aí. Mas às vezes, até por conta da pouca idade, ela toma algumas atitudes mais enérgicas, até precipitadas, mas vem percebendo que só a motivação de explosão, mesmo que esteja certa, não é bom, está aprendendo a contemporizar. Jojo merece ser campeã porque representa a essência do povo brasileiro, da pessoa que vem da periferia, de um bairro da Zona Oeste que tem muita gente que luta por uma vida melhor, honesta. Ela é a verdadeira brasileira autêntica, que com trabalho, humor e autenticidade conseguiu ganhar notoriedade, que veio através do seu dom, dedicação e batalha”.

João Branco e Renata Pigliasco com Jojo Todynho (Arquivo pessoal)

A vida de Jojo Todynho vem mudando e se depender do apoio que conta e da torcida que tem, promete se transformar ainda mais.  A cantora foi de Bangu, para uma quitinete alugada na Lapa, Centro do Rio, e nos últimos anos, está em um apartamento em um condomínio no Recreio. A atriz Isadora Ribeiro é vizinha do mesmo andar do prédio que Jojo mora e engrossa o coro que acredita na vitória da carioca. “Estou torcendo por ela. A Jojo é muito querida e sempre foi simpática, receptiva. Inclusive, tem uma história boa. Uma vez eu estava saindo, e como o apartamento dela fica ao lado do elevador, Jojo me perguntou aonde eu estava indo. Contei que ia pegar um vestido emprestado para ir a um evento em São Paulo. Na mesma hora ela disse que tinha um vestido perfeito para eu ir, de veludo preto. O vestido era lindo mesmo, mas eu não queria ir de preto e acebei não pegando emprestado (risos). O que ficou foi a generosidade dela. É querida mesmo”, relembra. “Convidei a Jojo para fazer um filme, o ‘Suburbio’, em que também sou produtora associada , dirigido pela Carolina Paiva. Mas a produção foi adiada pela pandemia da Covid-19, e ela está no reality agora. Filmaríamos em novembro, mas talvez em março dê para fazermos, ela já tinha topado. Acho ela sincera, é muito nova, uma criança, tem a idade da Maria, minha filha mais velha. Vejo ela com um olhar de mãezona, apesar de não sermos exatamente íntimas, mas gosto demais dela. Jojo não joga, faz pose, é sincerona e merece levar esse prêmio, pelo o que é e pela transparência, acho ela um ser humano lindo”.