Maratona do Rio 2021: por uma boa causa! Prova virtual terá renda revertida para campanha de combate à fome


Prova pode ser realizada de qualquer lugar do país e os atletas estarão correndo para salvar vidas daqueles que passam fome. A segunda edição virtual da Maratona do Rio propõe também um planejamento de desafios mensais, gratuitos e pagos, para motivar o treinamento e manter os atletas de Norte a Sul do país engajados ao longo do ano até a corrida presencial. E, para viabilizar este múltiplo projeto, a Maratona do Rio 2021 conta com o patrocínio master de empresas, como a Ortobom, maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, que sempre apoiou iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais na natureza e em conexão com a responsabilidade social e práticas que promovam o bem-estar do ser humano, respeito, solidariedade, acolhimento para uma sociedade e, consequentemente, um mundo melhor

Você, atleta, em contagem regressiva para participar da Prova Virtual da Maratona do Rio 2021, a partir do dia 3 de junho, estará fazendo o bem para os milhões de brasileiros que passam fome – com o agravamento da questão econômica e social – e muitos em total vulnerabilidade integrando a linha de pobreza extrema que só tem crescido com a pandemia. O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), indica que 19 milhões de brasileiros passam fome e mais da metade da população enfrenta algum grau de insegurança alimentar – 55,2% dos lares, ou o correspondente a 116,8 milhões de brasileiros. É hora de união para salvar vidas.

Participar da prova virtual da Maratona do Rio 2021 significa, portanto, saber que o valor arrecadado com a inscrição será revertido para o projeto Brasil Sem Fome, campanha de combate à fome da ONG Ação da Cidadania em parceria com a World Food Programme (WFP), Rede Brasil do Pacto Global e Movimento Bem Maior. Assim que você acessar o site oficial: https://maratonadorio.com.br/ para fazer sua inscrição, guarde essas frases de suma importância que estão lá para todos nós: “Queremos correr por um Brasil Sem Fome. Acreditamos que ser corredor é possuir a paciência, a resiliência e a determinação como companheiras na busca pela superação diária. E quando nos superamos, transformamos o mundo ao nosso redor, por isso convidamos todos vocês a se unirem nessa corrida por um Brasil livre da fome e da miséria”.

A segunda edição virtual da Maratona do Rio, que integra o circuito de provas online deste ano, surge como uma forma de estímulo à saúde e bem-estar durante a pandemia da Covid-19, quando a recomendação das autoridades de saúde é evitar aglomerações. Com a prova, a organização do evento segue também com o objetivo de propor um planejamento de desafios mensais, gratuitos e pagos, para motivar o treinamento e manter os atletas de Norte a Sul do país engajados ao longo do ano. E, para viabilizar este múltiplo projeto, a Maratona do Rio 2021 conta com o patrocínio master de empresas, como a Ortobom, maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, que sempre apoiou iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais na natureza e em conexão com a responsabilidade social e práticas que promovam o bem-estar do ser humano, respeito, solidariedade, acolhimento para uma sociedade e, consequentemente, um mundo melhor.

Em entrevista exclusiva, Fernanda Cozac, diretora de marketing da Maratona do Rio, pontua que “uma das consequências da pandemia da Covid-19 no país foi o agravamento da crise econômica, que impactou até na doação de alimentos para diversas famílias brasileiras. Por isso, a Maratona do Rio está direcionando seus esforços para a campanha Brasil Sem Fome, comandada pela Ação da Cidadania. Estamos abraçando esta causa por sentir a necessidade de apoiar as pessoas que estão sendo afetadas pela falta de alimento em seus lares, contribuindo com a doação de 100% do valor das inscrições básicas, que custam R$ 9,90. Mesmo distantes, vamos correr juntos no combate à fome”. Cada real da inscrição representa a doação de um prato de comida e cada R$ 50 uma cesta básica a quem precisa. Segundo Fernanda Cozac, “a Ação da Cidadania tem abrangência nacional, portanto as oportunidades são enormes. Os locais que vão receber as doações serão definidos em conjunto com a Ação da Cidadania, de acordo com a logística da campanha”.

Sobre o apoio das empresas para a realização da Maratona 2021, Fernanda comenta: “Estamos muito felizes com o empenho do nosso time de patrocinadores e é muito importante para a gente que eles entendam o momento que estamos passando. Todos foram muito receptivos com a realização da prova virtual e compartilham do mesmo pensamento de que a comunidade dos corredores não pode ser deixada de lado neste período. Todos temos a certeza de que incentivar o esporte neste momento vai nos fazer sair ainda mais fortalecidos e melhores dessa pandemia. Tivemos uma reação muito positiva dos nossos patrocinadores. Assim como nossos atletas participantes, o nosso time de patrocinadores também é muito apaixonado pelo esporte e por desafios. Como passamos por um momento totalmente atípico, a Maratona do Rio encontrou uma forma de ser realizada com toda a segurança exigida pelo momento, juntando esporte e tecnologia para manter o nosso compromisso com a comunidade de corrida neste momento desafiador”.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a prática regular de atividade física possibilita a prevenção e controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, o declínio cognitivo. Melhora a memória e exercita a saúde do cérebro. Perguntei a Fernanda sobre os diferenciais que esta edição 2021 da Maratona do Rio terá em relação a que foi realizada ano passado de forma virtual. “A começar pela ação social, neste ano as inscrições básicas, que custam R$ 9,90, serão 100% doadas para campanha de combate à fome da Ação da Cidadania. Outra melhoria que fizemos foi a ampliação da janela para realização da prova, que será de 3 a 13 de junho. Além das tradicionais provas de 5k, 10k e 21k, este ano também será possível optar pelo desafio de 10k + 21km (totalizando 31km de corrida). No ano passado, para uma primeira edição virtual, tivemos uma adesão bastante satisfatória. Entendemos que era uma demanda do mercado, que nos ajudou a encurtar distâncias e diminuir custos de quem não pode vir até o Rio, mas quer participar desta prova tão importante para o calendário de corridas”, conta, acrescentando que, pelas inscrições até o momento realizadas, o público está aderindo muito bem às novidades para esta edição 2021. O perfil está mostrando que 57% do público é masculino e, majoritariamente, entre 31 e 50 anos.

O comunicado oficial no site da Maratona do Rio afirma que “diante do cenário incerto da pandemia ficou decidido o adiamento das provas presenciais para o último trimestre do ano. Estamos desenvolvendo uma série de protocolos sanitários junto à Prefeitura para viabilizar a realização do evento com provas presenciais ainda esse ano, em uma reserva de data no mês de outubro, seguindo as recomendações da OMS e das principais federações de atletismo do país. Continue treinando e não fique de fora da nossa próxima prova virtual da Maratona do Rio, em junho, no feriado de Corpus Christi”.

A diretora de marketing da Maratona do Rio com sua expertise analisa se poderemos ter, a partir desse momento que estamos vivenciando, uma experiência no futuro de maratonas realizadas de forma híbrida: um mix entre o presencial e o virtual. “As maratonas virtuais chegaram para ficar. Algumas competições no mundo já haviam aderido aos dois modelos: o virtual e o presencial. Nós, da Maratona do Rio, acreditamos neste novo modelo, que ganhou ainda mais força durante a pandemia, e pretendemos seguir com ele no nosso calendário de provas. Além de ser uma oportunidade de treinar para a prova presencial, a prova virtual democratiza o acesso das pessoas a uma das competições de corrida mais famosa do país já que para realizá-la, a pessoa não precisa estar necessariamente no Rio de Janeiro”.

Para a Prova Virtual da Maratona do Rio, o cenário onde os atletas podem cumprir a própria meta são os mais variados de Norte a Sul do país e a critério do atleta: desde uma área em casa, em parques abertos e onde mais ele se sinta confortável e respeitando o distanciamento social e fazendo o uso de máscara. “Os atletas sempre buscaram formas de se manterem motivados nos treinos, usam aplicativos para medir a performance etc. As provas virtuais surgiram durante a pandemia da Covid-19, quando a recomendação das autoridades de saúde é evitar aglomerações. Acreditamos que elas, somadas aos desafios, sejam uma fórmula de estímulo à saúde e bem-estar, além de motivar os atletas a se desafiarem cada vez mais”, reitera Fernanda Cozac, acrescentando que os cariocas, por exemplo, “poderão definir seus próprios trajetos, podendo, inclusive, passar por cartões-postais da cidade que não fazem parte do nosso trajeto tradicional da maratona presencial, como o estádio Maracanã, o Boulevard Olímpico e Quinta da Boavista, entre outros. Vale reforçar que, quando for seguro, voltaremos com a nossa tradicional Maratona do Rio, que é considerada uma das provas de rua mais bonitas do país”.

O diretor de produções da Maratona Rio, João Traven, também frisa que o desejo de continuar com a prova presencial é grande, mas o importante é a segurança e o bem-estar dos maratonistas: “Seguimos acompanhando o desenrolar da pandemia e nossa maior preocupação é com a saúde de todos os envolvidos. Queremos estar juntos novamente, mas somente quando for seguro. Enquanto isso, vamos mantendo a forma e a saúde mental com nossas corridas individuais”.

A Maratona Virtual pode ser realizada de qualquer lugar do país, por meio do aplicativo Running Heroes, disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore. Os atletas também terão a possibilidade de complementar a experiência da corrida com kits exclusivos da Maratona do Rio – que incluem camiseta, regata ou medalha – e serão enviados aos endereços de cada um. Os resultados da prova serão divulgados em tempo real na plataforma Running Heroes e disponibilizados na página do evento. Quem participar da edição virtual terá 10% de na inscrição da prova física, prevista para outubro deste ano. No site da Maratona do Rio, o atleta encontra kits com a camisa ou regata oficial da maratona (R$ 99,80); com a medalha oficial de participação (R$ 59,80) e combo camiseta/regata e medalha (R$ 129,80).

A tecnologia tem sido primordial para a realização das atividades virtuais da Maratona do Rio. E como foi se adequar com tanta rapidez para que centenas de esportistas pudessem participar das atividades desde os primeiros meses da pandemia? “Diversos setores precisaram se reinventar e não foi diferente com o nosso. Acompanhamos de perto a tendência das maratonas virtuais no mundo e resolvemos apostar neste formato em 2020, para que os nossos atletas pudessem participar da Maratona do Rio mesmo que à distância. Para realização da prova, nós escolhemos o aplicativo Running Heroes, que já era usado em diversas provas internacionais. A chegada da plataforma na Maratona do Rio permitiu que corredores de todo o Brasil completassem a prova, fazendo o percurso que julgassem mais seguro. Acreditamos que a tecnologia é uma forte aliada nos esportes, sim. É um caminho sem volta. Este ano, por exemplo, ainda esperamos conseguir realizar a edição presencial da Maratona do Rio em outubro, mas seguimos com uma edição virtual para que as pessoas possam correr de qualquer estado do Brasil”, frisa.

Sobre a divulgação dos resultados, Fernanda Cozac explica que “nas provas de 5k, 10k e 21k, o ranking fica disponível em tempo real na plataforma Running Heroes. No desafio (10k +21k), apenas os corredores que já tiverem concluído ambas as distâncias poderão conferir seu ranking em tempo real na plataforma. Após concluída a prova, os resultados ficarão disponíveis no site do evento também. A prova virtual vai disponibilizar um ranking pelo qual será possível filtrar o resultado das provas por gênero e faixa etária”.

Sobre a programação completa que foi criada ao longo desse ano para incentivar o esporte e realizada à distância, Fernanda ressalta que “A Maratona do Rio realiza, além das provas virtuais pagas, desafios virtuais gratuitos através da Running Heroes. Esse ano temos três provas virtuais pagas no calendário: junho, agosto e outubro junto com a física. Os desafios mensais são a melhor forma de se preparar para uma prova ou algum objetivo que você queira atingir. Pode funcionar como um treinamento ou como sua atividade recreativa. Desafio virtuais são gratuitos e cada um deles tem suas próprias regras. Todas as atividades realizadas na Running Heroes são recompensadas com pontos e você pode garantir descontos exclusivos na Loja Maratona do Rio e outros parceiros da plataforma”.

Pedi a ela que deixasse aqui uma mensagem para cada um dos participantes desta edição da Maratona do Rio: “Sabemos que os atletas sempre querem se desafiar e isso nos motiva a buscar soluções inovadoras mesmo em tempos difíceis como este. Sabemos que o esporte tem se mostrado muito relevante para a qualidade de vida de muitas pessoas, por isso vamos correr juntos para superar as adversidades e sair dessa ainda mais fortalecidos, com a esperança de nos encontrarmos vacinados na prova presencial em outubro deste ano”.

“A gente não pode parar o tempo, mas juntos podemos parar a fome”

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993 para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) daquele ano, estavam abaixo da linha da pobreza, assim formando rede de mobilização nacional. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a ‘Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida’ se tornou o maior movimento de combate à Fome da América Latina. A rede de mobilização é constituída de membros de conselhos locais da sociedade civil, geralmente compostos por lideranças comunitárias, aliados a todos setores sociais. Além do combate à fome, a ONG atua nas frentes da cultura, cidadania e apoio comunitário, formação de lideranças, empreendedorismo e formação de profissionais. Daniel Souza, filho de Betinho, é presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania, coordena a campanha Natal Sem Fome e é produtor de documentários sobre direitos humanos. Segundo ele, em 28 anos de história, nunca viu uma emergência alimentar como a que estamos atravessando. Hoje, a ONG continua gerenciando projeto de assistência especial para os mais atingidos pela crise econômica com distribuição de alimentos e itens higiene pessoal. São 150 toneladas por semana para todo o Brasil.

Tecnologia a serviço das provas e desafios virtuais

Como no ano passado, a distância escolhida para a segunda edição virtual da Maratona do Rio deve ser realizada respeitando as orientações sanitárias locais por meio do aplicativo Running Heroes, disponível para download na loja de aplicativos da Apple Store (iPhone) e Play Store. Como eu disse anteriormente, o aplicativo também mostrará os resultados da prova em tempo real na tela inicial da plataforma e no site da maratona. E com ele, mais uma vantagem: O participante que confirmar a presença na edição virtual terá 10% de desconto na inscrição da prova física, que está prevista para outubro deste ano. Além disso, é possível trocar os quilômetros percorridos no aplicativo por recompensas e vantagens na Loja Maratona do Rio e demais parceiros.

Calendário de desafios mensais

Maio: Corre mãe (desafio virtual gratuito)

Junho: Prova virtual Maratona do Rio 2021 (prova virtual paga)

Julho: Cine Maratona (desafio virtual gratuito)

Agosto: Treinão Maratona do Rio 2021 (prova virtual paga)

Setembro: Setembro Amarelo (desafio virtual gratuito)

Outubro: Maratona do Rio 2021 (prova presencial e virtual paga)

Novembro: Consciência negra (desafio virtual gratuito)

Dezembro: 2021 tá pago (desafio virtual gratuito)

Maratona com Arte

No início do ano, foi realizado o projeto ‘Maratona com Arte’, uma exposição urbana com sete instalações artísticas em formato de tênis de corrida, sendo cada obra inspirada em um profissional de saúde no front do combate à pandemia do Covid-19. Além disso, cada artista criou uma playlist, com cinco músicas. Os homenageados foram a técnica de enfermagem Aline Pimentel, pelo artista Luiz Fernando Iogs, no Parque Madureira; o biólogo e pesquisador Marcus Ferrassoli, pelo Rodrigo Mica, na Praça Mauá; a psicóloga Carol Vieira, por Pablo Bizu, no Engenhão; o médico de emergência e socorrista Dyego Waldeck, por Gleydston Barba, no Maracanã; a farmacêutica Iris Guia, por Juliana Fervo, na Lagoa; o plantonista Matheus Cabral, por Criz Silva, no Pontal e a agente de saúde Miriam Alves, por Guilherme Memi. Além da ‘Maratona Parade’, foi criada a websérie #CorremosJuntos, que contou a história desses sete profissionais da saúde. Você pode conferir estas histórias no site da Maratona do Rio.