Maratona do Rio vai fazer história com a volta da edição presencial ao ar livre e repleta de otimismo


O maior evento de corrida da América Latina será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro e os atletas vão brindar o retorno das provas presenciais neste momento de esperança e seguindo os protocolos sanitários. Os trajetos das corridas contemplam os cenários emblemáticos do Rio de Janeiro, que estão na lista dos mais lindos do mundo. E, para viabilizar este múltiplo projeto, a Maratona do Rio 2021 conta com o patrocínio master de empresas, como a Ortobom, maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, que sempre apoiou o esporte, práticas que promovam o bem-estar do ser humano, iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais e em conexão com a responsabilidade social.

A Maratona do Rio 2021, o maior festival de corridas da América Latina, vai fazer história entre os dias 12 a 15 de novembro. Será o primeiro evento de corridas no nosso país a dar o start na forma presencial e contará com percursos das provas 5km|Ortobom 2021, 10km|Ortobom 2021, da Meia Maratona| Claro 2021 (21km) e da Maratona do Rio| Cosan 2021 (42km) em sinergia com os cenários mais emblemáticos do Rio de Janeiro, que estão na lista dos pontos turísticos mais lindos do mundo. A Marina da Glória será uma grande arena para dar assistência total aos atletas. Sócio-fundador da Maratona do Rio, João Traven, comenta que o sentimento com o retorno presencial é de “esperança para toda a comunidade de corredores. Estaremos juntos novamente, em uma prova ao ar livre e com um protocolo sanitário seguro”.

É um grande orgulho para todos nós a Maratona do Rio ser reconhecida como maior festival de corridas da América Latina. Conversamos com a diretora de Marketing da Maratona, Fernanda Cozac e ela pontua: “O título foi alcançado, pois somos um festival democrático com distâncias para todos os perfis de corredores, além de termos as chancelas da Associação Internacional de Maratonas (AIMS). Outro fator importantíssimo para termos essa classificação são os números de inscrições. Temos um histórico de 40 mil participantes em anos anteriores e, para esta edição 2021, a expectativa é de recebermos 25 mil atletas”.

Ela acrescenta que a organização do evento acompanhou de perto a evolução positiva do calendário de vacinação. “E isso nos deu uma vontade ainda maior de manter o evento físico. Estar de volta e ainda podendo contemplar essa vista maravilhosa do Rio de Janeiro, era algo que nós sonhávamos demais. É uma grande honra dar a largada no retorno das provas de rua e contribuir para a retomada do turismo na cidade do Rio”, comenta.

E qual o fator preponderante para atrair tantos participantes ao Rio de Janeiro? Fernanda Cozac nos enche de orgulho em falar da cidade: “A Maratona do Rio é uma prova que reúne a comunidade de corredores para um dos trajetos mais bonitos do mundo. Poder praticar o esporte que amamos, passando pela Cidade Maravilhosa, em pontos como o centro histórico, o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana… isso é único no mundo e certamente contribui para atrair o interesse dos atletas. Procuramos, enquanto organização do evento, sempre nos esforçar para oferecer conforto aos atletas em todas as etapas, pensando em formas de motivar e manter a comunidade unida ao longo de todos os processos”.

E, para viabilizar este múltiplo projeto, a Maratona do Rio 2021 conta com o patrocínio master de grandes empresas, como a Ortobom, maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, que sempre apoiou o esporte, práticas que promovam o bem-estar do ser humano, iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais e em conexão com a responsabilidade social. A organização do evento, como agradecimento à iniciativa, batizou as provas em alusão a esta grande sinergia com os incentivadores do esporte no país.

Leia mais: Maratona do Rio 2021: Por uma boa causa! Prova virtual terá renda revertida para campanha de combate à fome

PELO BEM E PELA SAÚDE

Os participantes terão que seguir um protocolo de segurança contra a Covid-19 elaborado pelo corpo médico da Maratona e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de corrida. Devem estar imunizados com as duas doses da vacina ou dose única, e quem não conseguiu tomar a segunda dose até o dia 1º de novembro, deve apresentar o resultado do teste PCR ou antígeno de SARS-CoV-2 por swab realizado até 48h antes da entrega de kit.

“Durante o período mais intenso da pandemia, no ano passado e no início deste ano, criamos os desafios virtuais gratuitos com intuito de manter ainda mais essa conexão com o nosso público. Tudo isso contribui para esse desejo de participar da Maratona do Rio. Ficamos muito orgulhosos com o resultado do nosso esforço de manter a chama do esporte acesa, mesmo durante a pandemia. Ajudar todos esses atletas a manterem os seus treinos o máximo possível, em um dos momentos mais difíceis de nossas vidas, ficará marcado na história do nosso evento e na memória da nossa comunidade de corredores”, comenta Fernanda Cozac.

Em junho, quando foi realizada a Prova Virtual da Maratona do Rio 2021, os participantes correram em prol de milhões de brasileiros que passam fome com o agravamento da questão econômica e social sentida com a pandemia. O valor arrecadado com a inscrição foi revertido para o projeto Brasil Sem Fome, campanha de combate à fome da ONG Ação da Cidadania em parceria com a World Food Programme (WFP), Rede Brasil do Pacto Global e Movimento Bem Maior. O resultado? Fernanda nos conta: “Ao todo foram mais de 12 mil famílias ajudadas”.

A partir das experiências do circuito de provas realizadas virtualmente durante a pandemia, Fernanda comenta que o modelo phygital (presencial e realizado com a ajuda da web) deve seguir no calendário da Maratona do Rio, democratizando o acesso dos amantes das corridas. “Acreditamos que mesmo com a retomada do presencial, as empresas, marcas e eventos vão acabar se integrando com o mundo virtual e termos sido rápidos a entender isso certamente foi uma das vantagens da Maratona virtual. Os eventos online aconteceram ao longo do ano por meio do aplicativo Running Heroes, com desafios e uma edição da prova completa em junho. Quem ainda não se sentiu confortável para vir ao Rio participar da versão física da Maratona ou até mesmo aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar do evento poderão disputar à distância mais uma prova virtual. Ainda é cedo para falar sobre os planos para 2022, mas tenho certeza de que o formato de desafios virtuais veio para ficar”, frisa.

A Maratona do Rio ter se associado à Running Heroes, plataforma onde renomadas provas internacionais realizam suas edições virtuais como Ironman e Air France Running, proporcionou tecnologia em sinergia com os corredores do Brasil e do mundo nos Desafios Virtuais gratuitos e as Provas Virtuais realizadas e com verba destinada à ação social. A diretora de marketing comenta o feedback sentido pelos participantes: “Conseguimos manter os corredores motivados e treinando por meio dos desafios virtuais gratuitos, mesmo na pandemia. As experiências virtuais envolvem também, em muitos casos, a divulgação de campanhas de doações, como foi o caso da nossa prova virtual de 2020, 2021 e em alguns desafios gratuitos. Um exemplo marcante também foi a campanha entre a Maratona do Rio e a Fiocruz, que se uniram em uma iniciativa que a cada quilômetro corrido nas provas realizadas entre os dias 9 e 12 de outubro, foi convertido um valor doado para as iniciativas do programa Unidos contra a Covid-19 da Fiocruz. Além das provas virtuais, nós utilizamos a plataforma também como um sistema de pontos e recompensas. Todas as atividades contam pontos e eles podem ser resgatados e trocados em benefícios, como descontos em lojas parceiras”.

A Marina da Glória e um dos cenários mais lindos do mundo (Foto: Instagram/Marina da Glória)

O ESPORTE EM SINERGIA COM O TURISMO PARA A CIDADE

“Com certeza, um evento da magnitude da Maratona do Rio impulsiona o turismo no Rio. Historicamente temos uma porcentagem de 67% dos atletas vindo de fora do Estado Rio e certamente as belezas dos trajetos influenciam na vontade dos corredores de participar da Maratona do Rio”, comenta Fernanda Cozac, acrescentando que este ano, muito ainda por conta da pandemia, o número de corredores do Rio será mais expressivo.

Os trajetos das provas são escolhidos a partir da distância, pensando sempre no melhor para todos os atletas e no menor impacto para o trânsito da cidade. “A Prefeitura é uma interlocutora junto aos Órgãos Públicos e Associações para a liberação dos trajetos. Além de ser um importante apoio de comunicação junto a Riotur para divulgação do evento em outros países”, comenta a diretora de marketing. Em tempo: Segundo projeção da organização entre os 25 mil corredores da Maratona do Rio, o perfil deve ser formado por 54% de homens e 46% de mulheres. E 68% do público com a média de idade média entre 30 e 50 anos.

Na Marina da Glória, a arte do grafite no tênis gigante em cores flúor, representando otimismo e esperança (Foto: Pedro Macedo)

MARATONA COM ARTE

O start à nova edição do projeto lindo, ‘Maratona com Arte’, foi dado na segunda quinzena de outubro. A cidade do Rio ganhou instalações artísticas em formato de tênis de corrida gigante. A partir do tema “Chega de Saudade”, artistas do grafite expressaram em cores o otimismo, a ressignificação, energia e a esperança em dias melhores depois de enfrentarmos momentos difíceis com a pandemia. A vida é feita de sonhos e eles nos guiam para as realizações. E a arte é forma de expressão e pertencimento social, história da humanidade, cultura, iniciativa que pode ser transformadora para a sociedade.

O grafite conquistou o patamar de arte contemporânea. E este é o resultado exposto em frente ao Estádio Nilton Santos (Foto: Pedro Macedo)

Seis artistas do grafite, sendo cinco mulheres, foram convidados a refletirem sobre as maiores saudades durante o período de isolamento e como seria a sinergia do reencontro com as pessoas amadas e do prazer em poder participar da Maratona do Rio de forma presencial com tantos apaixonados pelo esporte de Norte a Sul do país. Uma reunião de nossas referências, nos conectando também com o essencial, no mais natural do sentido. E como é inspirador para cada um de nós pensar no contato dos artistas com os materiais orgânicos, transformando sentimentos, gestos e palavras em arte em imagens que proporcionam o bem-estar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os tênis gigantes revestidos de fibra de vidro poderão ser vistos até dia 13, na Marina da Gloria, Estádio Nilton Santos, Leme, Praça Muhammad Ali, Vidigal e Praça Zózimo do Amaral. Depois desse período, as artes estarão todas expostas na Arena da Marina da Gloria. Integram o time de artistas convidados, Dani Dara, que assinou a arte exposta na Praça Muhammad Ali; Bia Vieira, no Leme; Andressa Gandra, na Praça Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon: AP Stelling, no Vidigal; Lorena Deluiz, na Marina da Glória e Criz Silva, localizada próxima ao Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Depois, todas ficarão concentradas na Arena da Marina da Glória.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de comemorar o retorno de uma das provas de rua mais importantes do mundo, a exposição dos mega tênis em forma de arte propicia também um brinde à cidade do Rio de Janeiro. Para tornar a iniciativa ainda mais interativa, os artistas montaram playlists com músicas positivas no perfil oficial da Maratona do Rio no Spotify (https://open.spotify.com/user/himpyaskeqyneqn3fzfp723rw).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ação foi organizada pela Maratona do Rio com o patrocínio da Rede Windsor de Hotéis, Estácio e Secretaria Municipal de Cultura. Para João Traven, sócio-fundador da Maratona do Rio, a expectativa para a terceira edição dos tênis gigantes foi enorme. “Após um período tão difícil da vida de todo mundo, podemos finalmente ter uma razão para acreditar que tudo isso vai passar e nós vamos poder voltar a ser felizes, na rua, na corrida, nos abraços. Escolhemos trazer esse sentimento de ‘Chega de Saudade’, pois, acreditamos que esse período vai ficar para trás e que, a partir de agora, tudo vai melhorar”, pontua.

"Maratona da Arte" encantou os moradores do Vidigal (Foto: Pedro Macedo)

“Maratona da Arte” encantou os moradores do Vidigal (Foto: Pedro Macedo)

No início do ano, o projeto ‘Maratona com Arte’, com a exposição urbana contendo intervenções artísticas em formato de tênis de corrida, teve como inspiração de cada obra um profissional de saúde no front do combate à pandemia do Covid-19. Os homenageados foram a técnica de enfermagem Aline Pimentel, pelo artista Luiz Fernando Iogs, no Parque Madureira; o biólogo e pesquisador Marcus Ferrassoli, pelo Rodrigo Mica, na Praça Mauá; a psicóloga Carol Vieira, por Pablo Bizu, no Engenhão; o médico de emergência e socorrista Dyego Waldeck, por Gleydston Barba, no Maracanã; a farmacêutica Iris Guia, por Juliana Fervo, na Lagoa; o plantonista Matheus Cabral, por Criz Silva, no Pontal e a agente de saúde Miriam Alves, por Guilherme Memi. Além da ‘Maratona Parade’, foi criada a websérie #CorremosJuntos, que contou a história desses sete profissionais da saúde. Você pode conferir estas histórias no site da Maratona do Rio.