Larissa Manoela celebra 20 anos com peça em plataforma digital: ‘Plateia será virtual, nada vale mais do que uma vida’


A atriz e cantora faz live, dia 28, do musical ‘Os Últimos Cinco Anos’, e comemora seu filme ‘Lulli’. O visual, cabelos curtos e ruivos, adotado para o longa recém concluído, foi comparado por internautas ao da atriz Camilla Luddington da série médica Grey’s Anatomy. “Cada vez mais percebo que a minha voz tem um alcance potente nas redes sociais e isso traz um senso de responsabilidade com o que posto”, explica ela, que tem 36 milhões de seguidores no Instagram

Larissa Manoela celebra 20 anos com peça em plataforma digital: 'Plateia será virtual, nada vale mais do que uma vida'

* Por Carlos Lima Costa

Prestes a completar 20 anos de idade no próximo dia 28, Larissa Manoela tem plena consciência de que seu comportamento e postagens influenciam seus mais de 35 milhões de seguidores no Instagram. “Estou aprendendo a lidar com essa realidade, porque tudo acontece ao mesmo tempo. Estou deixando a adolescência para trás e percebendo o quanto sou ouvida. Esse exercício é interessante. Olhar para as redes com responsabilidade e me manter fiel aos meus princípios. Então, não se trata de fazer bonito, mas de estar sempre em busca de ser alguém bacana de verdade, de me tornar alguém melhor a cada dia. Gosto desta comunicação mais direta com as pessoas que curtem o que eu faço. Embora seja desta geração superconectada, tento evitar o excesso. Quando percebo que estou muito tempo nas redes, mudo o foco. É saudável e eu superindico”, ressalta a atriz e cantora, que interpretou uma influenciadora no filme Modo Avião.

Dia 28, Larissa completa 20 anos e encena remotamente o musical Os Últimos Cinco Anos (Foto: Rodrigo Chiba)

Dia 28, Larissa completa 20 anos e encena remotamente o musical Os Últimos Cinco Anos (Foto: Rodrigo Chiba)

No Instagram, por exemplo, viveu situação curiosa este ano. Em setembro, ela e o namorado, Leo Cidade, deixaram de se seguir. O unfollow deixou os fãs do casal em polvorosa. Mas logo os dois revelaram que aquela situação era um experimento que fazia parte da preparação para o espetáculo Os Últimos Cinco Anos, que eles vão encenar este mês. “Foi uma experiência curiosa e deu para sentir um pouco da vivência dos personagens que vamos interpretar no musical. Encontros e desencontros, amores e dores. É complicado administrar esses assuntos que deixam nossas relações à flor da pele. Os fãs são um incentivo a mais para eu encarar essa carreira com tanto amor e dedicação. Não tem como não ser honesta e transparente”, analisa.

A apresentação remota desse musical da Broadway poderá ser conferida no dia do aniversário da atriz. Uma grande conquista para ela. “Tenho tantos sonhos… Cantar e atuar são duas paixões e poder colocar essas duas coisas em prática ao mesmo tempo é muito sedutor. Vejo agora o quão trabalhoso é colocar um espetáculo desse de pé. Exige dedicação e disciplina. A ideia é que possamos mais adiante ter uma turnê presencial, porque a presença do público é um combustível e tanto. Mas não temos nada programado. Estamos diante de números preocupantes em relação à pandemia. Mesmo sabendo que o setor artístico está sofrendo demais neste momento, com profissionais sem nenhum tipo de renda, é preciso cuidado. Nada vale mais do que uma vida”, pontua.

Diante de tudo que aconteceu este ano, Larissa explica como vem lidando com a pandemia. “As notícias de um vírus mundial capaz de matar e deixar tanta gente doente é, por si só, motivo para desestabilizar qualquer pessoa. Criei uma rotina para segurar a onda da ansiedade. Meditei, fiz ioga, exercitei e estudei. Eu sempre quis meditar e fazer ioga. Mas a vida estava sempre tão corrida… Acho que fiz da atividade física um hábito que me trouxe para esse momento em que voltei a realizar alguns trabalhos. De fato, exercitar ajuda na qualidade de vida e nos prepara para uma rotina mais puxada”, observa.

Larissa Manoela acaba de realizar Lulli, seu segundo filme pela Netflix (Foto: Rodrigo Chiba)

Larissa Manoela acaba de realizar Lulli, seu segundo filme pela Netflix (Foto: Rodrigo Chiba)

E crê que a existência do Covid-19 esteja transformando as pessoas. “Se essa mudança vai durar, não sei. Acho que estamos mais abertos e sensíveis ao próximo, ao outro, ao social. Essa pandemia nos mostrou que é preciso cuidar de todos para frear a contaminação pelo coronavírus e para controlarmos minimamente os seus efeitos tão cruéis”, avalia.

Larissa, então, relembra o início de toda esta situação, em março. No mês anterior, ela havia anunciado sua contratação pela Globo, e logo iria começar a gravar a novela das seis Além da Ilusão. “A pandemia e a necessidade de mantermos um isolamento social mexeu tanto com as pessoas. Não posso reclamar, pude cumprir a quarentena em casa, com saúde e sem chegar nem perto das necessidades que a grande maioria das pessoas deste país tiveram que enfrentar. Tinha uma rotina agitadíssima e parar de repente foi desafiador. Criei uma rotina de atividades para não pirar. Fiquei ansiosa em relação aos projetos que precisaram ser remanejados e a novela fez parte deles. Essa pandemia mostrou que a gente não controla nada. Ou a gente se adapta ou a gente sofre, porque no final das contas tudo tem o momento certo para acontecer”, reflete.

Feliz em relação a tudo que envolve sua carreira, ela prossegue: “Atuar é o que me realiza profissionalmente. Encerrar ciclos não é fácil, ainda mais quando a parceria é bem-sucedida. A minha história com o SBT foi linda e fundamental para me trazer até onde estou. Mas precisava dar um passo seguinte, investir no meu desenvolvimento como atriz”, ressalta ela, que no passado participou da série global Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor, exibida em 2010.

Para segurar a ansiedade na pandemia, Larissa tem editado e feito ioga (Foto: Vinicius Mochizuki)

Para segurar a ansiedade na pandemia, Larissa tem meditado e feito ioga (Foto: Vinicius Mochizuki)

Além da Ilusão, de Alessandra Poggi, estrearia depois de Nos Tempos do Imperador. Larissa explica que ainda não tem definição sobre novas datas. “Mas aproveitei a quarentena para estudar muito o texto e me preparar fazendo o meu dever de casa, assistindo filmes, buscando referências em livros… Queria estar pronta para essa retomada. Sou muito caxias (risos). Minha personagem tem uma maturidade na qual eu estou amando mergulhar”, conta ela.

Enquanto não começa a gravar a novela, Larissa vai aos poucos realizando outros projetos, como o longa-metragem Lulli, seu segundo trabalho pela Netflix, que acabou de ser concluído. “Minha personagem é uma médica. Estou empolgada em mostrar uma personagem mais velha, com uma temática mais madura, que traz dilemas da vida adulta. Não vejo a hora de ver o filme pronto”, explica. O visual, cabelos curtos e ruivos, adotados para o filme, foram comparados por  internautas ao da atriz Camilla Luddington, da série Grey’s Anatomy.

Quase aos 20 anos, Larissa se vê como uma jovem mulher em transformação. “Vejo a vaidade como aliada na autoestima feminina, porque passa pelo autocuidado e por aceitarmos quem somos. Acho que sou madura e tenho cada vez mais segurança na hora de fazer minhas escolhas. Sou muito próxima aos meus pais, tenho uma relação que equilibra respeito, confiança, liberdade e cumplicidade, quer dizer, por enquanto, não tenho planos de morar sozinha”, assegura.

Tornar mais séria a relação de três anos com Leo Cidade também não está nos planos a curto prazo. “Somos jovens e temos muito para curtir ainda como namorados. Mas somos bem parceiros. Acho que é o nosso grande segredo. Essa parceria não adianta forçar! Ou rola naturalmente ou não acontece. Envolve respeito, admiração, apoio, incentivo…”, assegura.

Larissa está escalada para a novela Além da Ilusão, na Globo (Foto: Vinicius Mochizuki)

Larissa está escalada para a novela Além da Ilusão, na Globo (Foto: Vinicius Mochizuki)

Larissa explica ainda como foi crescer diante dos holofotes. “Não tenho referência de outro tipo de realidade. E, como tudo na vida, há coisas boas e outras nem tanto. Com o tempo a gente vai aprendendo a administrar um equilíbrio, comemorando as conquistas e deixando pra trás o que não é saudável, como quando circulam mentiras a nosso respeito”, explica.

Apesar de ter começado a trabalhar aos 6 anos, ela não acha que deixou de viver momentos da infância como qualquer outra criança. “Tenho uma família acolhedora e pé no chão. Nunca pulei nenhuma etapa. A minha maturidade tem a ver com a minha personalidade e com a educação que tive. Estar feliz e vivendo experiências compatíveis com a idade que tinha sempre foram as prioridades dos meus pais”, pondera ela, que amadureceu profissionalmente atuando em produções como Carrossel e Cúmplices de Um Resgate, no SBT. Em termos musicais, Larissa lançou recentemente nos streamings sua versão de Thank u Next, hit de Ariana Grande.