*Por Fábio Bibancos
É uma das recomendações mais universais de todos os dentistas: fio dental diariamente para prevenir doenças da gengiva e cáries. Mas e aí? Eu devo usar fio ou fita dental? Um é melhor que o outro? Ambos os produtos são eficazes na remoção de placa entre os dentes. A diferença está na forma. O fio é circular a fita é achatada, mais indicada para pessoas com pouco espaço entre os dentes.
Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à pergunta: “Os dentes também têm visão Raio X como Superman?”
Mas fique atento: Usar fio dental requer cuidado, sim, pois se for utilizado de modo errado pode causar danos, danificando a gengiva e os dentes. O paciente deverá fazer movimentos suaves ao passar o fio entre os dentes, sem causar impactos na gengiva, mexendo para cima e para baixo, de um lado do dente e depois do outro.
Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano
Leia também: Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta
O fio dental é um grande aliado na higienização da boca, junto com a escova e o creme dental. Sem essa tríade, é impossível uma higienização completa e eficaz da boca. A escovação remove a placa bacteriana das superfícies dos dentes, mas ela não pode fazer todo o trabalho de remoção de placa bacteriana.
Limpeza entre os dentes diariamente com fio dental remove resíduos entre os dentes, onde a escova não alcança. O uso da escova interdental é recomendado quando existem grandes espaços ou se o paciente tem extrema dificuldade em fazer uso do fio dental. Mas lembre-se: Se você usar limpadores interdentais, pergunte ao seu dentista qual o modelo ideal para você e como usá-los corretamente para evitar ferir as gengivas.
Leia também: Fábio Bibancos aborda um tema polêmico em sua coluna semanal aqui no site HT: a bichectomia. Vem entender
Leia também: “Seu namorado/marico ronca?” Em sua coluna semana, Fábio Bibancos afirma que o dentista pode resolver este problema…
“Qual eu uso primeiro, escova ou fio dental?”
Recomendamos utilizar primeiro o fio dental e depois a escova. Mas o importante é usar as duas ferramentas! Escovação e uso do fio dental é a melhor maneira de remover a placa bacteriana causadora de cárie dos dentes e ajudam a manter a saúde bucal ideal.
Converse com seu dentista sobre quais os tipos de produtos e quais os cuidados dentários serão mais eficazes para você. E lembre-se: na dúvida sempre pergunte ao seu dentista!
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos analisa um ensaio do sorriso para te deixar mais seguro na hora do espetáculo
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados