Na areia da Praia de Copacabana, na altura da Rua Bolívar, a união de moda e esporte, no fim de semana, com o desfile que celebrou os 40 anos da label de moda-praia Bumbum Ipanema, de Cidinho Pereira (que criou uma chancela com seus biquínis fio-dental e asa-delta e levou o branding ‘made in Brazil‘ para o mundo), e a disputa da 9ª Etapa do Circuito RJ de Beach Tennis, que contaram com patrocínio da Ortobom, empresa que também comemora aniversário. São 50 anos de história valorizando a tríade qualidade do sono + bem-estar + sustentabilidade, além do apoio a projetos sociais e à proteção do meio ambiente.
Rodeado de amigos, entre eles Bernard Rajzman, Paulo Cintura, Rômulo Arantes Neto, Edu Porto, Bárbara Maia, Ingrid Conte, Fifo Benicasa e Pedro Alves, além do folclorista e ativista cultural Roberto Marttini e outros tantos nomes que acompanham a trajetória da grife que se mantém forte até hoje, Cidinho era pura alegria e pontuou: “O evento não poderia ser em outro local, pois foi justamente nas areias da Zona Sul carioca que o meu biquíni se tornou o preferido das mulheres do Brasil e do mundo”. E foi ali, com os pés na areia, que Cidinho comentou com o site Heloisa Tolipan que já está mergulhado nos registros históricos da marca para concretizar o sonho de lançar um livro sobre a Bumbum Ipanema, a grife que fez os holofotes internacionais se voltarem para a moda-praia brasileira.
As comemorações, porém, começaram cedo com a realização da 9ª Etapa do Circuito RJ de Beach Tennis, esporte do qual Cidinho é adepto há nove anos e que mistura tênis tradicional com vôlei de praia e badminton. Cerca de 200 atletas disputaram nas categorias amadoras A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante) no sábado e domingo. O torneio conta pontos para o ranking do Circuito RJ da Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro (ABTERJ).
A temperatura amena, a chuvinha fina que deu uma trégua e aquela lua cheia maravilhosa no céu tornaram a noite de sábado à beira-mar perfeita para o desfile-happening. O coquetel para convidados começou às 18h, logo após a competição de Beach Tennis. No total, 200 atletas participaram nos torneios de Dupla Masculina e Feminina A, B e C mais Duplas Mistas. No Masculino A título para Paulo Henrique de Sousa e Rafael Lopes sobre Rafael JK, atual vice-líder do ranking, e Rolf Hanel. No Feminino A troféu para Letícia Lehmann e Maria Fernanda Dobes que vão se consolidar no top 10 do ranking. Elas bateram Márcia Miranda e Daniele Alvarenga. Na Mista A, a campeã Mundial de Frescobol, Camila Sayure, levou o troféu junto com Paulo Henrique dos Santos superando Alvarenga e Daniel dos Anjos.
Na Masculina B, o atual líder do ranking, Pere Martí caiu na final ao lado de Angelo Ferrari diante de Diogo Silva e Tadeu Rodrigues. Atual líder da Feminina B, Sheila Campos levou o segundo título no ano jogando ao lado de Ana Paula Pereira contra Eneida Carvalho e Letícia Cavalcanti. Líder do ranking entre os homens na C, Bruno Kelly foi o vice ao lado de Xavier Pedret perdendo final para Leandro Roque e Márcio Dupre. O torneio contou importantes pontos no ranking do Circuito RJ da ABTERJ classificando os oito melhores de cada categoria para o Rei e Rainha do Beach Tennis do Rio de Janeiro em dezembro.
E, quando Cidinho deu o start para a entrada das modelos, vimos a sua emoção à flor da pele ao revisitar os biquínis que marcaram os anos 80 através de musas como Luiza Brunet, Magda Cotrofe e Monique Evans. Na passarela, novas versões do lacinho, da asa-delta, do fio dental com a parte de cima em cortininha ou sem alça em cores fortes, como o verde, o laranja e o amarelo neon, saídas de praia, calças e vestidinhos em tie dye e floridos. As modelos da agência Workshop Models, da empresária e modelo Kamilla Lima, se inspiraram com as histórias de Cidinho e caminharam de um jeito super natural e com muito gingado e sorriso nos rostos. A trilha sonora ficou a cargo da cantora Giovanna Cursino e sua banda, num repertório composto por MPB e bossa nova. “Mulheres lindas com meus biquínis, estilo de vida saudável, amigos reunidos na praia em torno do esporte… Estou muito feliz! A Bumbum Ipanema tem tudo a ver com o lifestyle carioca”, comemorou Cidinho, que ainda ganhou um bolo em formato de bumbum com biquíni fio dental assinado por Zenilda Thuller.
“Foi um final de semana repleto de novidades. Tivemos o privilégio de festejar os 40 anos da moda-praia da Bumbum Ipanema com um ótimo torneio. Agradecimento especial a Cidinho Pereira, um grande incentivador do nosso esporte”, disse João Nunan, vice-presidente da ABTERJ.
Entre os amigos da vida inteira de Cidinho estava a gerente de compras Malu Magalhães, uma das primeiras a desfilar para a Bumbum Ipanema. Juntos, Malu e Cidinho lembraram uma história divertida, só possível em tempos mais românticos, quando o país ainda dava seus primeiros passos na profissionalização da moda-praia. Na verdade, Malu, que hoje vive na ponte-aérea Rio-São Paulo e toca tamborim no bloco Mulheres de Chico, dedicado a interpretar canções de Chico Buarque, não era exatamente modelo.
“As modelos eram ela e minha namorada na época, a Maria do Carmo Toledo (Mima). Eram as garotas mais tops da Garcia D’Ávila”, contou Cidinho, que sempre permeou o trabalho com a frase: “Moda-praia deve ser vista em gente que frequenta a praia. As pessoas querem se ver na passarela”.
E a história divertida? “O ano devia ser 1981 e, um dia, a gente estava na praia e o Cidinho disse que, em poucas horas, teria um desfile no Sheraton (atualmente, Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, localizado na Avenida Niemeyer). E resolveu ir para lá, desfilar pela Bumbum! Cadê a maquiagem? E o cabelo, como ia fazer? Não tinha como fazer o cabelo!”, lembrou Malu, divertida. “Vestimos o biquíni e ‘vamos lá’, né? Mas nem pensar que eu ia entrar sozinha na passarela. Eu não entrava sozinha, só com a minha amiga Mima. Sozinha morria de medo. O biquíni era lindo”.
“Peguei uma bolsa de couro e fui para o Sheraton do jeito que estava, salgado da praia!”, recorda Cidinho. Mas… conseguiram desfilar assim mesmo, de improviso? Sim, claro. Como não? Eram tempos de muita alegria e pouca formalidade.
Amigos mais recentes, como o ator Rômulo Arantes Neto, acompanhavam o desfile de celular em punho para não perder nenhum detalhe. “Tenho um carinho enorme pela história dele. É algo que passou de geração a geração. Meu pai era super brother do Cidinho, acompanhou toda a história da Bumbum, essa trajetória incrível, inovando o mercado da moda brasileiro e o mundial. Para o meu prazer, Cidinho sempre prezou pelas amizades. Desejo todo o sucesso a ele, para a Bumbum Ipanema, para o Brasil e o mercado de moda-praia”, afirmou o ator, filho do campeão de natação, ator, músico e empresário Rômulo Arantes, morto em um acidente de ultraleve em Minas Gerais em junho de 2000.
“Foi um final de semana repleto de novidades. Tivemos o privilégio de comemorar os 40 anos da moda-praia da Bumbum Ipanema com um ótimo torneio. Agradecimento especial a Cidinho Pereira, um grande incentivador do nosso esporte”, disse João Nunan, vice-presidente da ABTERJ.
A Bumbum Ipanema nasceu em 1979, idealizada por Alcindo Pereira, o Cidinho, paraibano mais carioca do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo da moda-praia. Com uma tática simples, mas que mudaria a forma como o consumidor encara a moda-praia, Cidinho criou nada menos que a primeira loja especializada em biquínis do Brasil. Até então essas peças eram expostas em grandes cestas nas butiques, emboladas umas nas outras, à disposição de quem quisesse tocar, esticar, sentir a textura. Quem viveu no mundo pré-Bumbum se lembra: no fim do dia, os biquínis formavam um único “bolo” de peças, tornando impossível individualizar os modelos.
Destinada ao sucesso, a Bumbum chegou a formar uma rede de lojas com 13 unidades, incluindo loja em Ibiza e na Califórnia. Seus modelos eram usados por nomes como Luiza Brunet, Magda Cotrofe e Monique Evans, uma geração de top models brasileiras. Detalhe: não era necessário pedir para elas vestirem biquínis Bumbum, elas usavam a marca simplesmente porque era o que havia de melhor no mercado. A criatividade aliada à ousadia tornou-se a principal característica da grife, que ganhou reconhecimento internacional.
No verão de 1985, Cidinho lançou o modelo fio dental, que revelava absolutamente tudo e justificava plenamente o nome da grife. Causou repercussão internacional, porque o corte em outros países costuma ser muito mais tímido, digamos assim. Em 1988, a Bumbum Ipanema voltou a ocupar espaços preciosos nas páginas de moda no Brasil e no mundo com o lançamento do biquíni asa-delta, que abalou a as estruturas da moda-praia. O corte reto, vertical e cavado a partir da virilha acentua as formas das mulheres de um jeito como nenhum modelo havia feito antes. Foi uma verdadeira febre no mundo e ganhou até placa comemorativa.
A célebre editora de moda Diana Vreeland (1903-1989) comentava que o biquíni foi a invenção mais importante do século 20, depois da terrível bomba atômica. O asa-delta, então, pode ser considerado um dos modelos mais importante já proposto para um biquíni (ou maiô). A começar por sua característica cavada, que deixa as pernas e a cintura em evidência, valorizando o corpo feminino. Muita gente garante que afina a cintura e alonga as pernas. Outro grande atrativo é que fica muito bem usado com qualquer tipo de top. Não é à toa que se tornou clássico e é usado até hoje.
O nome forte e muito admirado pelos consumidores manteve a empresa viva. Com o novo milênio vieram a recuperação uma estrutura mais enxuta e adequada aos novos tempos e uma logística de criação e distribuição das coleções mais competitiva. Resumindo, a Bumbum Ipanema arrumou a casa.
Em 2007, o empresário ousou mais uma vez ao se lançar no mundo virtual. A empresa diversificou a maneira de exibir seus produtos ao inserir uma loja na ilha Búzios do Second Life, com biquínis virtuais feitos a partir da coleção real. O objetivo era identificar um novo marketing virtual. Em 2008, o lançamento da coleção ocorreu simultaneamente no ambiente real e virtual. Na verdade, o ambiente virtual foi um pré-lançamento para que os usuários da ilha Búzios fossem avisados previamente sobre o lançamento no mundo real. Definitivamente, a ousadia e a inovação estão no DNA da Bumbum, que logo depois criou seu e-commerce. E viva o revival 80’s na moda-praia. Desde o ano passado, o biquíni asa-delta está democraticamente nas passarelas e nos corpos das mulheres empoderadas do Brasil e do mundo.
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