*Por Brunna Condini
Em sua recente vinda ao Brasil, Luana Piovani aproveitou para cumprir compromissos profissionais, entre eles, posar pelo quinto ano consecutivo para a label de beachwear De Chelles, na linda Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio. Aos 45 anos, ela está linda, livre e solta. “É maravilhoso representar as mulheres com mais de 40 anos. Claro que continua existindo uma pressão estética, não só vinda da sociedade, mas de mim também. Mas fico feliz de conseguir atender às minhas próprias expectativas e às da marca”.
Em entrevista exclusiva, Luana fala como faz para se tratar bem, contabiliza os ganhos da maturidade, avalia a mãe que se tornou para os filhos Dom, de 9 anos, e os gêmeos Bem e Liz, de 6, e reafirma o desejo da adoção de mais um rebento. E, claro, comenta sobre a participação do ex-marido Pedro Scooby na atual edição do Big Brother Brasil. Mas afinal, você está assistindo ou não o reality? Outro dia comentou sobre o Pedro ter escapado de um Paredão…”Comentei porque minhas amigas me mandam pequenos vídeos (risos). Digamos que me enviam as ‘pérolas’, mas não assisto BBB. Não assisto televisão em geral, só escuto música o dia inteiro”.
E perguntada se participaria de uma competição do tipo, revela: “Olha, pagando bem, acho que sim. Mas não exatamente do jeito que é o Big Brother. Até fui convidada para participar do Big Brother em Portugal, mas já cheguei colocando minhas condições. Não dividiria cama com ninguém, não permitiria que meus banhos fossem gravados, e tanto não passo fome, como não como coisas esquisitas. Só participaria dentro das minhas condições. Graças a Deus não me submeto às coisas, então só iria se fosse assim”.
Luana conta que ganhou quase 1 milhão de seguidores em seu Instagram desde que o programa começou, provavelmente do público que vem ansiando por seus comentários a respeito do reality. E, embora não pretenda assistir ou virar comentarista da atração, ela declara sua torcida por Scooby: “Acho que ele pode chegar longe na disputa. Tem muito carisma. É uma pessoa leve, muito divertida. Acho que isso para um programa como o Big Brother é um prato cheio”.
Morando em Portugal com os filhos há três anos – para onde o surfista Pedro Scooby também se mudou com a mulher, a modelo Cíntia Dicker, para ficar próximo das crianças -, Luana observa como Dom, Bem e Liz têm lidado com o fato do pai estar em um reality show, podendo ficar até três meses por lá. “Na verdade, eles nem se dão muita conta disso. Têm uma vida de criança, preenchida por atividades de crianças. A única frase que o Dom comentou é que talvez o pai não participe do aniversário dele, o que é uma pena, mas tudo bem”. E acrescenta: “Eles estão ótimos e com a Cíntia neste momento, porque quando o Pedro entrou no Big Brother era a vez dele ficar o mês inteiro com as crianças, já que eu fiquei no final do ano. E aí a santa da Cíntia está lá segurando essa onda do Pedro, uma vez que eles são casados e combinaram isso”.
A dor e a delícia de ser o que é
Conhecida por falar exatamente o que pensa, e por conta disso ver seu nome envolvido em notícias repercutidas infinitamente nas redes, Luana garante que quase nada tem o poder de tirá-la do sério hoje. “Os únicos pontos que me tiram do prumo são problemas com a saúde dos meus filhos e injustiças. Porque me maltrata, me dói demais. Como este caso do congolês no Brasil (Moïse Kabagambe, morto brutalmente no dia 24 de janeiro, em um quiosque na Barra da Tijuca). Não sei o que pensar, o que fazer com a vergonha, a dor que sinto. Não sei expressar, de tão desesperador que é. E faz com que o meu peito fique cheio de angústia”, lamenta.
A atriz acredita que o passar dos anos só tem enriquecido a sua trajetória. “Aprendi milhões de coisas e essa é a graça de envelhecer. A gente fica muito melhor do que quando era jovem. Mas tem duas que eu pinçaria para dizer aqui, que aprendi e ninguém me tira. A primeira, é que não adianta desejar pelo próximo. A pessoa tem que desejar por si. Eu sou alguém com muitos desejos e já tive o hábito de desejar pelas pessoas, e não adianta”, divide. “A outra é entender que a gente não vai mudar o mundo. Quando somos jovens achamos que vamos. E entender isso alivia”.
Nas redes, a loira é elogiada pela beleza, atitude e forma física. Autocuidado e autoconhecimento são investimentos que valem ouro, não é mesmo? E por isso mesmo Luana vem colhendo o que plantou ao longo da vida. “Me cuido. Tenho uma alimentação saudável, mas sem radicalismos. Faço exercícios com personal, faço boxe, balé. E. para a saúde mental, me cuido tendo bons amigos no meu entorno. Não faço mais terapia, porque já fiz muita. Depois de 20 anos fazendo terapia você acaba aprendendo a fazer análise sozinha. Consigo hoje reconhecer coisas, sentimentos em mim, que podem ser nocivos, aí vou organizando e vendo como desfazê-los. Também faço ioga, que me ajuda muito na ansiedade. Porque eu sofro de ansiedade”.
Planos, amor e filhos
Recentemente, ela cogitou comprar sua casa própria em Portugal, no entanto os planos mudaram. “Tive essa ideia, mas já passou. Não sei se vou morar em Portugal para o resto da vida, porque é muito tempo, mas pretendo me manter por lá. Agora não posso te dizer como vai estar minha cabeça, o que vou querer fazer daqui há 15 anos. Pode ser que eu queira morar em outro lugar”.
E é também em terras lusas, que Luana tem trabalhado e investido na carreira. “Falta realizar muito ainda. Neste momento, por exemplo, quero realizar minha peça em Portugal, que chamo carinhosamente de stand up music, porque vou costurar as histórias cantando músicas que tenham a ver comigo e também ajudem na narrativa. Estou morta de saudade dos palcos. Doida de vontade de começar a fazer teatro em Portugal para ter o meu público. Também tenho um trabalho na TV por lá que deve começar início de abril”, avisa.
Namorando o empresário Lucas Bitencourt há um ano, a artista diz se um novo casamento está nos planos. “Não sei, acho que não. Já temos uma vida de casados e ela é muito boa do jeito que está”, desconversa. Já sobre aumentar a família, os planos não são descartados: “Eu adoraria adotar uma criança, mas não tenho ainda a menor ideia de quando seria. Gostaria de adotar uma criança maior, com idade entre uns 5 e 7 anos”.
Também satisfeita com essa sua versão, ela avalia a mãe que vem se tornando para os filhos Dom, de 9 anos, e os gêmeos Bem e Liz, de 6: “Me reconheço e acho que sempre me reconheci como uma excelente mãe. Me orgulho de conseguir dar liberdade e dar limites. Eles usufruem da liberdade que dou, mas não sou uma bobona. Em casa, a rédea é curta, têm que ter limites”.
O E! Entertainment vai esquentar o mês de fevereiro com a volta da primeira temporada de LUANA É DE LUA, série com formato inovador que mostra Luana Piovani em família e em conversas sinceras com personalidades e amigos. No programa, a atriz aborda os mais diversos temas, sob seu olhar de mulher que não tem medo de se expressar. Os episódios serão exibidos a partir de 7 de fevereiro, de segunda a sexta, às 23h35. Fantasias sexuais, monogamia, fama e envelhecimento, casamento, autoimagem, influenciadores digitais e assédio são alguns dos temas abordados a partir da perspectiva de Luana e das opiniões de amigos, especialistas e personalidades convidados a participar de cada episódio.
Artigos relacionados