Um dos mais conceituados nomes quando se fala em casamentos, Constance Zahn é consultora de noivas e iniciou sua carreira através de um blog informal em que falava sobre o assunto, dando dicas, ideias e oferecendo conteúdo informativo. Hoje, o que começou despretensiosamente em 2007, virou uma empresa de 18 funcionários e, além da plataforma digital, Constance já transita por outros meios. Prova disso é o lançamento da terceira edição de sua revista homônima, que acontece no dia 8 de novembro no Hotel Fasano, aqui no Rio. Com 182 páginas e 10 mil exemplares, a publicação conta com editoriais, inspirações e histórias relacionadas ao universo das festas de casamento. “Ter uma revista era um desejo antigo, porque, apesar de acreditar demais na internet e saber que nada se compara ao alcance do online, eu amo papel e gosto da ideia de fazer algo físico que as pessoas podem guardar. Além disso, quando fazia editoriais para o site, ficava um pouco frustrada de ter que colocar fotos tão lindas em tamanho tão pequeno. É muito mais impactante ver um editorial em uma página dupla”, explicou Constance.
A transição de hobby para profissão que exige dedicação se deu muito cuidadosamente ao longo dos anos, o que fez com que ela se tornasse ainda mais respeitada no meio. “Eu abri espaço publicitário no site depois de quase dois anos, quando já estava bem consolidado em termos de audiência. A estruturação como empresa só veio mesmo quando o meu marido se tornou sócio. Ele trouxe uma visão organizacional, implementou processos e sistemas. Apesar de eu ter estudado administração, meu forte é conteúdo”, disse. A ideia de falar sobre casamentos também surgiu de forma bem orgânica. Foi trabalhando no ateliê da mãe, Wanda Borges, uma renomada estilista de noivas em São Paulo, que Constance percebeu a carência de informações das clientes. “Elas tinham poucas revistas anuais para pesquisar e eu estava habituada a ajudá-las tirando dúvidas, mostrando ideias e sugestões que iam além do vestido. Um dia, pensei em levar essa ‘consultoria informal’ que eu já fazia para a internet e ajudar um número maior de noivas”, contou.
Na época, os blogs de moda ainda engatinhavam e não se falava de casamento na internet. Pioneira no assunto, Constance declarou que fica feliz ao ver que, atualmente, muito se fala desse momento nas redes. “O mercado teve um boom nos últimos anos e, sem dúvida nenhuma, a internet colaborou bastante ao despertar o interesse de mais pessoas sobre o tema. Além disso, é uma grande vitrine para os profissionais. Muita coisa mudou. Hoje há muito mais opções, pessoas com novos olhares, que enxergam boas oportunidades em outras cidades. É fantástico, porque as noivas têm mais escolhas, mas o mercado ainda tem muito o que crescer e se profissionalizar”, opinou.
Queridinha das noivas, Constance hoje se dedica a outros assuntos importantes na vida das mulheres, como decoração, bebês e festas de debutantes. A diversificação de temas, de acordo com ela, foi uma demanda das leitoras. “Depois de um ano e meio do lançamento do site de casamento, as leitoras ex-noivas que haviam mudado de fase começaram a pedir dicas de batizados e aniversários de um ano. Elas confiavam na minha curadoria, por isso decidi fazer um espaço à parte para elas”, contou. No começo de 2010, antes da popularização dos sites de maternidade, Constance lançou o dela. Em seguida, teve a ideia de falar também sobre decoração. “É difícil para a noiva organizar uma festa e montar a casa ao mesmo tempo. Também é uma paixão pessoal minha. Amo design de interiores”, disse. O de quinze anos, lançado esse ano, surgiu após muitos pedidos. “As mães de debutantes que já seguiam o site de casamento em busca de referências e indicações me mandavam muitos emails”, contou.
Mesmo com tantas funções, ela continua quase como uma “melhor amiga” das noivas e, além das dicas online, dá palestras, responde dúvidas, vai a eventos especializados e muito mais. Referência no assunto, Constance aborda temas desde o pedido até a lua de mel e sempre destaca que sua principal dica é para que as noivas lembrem-se sempre do motivo pelo qual estão casando. “A festa, muitas vezes, envolve estresse entre famílias, mas eu digo para todas, sem exceção, que sejam pacientes e flexíveis e saibam que nenhum detalhe é mais importante do que a alegria do casal”, declarou. Palavra de quem sabe o que diz.
Artigos relacionados