Muito além de flores e bombons: famosos contam histórias românticas para deixar o coração quentinho


No Dia dos Namorados, estrelas do teatro, da TV e do cinema dividem com o site HT momentos especiais de seus relacionamentos. Inspire-se com os episódios vividos por Fabiana Karla, Malu Falangola, Douglas Silva, Renata Castro Barbosa e Rosamaria Murtinho. E viva o amor!

*Por Simone Gondim

Para agradar ou conquistar a pessoa amada, vale (quase) tudo: seja o olho no olho, passando pelos tradicionais bilhetes, flores e chocolates, até levar banda de música para tocar embaixo da janela ou se jogar na frente de um carro porque esqueceu de pegar o telefone de quem acabou de conhecer. Neste Dia dos Namorados, famosos contam como surpreenderam seus amores ou foram surpreendidos. Inspire-se com os episódios vividos por Fabiana Karla, Malu Falangola, Douglas Silva, Renata Castro Barbosa e Rosamaria Murtinho.

Malu & Walter

A história de amor da atriz Malu Falangola é daquelas que parecem que só acontecem nos filmes. Nascida no Recife e morando no Rio de Janeiro, ela conheceu Walter ao ser madrinha de casamento de uma amiga, em Cuiabá, no Mato Grosso. Natural de Maringá, no Paraná, ele estava na festa como padrinho do noivo. Os dois entraram juntos na cerimônia. “Fomos para lá casar os amigos e nos encontramos. Namoramos durante um ano morando em cidades diferentes, até que ele se mudou para o Rio”, conta Malu.

O pedido de casamento também foi cinematográfico. Ao viajar para Paraty (RJ) com o então namorado, a fim de comemorar quatro anos de relacionamento, ela foi alvo de um delicioso complô que envolveu a dona e os funcionários da pousada onde o casal estava. Para que a surpresa desse certo, Walter avisou a Malu que se encarregaria de tudo da viagem. “Antes de irmos, ele me disse que a gerente de onde iríamos nos hospedar havia perguntado se eu poderia gravar um vídeo fazendo propaganda de um dos melhores quartos de lá. Eu concordei”, recorda a atriz.

Malu e Walter, um pedido de casamento inesquecível (Foto: Acervo Pessoal)

A armação incluiu dizer que a pousada estava lotada e, por isso, eles só ficariam lá por uma noite, trocando de hotel no dia seguinte. Com as malas prontas e guardadas na recepção, o casal foi andar pela cidade. “Depois do passeio, fui gravar o vídeo. Enquanto eu estava no quarto, uma fanfarra começou a se apresentar na frente da pousada, com um som altíssimo. Vi da janela que Walter estava no meio dos músicos, com um trompete, fingindo tocar e me chamando”, diverte-se Malu. “Fiz sinal de que ainda estava trabalhando e fui para a varanda, onde encontrei um buquê de rosas e uma carta. Lá embaixo, Walter se ajoelhou e abriu a caixa do anel de noivado”, emociona-se.

Malu explica que passou um tempo em choque. “Morri de vergonha porque havia umas 50 pessoas olhando, incluindo todos os funcionários da pousada. Aceitei o pedido, li a carta e desci, chorando muito. Quando cheguei, tinha uma menina tocando ‘Carinhoso’ na flauta doce. Foi a coisa mais linda do mundo”, confessa. “Ele disse que já estava com o anel há muito tempo e tinha levado no bolso em várias ocasiões, mas nunca achava que era o momento certo. Foi inesquecível, uma história para contar aos netos”, conclui a atriz.

Depois do sim, o beijo dos noivos em uma rua de Paraty (Foto: Acervo Pessoal)

Douglas & Carol

Juntos há 15 anos, Douglas Silva e a mulher, Carol Samarão, se conheceram na adolescência, em um evento organizado por amigos dele. “Estava em uma mesa com meus amigos e passou primeiro uma garota alta e muito bonita, que eu não sabia que era a prima da Carol. Ela sorriu para mim e disse: ‘Oi, Acerola (personagem de Douglas na série ‘Cidade dos homens’). Ih, Acerola, eu pego’. Eu ri e não levei a sério”, lembra o ator. “Em seguida, passou a Carolina, rindo do que a prima havia dito. Quase falei ‘eu pego’, mas achei melhor não”, acrescenta, rindo.

Douglas pretendia deixar para lá, mas Carolina e a prima passaram de novo pela mesa onde ele estava. O ator foi falar com a futura mulher depois de confirmar com um amigo que a jovem olhava em sua direção – Douglas e ela, na época, tinham 16 anos. “Fui conversar com ela e cheguei com uma daquelas cantadas prontas: e aí, já beijou hoje? Ela deu a resposta que eu queria: não. Por quê? Respondi: porque estou doido para beijar a sua boca. Ela ficou rindo, não falou nada e demos uns beijinhos”, diz o ator.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de passar um tempo na companhia de Carolina, Douglas resolveu voltar para perto dos amigos. Na pressa para se despedir, ele acabou esquecendo de pedir o telefone da jovem. Alertado pelo grupo, percebeu que havia perdido a moça de vista e torceu para reencontrá-la em outro evento. Na hora em que estava indo para casa, uma surpresa: um amigo aponta para um carro onde só havia mulheres. Uma delas era Carolina. “Saí correndo e quase me joguei na frente do carro. A motorista levou o maior susto e perguntou o que eu queria. Expliquei que estava atrás da amiga dela, mas quando ela quis saber quem era percebi que havia esquecido o nome da Carol”, confessa, um pouco sem graça.

Douglas disse a verdade e pediu desculpas. Ouviu um “você é fogo!”, mas levou o telefone. Desde então, o nome de Carolina nunca mais saiu da sua cabeça. Casados há 12 anos, os dois têm uma filha de 8 anos, Maria Flor, e esperam o nascimento de Morena.

Renata & Leo

Renata Castro Barbosa e Leo Castro estavam namorando há cinco meses quando o isolamento social imposto pelo novo coronavírus levou os dois a morarem juntos – a mãe do ator é de grupo de risco e não deixou o filho entrar em casa por medo de contrair Covid-19. “A gente briga muito pouco, para não dizer nada. Tudo é muito conversado, a opinião do outro é valorizada”, garante Renata. “Vivemos a vida de casados sem termos conversado muito bem sobre ela, mas vem dando certo”, acrescenta Leo.

Antes do namoro, os dois se conheciam de vista. Quando foram trabalhar no “Zorra”, humorístico da Rede Globo, ambos eram casados e a amizade veio primeiro. O tempo passou e Renata e Leo acabaram ficando solteiros de novo, até perceberem que rolava um clima. “Quando começamos a sair, Renata duvidava de mim. Eu fazia terapia e ela, de brincadeira, me falou para resolver a cabeça, que só namoraria comigo quando o terapeuta me desse um atestado dizendo que eu estava liberado para namorar”, lembra Leo. “Ele me trouxe um atestado, enquadrado, com uma rosa do lado” diverte-se Renata. “Meu terapeuta me deu, falou que estava tudo certo. Só fui fazer terapia porque ela mandou”, brinca o ator.

Leo Castro e Renata Castro Barbosa foram morar juntos por causa da quarentena em consequência do novo coronavírus (Foto: Reprodução Instagram)

Rosamaria & Mauro

Com 60 anos de casados, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça acham que a melhor coisa é envelhecer juntos. “Conforme envelhecemos, ficamos mais sábios. É tudo resolvido na base da conversa. Quando a gente é mais moço, tende a manter a própria opinião e querer que o outro aceite. Com o passar do tempo ficamos mais tolerantes, mais humanos”, acredita Rosamaria.

Ao longo de seis décadas, não faltaram surpresas nem gestos de carinho. “Sempre fomos de sentir as coisas. Deixamos as frases feitas para as novelas”, ressalta a atriz. Entretanto, ela frisa que nem sempre a paz reinou entre eles. “Passamos por problemas, claro. Houve uma época em que nos separamos e Mauro saiu de casa. Mas nenhum dos dois pensou em pedir o divórcio. Acabamos conversando novamente e decidindo voltar a ficar juntos”, assume.

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça: juntos há 60 anos (Foto: Reprodução Instagram)

Uma história que Rosamaria destaca é a do noivado com Mauro, durante um Natal na casa dos pais dela. “Éramos mais modernos, então combinamos de botar a caixa com a aliança na árvore. Os brilhantes eram mínimos, porque não havia dinheiro para comprar brilhantes grandes. Na hora de abrir os presentes, anunciamos que estávamos noivos”, conta ela. “Meu irmão me chamou em um canto e falou: Rosinha, papai é das antigas, disse que ninguém pediu a ele a sua mão. Eu e Mauro nos olhamos e ele foi lá falar com meu pai que gostaria de se casar comigo. A gente respeitou, mas era algo que não pretendíamos fazer dessa forma. Acabamos achando engraçado”, recorda.

Com o passar do tempo, as celebrações de aniversários de casamento e os presentes ficaram menos modestos: para marcar uma década como marido e mulher, Rosamaria ganhou um anel de brilhantes e os dois foram jantar, passando a noite no Copacabana Palace. Nas Bodas de Ouro, dormiram no Fasano, em Ipanema. “Uma vez, Mauro chegou em casa com uma pulseira de brilhantes, sem motivo algum”, diz a atriz.

E quais seriam os gestos românticos de Rosamaria? “Dei três filhos para ele. Quer coisa mais romântica do que isso?”, pergunta. “Também tem o cuidado diário, ao longo de todos esses anos”, completa.

Fabiana & Diogo

Pedidos de casamento eram a coisa mais comum no relacionamento de Fabiana Karla. “Bastava Diogo beber um pouquinho a mais que já se ajoelhava e perguntava se eu queria me casar com ele. Eu não aguentava mais. Aquilo que todo mundo que vê de fora acha lindo já estava me deixando irritada”, revela a atriz, às gargalhadas. “A gente estava em Roma, passeando e curtindo, até que ele resolveu tomar uns drinques. Quando vejo, está Diogo ajoelhado. Eu morrendo de vergonha e aquele auê, o povo passando e olhando. Ele, às lágrimas, resolve me levantar. Caímos os dois no chão, eu de saia e ele de calça branca”, lembra Fabiana. “Meu assistente estava conosco e filmou tudo. Rimos disso até hoje”, acrescenta.

Não precisava de muito para despertar o desejo casamenteiro de Diogo. “Estávamos passeando de catamarã no Recife, com um grupo de amigos. Quando o guia explicou que, segundo a tradição, deve-se fazer um pedido ao passar sob as pontes, foi a deixa. Diogo foi me pedindo em casamento ao passar embaixo de cada uma delas e eu já estava quase jogando ele do barco”, conta Fabiana. Depois de tanta insistência, os dois ficaram noivos, claro. Teve até pedido no palco do “Se joga”, programa que a noiva apresenta ao lado de Fernanda Gentil e Érico Brás.

Ao falar do noivo, Fabiana é só elogios. “Diogo é muito carinhoso e eu também procuro fazer algo para agradá-lo sempre. A vida é isso, alimentar a relação sendo amoroso com o outro”, diz. “Sou carinhosa de levar café da manhã na cama e organizar festa de aniversário, mas ele arquiteta mais as coisas de surpresa. Procuro me esmerar no carinho e dar atenção”, afirma. “Nossos silêncios são preenchedores. Há muito investimento pessoal na nossa relação. O cuidado é importante”, observa.

“Diogo é muito carinhoso”, derrete-se Fabiana Karla (Foto: Reprodução Instagram)