O apresentador Gugu Liberato morreu hoje no hospital em Orlando onde estava internado após cair de uma altura de quatro metros do forro de sua casa na Flórida. Recebemos o comunicado oficial: “Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos. Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos. Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.
Familiares e funcionários
São Paulo, 22 de novembro de 2019
De acordo com fontes da TV Record, Gugu teria batido com a cabeça na quina de um móvel. No momento do acidente, Gugu estava acompanhado apenas de sua mulher, a médica Rose Di Matteo.
A primeira vez em que Antônio Augusto Moraes Liberato apresentou um programa na TV foi em 1981, a convite de Silvio Santos. Era a versão paulista do programa “Sessão Premiada”, no SBT (No Rio, o programa era apresentado por Paulo Barboza). No ano seguinte, dividiu o comando do “Viva a Noite” com outros quatro apresentadores até que, depois de mudanças no formato, passou a comandar a atração sozinho. Na mesma época, era editor da célebre “Semana do Presidente”, informativo que era veiculado nos intervalos do “Programa Silvio Santos”, aos domingos. Já reconhecido como apresentador, decidiu diversificar sua área de atuação e lançou, a partir de 1984, boy bands inspiradas pelo grupo porto-riquenho Menudos, tornando-se empresário de bandas formadas apenas por garotos, como Polegar e Dominó.
Foi apenas nos anos 1990, porém, que Gugu atingiu seu apogeu, no comando dos programas pelos quais até hoje é lembrado: o “Sabadão Sertanejo”, que substituiu o Viva a Noite, e o “Domingo Legal”. Quem não se lembra de quadros como o Táxi e a Banheira do Gugu, ambos lançados na atração dominical? Era um tempo em que Gugu disputava a audiência a TV Globo, que contra-atacava com o “Domingão do Faustão”.
Em 2009, o apresentador assinou um contrato milionário com a Rede Record, para receber um salário de três milhões de reais. A ideia inicial era ficar na emissora por oito anos, mas os baixos níveis de audiência cortaram esse tempo pela metade e Gugu deixou a emissora quatro anos depois.
Gugu fez participações no cinema, ao lado de Xuxa Meneghel, Angélica e do grupo Os Trapalhões. Aproveitando o sucesso de “Meu Pintinho Amarelinho”, ele gravou um disco de canções infantis em 2002 chamado “Gugu para Crianças”, que vendeu mais de cem mil cópias e recebeu o disco de ouro.
Em 2014 sua produtora, a GGP Produções entrou num acordo com a Record e, em 2015, Gugu voltou à TV com o programa “Gugu”. A partir de 2017, começou a comandar o “Power Couple”, substituindo Roberto Justus, e também assumiu o reality show “Canta Comigo”, que ainda está sendo exibido e cuja final estava marcada para 4 de dezembro. De acordo com a emissora, todos os episódios já foram gravados. Ao longo de sua carreira, recebeu 11 troféus Imprensa.
Artigos relacionados