* Por Victor Gorgulho
Desde que revelou a primeiríssima imagem de ‘Ninfomaníaca’, seu novo e provocante filme, o diretor dinamarquês Lars Von Trier vem causando polêmica atrás de polêmica por conta de sua neo-empreitada: um filme de quatro horas, repleto de cenas de sexo.
Para a missão, Von Trier recrutou a bela Charlotte Gainsbourg (praticamente a musa do diretor, onipresente em sua filmografia) para encarnar o papel de Joe, uma mulher que, durante toda a película, narra suas aventuras e desventuras sexuais, com uma série de parceiros diferentes (Shia LaBeouf, Uma Thurman e Willem Dafoe são alguns dos nomes do elenco, ok?).
Nos Estados Unidos, onde o filme estreia neste fim de semana, em circuito limitado, as primeiras críticas da imprensa especializada já dão conta de amainar a ansiedade dos espectadores fãs do cinema de Von Trier, ávidos em conferir a nova obra.
Para The Hollywood Reporter, o dinamarquês dirige uma fita que “provoca e estimula, mas nunca de maneira erótica, nem remotamente”. Ou seja: aqueles à procura de um filme-pornô-dirigido-por-um-
Já de acordo com a ‘Variety‘, ‘Ninfo’ é um “ponto alto da carreira do diretor, um filme denso e provocante (…), que oferece um ponto de vista sério, porém com uma pitada de bom humor, sobre a liberação sexual de uma personagem”.
Lançado em duas partes no Brasil, o longa terá sua primeira etapa nas telas a partir do dia 10 de janeiro, enquanto a continuação ainda está sem data definida para estrear. Já estamos na fila.
Artigos relacionados