*Por Brunna Condini
Como tantas mulheres no Brasil e no mundo, Carol Castro se desdobra entre a vida profissional e a maternidade, buscando um desafiador equilíbrio entre essas áreas. Acompanhando de perto o crescimento da filha Nina, de 6 anos, a atriz fala da importância da maternidade na sua existência e o que aprendeu até aqui por conta dela. Ela também revela se pretende ser mãe novamente. “Eu tenho uma vontade “secreta” de dar um irmão pra Nina. Mas não congelei óvulos, não me programei, e também não vejo acontecendo por agora. Pode ser que não aconteça. E tudo bem. Estou muito feliz com a Nina. Mas como tenho irmãs, vejo o quanto é gostoso e importante ter essa parceria ao longo dos anos”, diz Carol, que namora Leandro Dias desde o ano passado: “Ele é super parceiro”. Carol completou 40 anos em março e fez um post no Instagram falando do que havia passado no último ano, como a morte do pai, a cirurgia no joelho, a jornada de restauração que se estende até os dias hoje, exaltando sua força e resiliência. Ela está na comédia ‘Férias Trocadas’, que chega aos cinemas em 2 de maio, e mais uma série de produções.
“Ser mãe vira sua vida de cabeça para baixo, transforma e ressignifica tudo! Ser mãe da Nina é o melhor papel que já me apareceu e um eterno aprendizado. Os sonhos mudam, o seu dia a dia muda. Tive muita sorte e rede de apoio para continuar trabalhando, e também levava ela pequena quando dava para as viagens e os sets de filmagens. É uma vida dupla e não vou dizer que é fácil, mas é possível. Educar é reeducar-se e aprender todos os dias com ela, com a vida, com as nossas experiências. É revisitar o passado, a nossa própria criança, a maneira como fomos educados, e sim, fazer muita coisa diferente, quebrando ciclos de gerações que não tiveram tanto apoio ou afeto ou até mesmo “conversas”. Nesse Dia das Mães, quero estar bem grudadinha com a Nina fazendo algum programa muito especial”.
Tendo desde sempre a família como uma base forte, Carol ainda vive o luto pela partida do seu pai, o também ator, Luca de Castro, em dezembro passado, aos 70 anos. “Eu diria que ainda não tive muito tempo para lidar com esse luto. Até porque não foi qualquer luto. Perdi não só o meu pai, mas meu melhor amigo, meu parceiro, meu muso inspirador…e logo quando parecia que ele iria ficar bem. Porque desde 2022, meu pai vinha dando sustos. Inclusive, ele sofreu um acidente de carro por conta de uma convulsão quando eu estava na Colômbia, filmando, então venho rezando muito. Cuidando do meu lado espiritual e acredito que um dia iremos nos reencontrar de alguma forma”, divide.
Isso me conforta. Falo com meu pai nos meus pensamentos, não muito ainda. Acho que com o tempo, irei conseguir melhor. Ainda estou na fase do “difícil de acreditar e parece que ele só viajou”. Mas eu não fico me enganando. É só uma vontade absurda de ser um pesadelo. E eu sinto que ele está em paz e encaminhado. Enquanto isso, vou renascendo , me fortalecendo, cheia de couraça, cicatrizes, porém, mais preparada para a vida. Uma parte se vai, mas a parte que fica, vira fortaleza – Carol Castro
A arte como templo
Com mais de 20 anos de carreira na TV, Carol começou no teatro aos 9, levada pelo pai, no projeto ‘Terror na Praia’. Presença assídua nas novelas – esteve ano passado em ‘Amor Perfeito‘, folhetim do horário das seis da Globo – ela tem reinado no audiovisual brasileiro, só dá ela: foram cinco séries de 2020 para cá, delas, três já lançadas; e de 2018 até hoje, a atriz esteve em oito longas. “Sempre amei cinema. Na verdade, o teatro e o cinema chegaram primeiro na minha vida, por conta do meu pai. Ele me levava para os sets de filmagens, para os ensaios e apresentações de teatro. Eu diria que meu amor pelo ofício vem muito do meu pai”.
Trabalhar é algo que alimenta a minha alma. Não é só sobre pagar contas, mesmo sendo uma realidade de todos nós. Sempre fui muito grata por estar com trabalhos cada vez mais interessantes e desafiadores. Meu trabalho é um templo. A arte sempre me curou e continuarei considerando o meu ofício sagrado – Carol Castro
Potentes 40
“Me sinto cada dia mais forte. Estou focada na minha recuperação, feliz por estar lançando tantos trabalhos distintos esse ano. Essa é uma época de colheita que preenche esse vazio de quando não se está trabalhando”, observa a atriz, que está na comédia ‘Férias Trocadas’, que chega aos cinemas em 2 de maio. “As filmagens foram uma aventura. Na Colômbia, em um resort isolado, praticamente um reality show com todos da equipe do filme convivendo por um mês naquele paraíso. E teve até ator que perdeu a conexão de voo na volta porque dormiu e ficou “preso” no Panamá (risos)”.
Sobre os ganhos da experiência, a artista diz: “Me orgulho da mulher que me transformei depois de superar tantos obstáculos pela vida, desde muito nova. E sem nunca ter passado por cima de ninguém ou indo pelo caminho mais fácil. Me orgulho da filha que tenho e da educação que estou dando para ela. E de transformar e tocar as pessoas através da minha arte. Não tem maior ganho do que construir uma carreira sólida e respeitada, tendo ainda o privilégio de ser mãe de uma menina tão maravilhosa como a Nina. Mas a luta é diária”.
Quais são os arrependimentos ou o que faria diferente, se tivesse a chance?
Eu não teria perdido tanto tempo tentando agradar as pessoas, com medo de dizer ‘não’ e à mercê das escolhas feitas para mim. Ao invés de por mim – Carol Castro
Ela revela ainda, que pretende transformar suas vivências em alguma criação artística: “Talvez um roteiro inspirado em algumas experiências de vida que tive. Tenho ideias e sonhos. Pretendo estudar cinema para amadurecer melhor esses planos futuros”. Carol também estará nos cinemas em junho com ‘Ainda somos os mesmos‘, como atriz e produtora associada. “E estou agora na série ‘Desejos S.A’, da Star Plus, no longa ‘Uma babá gloriosa’, que deve estrear no segundo semestre e na série ‘Natureza morta‘ (Amazon), lançada até o final do ano”, conta. Mesmo trabalhando tanto, os sonhos de Carol envolvem…mais trabalho! “Estou atrás de viver uma pessoa de verdade em algum filme, série…esse tipo de desafio me instiga no momento”.
Artigos relacionados